segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O CAMINHO PARA SER BEM-SUCEDIDO NA VIDA ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica: Mc 8:34-35; Rm 6:6-8; 7:18; Cl 3:5

Ler com oração:  Se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado (Rm 6:5-7).

O CAMINHO PARA SER BEM-SUCEDIDO NA VIDA ESPIRITUAL

Ontem vimos que o Senhor conhece nossa real condição e, por isso, permite que passemos por provações, pois por meio delas somos quebrantados, reconhecemos nossa fragilidade e total dependência Dele. Quando isso acontece, podemos dizer como o apóstolo Paulo: “Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos” (2 Co 1:6).
É importante discernir como temos nos portado em meio às provações: se somos teimosos ou perseverantes. Se passamos por provações por causa de nossas opiniões, gostos e desejos, somos teimosos; mas, se passamos por elas por causa da vontade de Deus, isso mostra que somos perseverantes. Se nos deixarmos ser iluminados pelo Senhor, veremos que temos sido mais teimosos que perseverantes.
Por isso o versículo 9 nos diz: “Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos”. Depositar toda nossa confiança somente no Senhor é o caminho para que sejamos bem-sucedidos em nossa vida espiritual.
Entretanto, para que tenhamos essa realidade, precisamos perceber que em nós mesmos não temos solução! (Rm 7:18). Não temos jeito! Nosso velho homem foi crucificado juntamente com Cristo (6:6-8). Agora nos cabe fazer morrer nossa natureza terrena (Cl 3:5). Desse modo, ao nos identificarmos com Sua morte, podemos experimentar o poder da ressurreição em nosso viver. Quem conhece o Senhor e o poder de Sua ressurreição não precisa temer a morte. Aleluia!
O problema é a confiança que depositamos em nossa própria capacidade de resolver as situações que enfrentamos no dia a dia, que nos leva, em muitos momentos, a agirmos de maneira independente do Senhor. Não percebemos que nossa vida da alma está totalmente contaminada pelo pecado e não tem nenhuma serventia para Deus. Por isso ela precisa ser crucificada e morta, mas essa escolha Deus deixou para cada um de nós fazermos, caso queiramos segui-Lo: “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Mc 8:34-35).
Mesmo querendo seguir o Senhor temos muita dificuldade de abrir mão de nossa vida da alma. Por não dependermos Dele, em oração e súplica, somos guiados pela teimosia dos nossos próprios pensamentos, sendo geralmente confundidos e enredados por nossas razões, que parecem ser boas, e insistimos em acreditar que somos capazes de alguma coisa. Infelizmente nossa experiência muitas vezes é afetada por essa teimosia.
Contudo, por nos amar, Ele nos permite passar por situações que nos expõem e revelam nossa insuficiência. Então, finalmente, aprendemos a não confiar em nós mesmos, mas no Deus que ressuscita os mortos.


Nenhum comentário: