quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PRODUZIR CARTAS VIVAS DE CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica: Rm 7:6; 2 Co 3:1-6

Ler com oração:  Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (Hb 8:8-10).

PRODUZIR CARTAS VIVAS DE CRISTO

No Antigo Testamento Deus fez uma aliança com Seu povo, segundo a qual deveria guardar a lei mosaica, composta por Seus mandamentos escritos em pedras. Esses mandamentos, porém, eram exteriores ao homem. Louvamos ao Senhor que hoje, na era da graça, recebemos uma nova aliança firmada por Deus e inscrita no coração do homem (Hb 8:8-10). O Senhor deseja que essa nova aliança seja anunciada por toda a terra e, para isso, fez-nos Seus ministros.
Em 2 Coríntios 3:1-3 Paulo diz: “Começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações”. Isso nos mostra que um ministro da nova aliança não precisa ser eloquente nem possuidor de vasto conhecimento doutrinário, mas dever ser um instrumento do Espírito para inscrever Sua “carta”, Suas palavras, no coração das pessoas. Dessa maneira, os que recebem essas palavras se tornam “uma carta viva”, cujo testemunho pode ser “lido” pelas pessoas. Além disso, não apenas o Espírito é inscrito no coração das pessoas, como, ao mesmo tempo, as pessoas são inscritas em seu coração.
Um ministro da nova aliança precisa estar completamente envolvido e comprometido com seu comissionamento, amando e cuidando daqueles que o Senhor lhe confiou. Por essa razão é tão importante compreendermos o ministério de João, por meio do qual nos libertamos da caducidade da letra e aprendemos a escrever cartas vivas por meio do Espírito. Para isso devemos ter um espírito exercitado, um coração alargado e servir em novidade de vida (2 Co 6:11; Rm 7:6).

Nenhum comentário: