terça-feira, 4 de setembro de 2012

O CRESCIMENTO DE VIDA




A vida que recebemos de Deus precisa crescer. Qualquer coisa que tem vida sempre cresce, e o crescimento é assunto da vida. Todas as formas de vida - a vida humana, a vida animal e a vida vegetal - exibem crescimento. O mesmo acontece com a vida divina. A vida divina é a vida mais sublime, a vida no plano mais alto. Uma vez que a vida divina é a vida mais sublime, ela tem o maior crescimento.

Paulo disse: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus" (1 Co 3:6). O versículo não diz: "eu ensinei" mas "eu plantei". COM A VIDA HÁ CRESCIMENTO. Paulo disse que Apolo regou. Hoje, entre os cristãos, fala-se muito de ensinamento. Mas quantos falam sobre nossa necessidade de ser regados? As plantas secas precisam ser regadas. Precisamos mudar a terminologia, muito usada no meio cristão, de ensinar para regar.

Há muitas pessoas que estão preocupadas com o modo como alguns irmãos andam, do modo que se vestem e como arrumam o cabelo. E na tentativa de se fazer alguma coisa, eles começam a corrigir, repreender e ameaçar. Na verdade, o que precisamos fazer é regar os irmãos. Os irmãos não precisam ser corrigidos, mas regados. Só o regar produz o crescimento de vida.

É o alimento da mãe que faz com que o filho cresça. Uma mãe alimenta os filhos, e é isso que os leva ao crescimento.

Se invocarmos o nome do Senhor com sinceridade, com certeza, haverá crescimento. É impossível não haver nenhum tipo de crescimento, se estamos recebendo Cristo dia após dia.

domingo, 2 de setembro de 2012

ESPÍRITO, ALMA E CORPO


O conceito corrente da constituição dos seres humanos é dualista: alma e corpo. Segundo este conceito, a alma é a parte interior espiritual invisível, enquanto que o corpo é a parte corporal externa visível. Embora haja algo de certo nisto, contudo, é inexato. Esta opinião vem de homens caídos, não de Deus. Além da revelação de Deus não há nenhum conceito seguro. Que o corpo é a cobertura externa do homem é, sem dúvida alguma, correto, mas a Bíblia jamais confunde o espírito e a alma como se fossem a mesma coisa. Não só são diferentes em condições, mas também suas naturezas diferem uma de outra. A Palavra de Deus não divide o homem em duas partes de alma e corpo. Pelo contrário, trata o homem como um ser tripartido: espírito, alma e corpo. 1 Tessalonicenses 5:23, 24 diz:

«E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, e ele também o fará..»

Este versículo mostra claramente que o homem está dividido em três partes. O apóstolo Paulo se refere aqui à santificação total dos crentes: «vos santifique completamente». Segundo o apóstolo, como se santifica uma pessoa por completo? Guardando seu espírito, alma e corpo.
Com isso, é fácil compreender que o conjunto da pessoa compreende estas três partes.
Este versículo também faz uma distinção entre espírito e alma, pois de outro modo Paulo teria dito simplesmente «sua alma». Posto que Deus distinguiu o espírito humano da alma humana, concluímos que o homem está composto, não de dois, mas sim de três partes: espírito, alma e corpo.
Tem alguma importância a divisão em espírito e alma? É um assunto de primordial importância porque afeta tremendamente a vida espiritual do crente. Como um crente pode compreender  a vida espiritual se não conhecer o alcance do mundo espiritual? Sem compreender isto como pode crescer espiritualmente?
O fracasso em distinguir entre o espírito e a alma é fatal para a maturidade espiritual. Com freqüência os cristãos consideram espiritual o que é anímico (ou seja, da alma), e desta maneira permanecem em um estado anímico e não procuram o que é espiritual seriamente.
Como poderemos escapar do fracasso se confundirmos o que Deus dividiu?
O conhecimento espiritual é muito importante para a vida espiritual. Acrescentemos, não obstante, que para o crente é de igual importância, ou mais, ser humilde e estar disposto a aceitar o ensino do Espírito Santo. Se o for, o Espírito Santo lhe concederá a experiência de dividir espírito e alma, embora possivelmente não tenha muito conhecimento sobre esta verdade. Por um lado, o crente mais ignorante, sem o mínimo entendimento da divisão de espírito e alma, pode, entretanto, experimentar esta divisão na vida real. Por outro lado, o crente mais informado, conhecedor por completo da verdade sobre espírito e alma, pode, entretanto, não vivê-la em sua experiência. Muito melhor é o caso da pessoa que pode ter tanto o conhecimento como a experiência.
No entanto, a maioria carece desta experiência. Em conseqüência, é bom começar por guiá-los a que conheçam as diferentes funções do espírito e da alma e em seguida animá-los a procurar o que é espiritual.
Outras partes da Bíblia fazem a mesma diferenciação entre espírito e alma.

«Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.» (Hb. 4:12).

Neste versículo, o escritor divide os elementos não corporais do homem em duas partes, «alma e espírito». Aqui se menciona a parte corporal através das juntas e das medulas — órgãos motores e sensoriais. Quando o sacerdote utiliza a faca para cortar e dividir totalmente o sacrifício, não pode ficar nada oculto. Inclusive se separam as juntas e as medulas (tutanos). Da mesma maneira o Senhor Jesus usa a Palavra de Deus sobre seu povo para separá-lo todo, para penetrar inclusive até a divisão do espiritual, o anímico e o físico. E daqui se deduz que, posto que se pode dividir a alma e o espírito, devem ser diferentes em sua natureza. Assim, é evidente aqui que o homem é um composto de três partes.

O REINO EDIFICA A IGREJA


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do Reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16:18-19).
“Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pe 5:5).
“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo” (1 Co 3:11-15).
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2:20-22).
Vamos orar:
Querido Pai celestial, quando nos reunimos no nome do Teu Filho amado, nosso Senhor Jesus, Te louvamos e Te agradecemos porque Tu amaste a Igreja e Te deste por ela. Te agradecemos e louvamos porque Tu também amas Teu Reino e, Senhor, pedimos que nós, também, possamos amar Tua Igreja e possamos amar Teu Reino. Oramos para que Tu aumentes em nosso coração tal amor por Teu Reino e pela Tua Igreja porque são coisas que Tu carinhosamente amas. Oh Senhor Tu irás pelo teu Espírito falar ao nosso coração e nos conduzir àquilo que Tu estas buscando. Encomendamos este tempo em Tuas mãos no nome de nosso Senhor Jesus. Amém.

PROGREDIR CADA VEZ MAIS


PROGREDIR SEMPRE

Todas as vezes que nos arrependemos genuinamente, o Senhor se acrescenta a nós como vida, elevando nossa humanidade. Assim, passamos a participar da natureza divina. Nossa necessidade hoje é reunirmos toda nossa diligência e progredirmos do amor fraternal ao amor ágape, perseverando em viver segundo o ministério ulterior de João, enfatizando a prática de invocar o nome do Senhor, de guardar a Sua palavra e de negar a vida da alma.
Hoje podemos fazer parte do ministério de João, que é o ministério de Espírito e vida. Todos podem ser aperfeiçoados para aperfeiçoar os santos para a obra do Senhor por meio destes três pontos: invocar o nome do Senhor, guardar a Palavra e negar a vida da alma.
Mantendo-nos nesse fluir da vida, exercitando-nos na piedade, iremos gradualmente progredir em nossa experiência, até o ponto de alcançarmos o nível do amor ágape, quando a plenitude de Deus em nós nos capacita a amar todas as pessoas, assim como Ele as ama.

A GRAÇA E A VERDADE 1


Duas vezes aparece no primeiro capítulo de João a frase "graça e verdade", ambas referidas ao Senhor Jesus Cristo. Ele veio "cheio de graça e de verdade"; e "a graça e a verdade" vieram por meio dele. Em seguida, entre ambas as frases estão esta outra, tanto ou mais maravilhosa do que aquela: "e graça sobre graça".
A graça é o dom imerecido de Deus para o homem. É a mão de Deus estendida ao homem, para que este a agarre por meio da fé. A verdade ao contrário, significa realidade, veracidade. Cristo é a graça de Deus e a verdade de Deus. A graça de Deus, em Cristo, levanta-nos, e a verdade nos ilumina, mostrando-nos as coisas como são – não como parecem ser.
Quando os homens se encontravam com Jesus conheciam a graça e a verdade de Deus. A graça os perdoava, e os levantava de sua prostração, no entanto a verdade permitia a eles alcançar o verdadeiro conhecimento de Deus e de si mesmos.
No Evangelho de João tudo está ordenado para mostrar a Cristo como a graça e como a verdade de Deus. Porque Deus não só quer nos receber e nos perdoar, como também quer nos mostrar as coisas como são, para que não estejamos enganados.
Quando recém conhecemos o Senhor vimos principalmente a graça – quase tudo era graça; mas passado um tempo, Deus começou a nos mostrar a verdade referente a nós mesmos, a nossa realidade. Começou a nos despir das nossas aparências, e começamos a nos sentir envergonhados de nós mesmos. A verdade de Deus começava a fazer o seu trabalho de descobrimento.
Mas em seguida, para que não nos "consumíssemos de demasiada tristeza", renova-nos a sua graça e nos diz: "Assim como é –e apesar disso– eu te amei, e te amo. Não me surpreendes com as suas misérias, antes, porém, por causa delas, te escolhi, para mostrar em ti o meu amor e o meu poder".
Assim, com o passar dos anos, a graça e a verdade sempre andam juntas, realizando a sua preciosa obra em nossos corações. Um pouco de graça e algo de verdade, nas doses precisas para não nos envaidecer, nem para nos desanimar. Deus quer que avancemos paralelamente no conhecimento de Deus e no conhecimento de nós mesmos, para que não estejamos enganados, como outros.
Deus não só sente prazer em nos perdoar, mas também em nos transformar, para que sejamos semelhantes ao Seu amado Filho Jesus Cristo. A frase que está no meio, dizíamos, é "e graça sobre graça". E ela nos faz pensar que a graça ultrapassa a verdade. Sem a graça, a verdade nos derruba; e por isso, enquanto estejamos em um corpo de carne como o que levamos, necessitaremos "graça sobre graça", uma e outra vez.

sábado, 1 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR A PALAVRA DE DEUS

Ao refletirmos sobre a experiência de Pedro, precisamos enfatizar as palavras de João Batista que, inspirado pelo Espírito, disse: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11). Louvado seja o Senhor pela obra de transformação que hoje opera em nós, pois pelo Espírito recebemos Sua vida e por meio do fogo nossa natureza caída, a vida da alma, é eliminada.
A experiência de Pedro ilustra bem esse processo. Nos evangelhos vemos, em vários momentos, sua vida da alma sendo exposta e isso não foi algo fácil para ele. Esses sofrimentos interiores constrangeram-no a se arrepender, fazendo-o provar a eficácia do fogo purificador do Espírito.
Quanto à experiência de Paulo, sua terceira viagem revela que muito de
sua vida da alma ainda precisava passar pelo fogo do Espírito. No decorrer dessa viagem, o Espírito o advertia, por meio da unção e por meio dos irmãos, que ele não deveria ir a Jerusalém. Entretanto, não se deixando persuadir pelos irmãos, partiu para lá.
Logo após ter tomado voto e se proposto a fazer ofertas segundo a tradição judaica (At 21:23-26), indo contra toda a revelação que havia recebido de Deus (Gl 2:16, 21; 3:5, 13), Paulo foi preso. Por Sua misericórdia, o Senhor impediu-o de consumar aquele voto, pois ele ainda precisava transmitir o restante das revelações que recebera de Deus. Estando na prisão, Paulo completou a revelação da economia de Deus, escrevendo as epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.

DE QUAL IGREJA VOCÊ É?


* DESCOBRINDO A IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO(Atos 11:19-26)
Há dois mil anos, quando os apóstolos começaram a pregar o evangelho do Senhor pelo mundo inteiro, NÃO EXISTIA uma variedade de “igrejas”, denominações e seitas, todas com as suas doutrinas e métodos para ganhar discípulos. De fato, Jesus e os seus apóstolos ensinaram haver UMA SÓ IGREJA, a qual é o corpo de Jesus, ele mesmo sendo o cabeça (veja Mateus 16:18; Efésios 1:22-23,4:4, 5:22-23; Colossenses 1:18).

Portanto, quando pessoas se convertiam, ninguém lhes perguntava, “de qual igreja você é?” – pois era óbvio que pertenciam àquela única igreja que Cristo mesmo edificou. Muitos hoje dizem estar procurando “a igreja certa”. Para alguns isto quer dizer simplesmente um lugar onde possam se sentir bem ou confortáveis, apaziguando suas consciências com atos externos de “adoração” a Deus. Porém, para os mais honestos, esta procura é uma busca verdadeira para fazer parte da “...nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9-10).

Com o intuito honesto de descobrir a igreja edificada por Cristo, vamos viajar dois mil anos atrás para a cidade de Antioquia da Síria, onde estava chegando pela primeira vez a pregação do evangelho de Jesus. Ao lermos este relato do Espírito Santo sobre a conversão das pessoas desta cidade, prestemos bem atenção ao que aconteceu, e façamos a pergunta, “DE QUAL IGREJA ERAM ESTAS PESSOAS?”

*  O QUE ACONTECEU EM ANTIOQUIA? (Atos 11:19-20)

Depois que Estêvão foi morto em Jerusalém por pregar o evangelho (veja Atos 7:51 - 8:4), os cristãos que ali moravam se espalharam pelas regiões ao redor, levando a palavra do Senhor para lugares onde ainda não havia sido pregada.
No início estes discípulos pregavam somente aos judeus, porém alguns que eram naturais de lugares entre os gentios (“gregos”) logo começaram também a pregar aos não-judeus.

O QUE EXATAMENTE OS DISCÍPULOS PREGAVAM? Versículo 19 diz que se espalharam “ANUNCIANDO...A PALAVRA”, e versículo 20 nos ensina que estavam “anunciando lhes o O EVANGELHO DO SENHOR JESUS”. Este fato é simples e importante demais para o ignorarmos –os que saíram de Jerusalém pregavam SOMENTE A PALAVRA, o evangelho do Senhor Jesus. Mostrando este mesmo padrão em seu ensinamento, o apóstolo Paulo disse: “decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:2).

* QUAL É O RESULTADO DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR? (Atos 11:21-24)

A Bíblia nos afirma que ouvir a palavra é suficiente para produzir fé em pessoas a fim de salvá-las. O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos, “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” e “...assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 1:16; 10:17).

Pessoas que verdadeiramente querem servir a Deus junto ao povo dele não precisam ouvir de milagres ou promessas de bênçãos materiais, porém responderão com fé à simples pregação da palavra de Cristo. Vejamos o que aconteceu em Antioquia quando as pessoas responderam com fé:

* CONVERSÃO AO SENHOR:

Quando as pessoas honestas de Antioquia ouviram o evangelho, “crendo, se converteram ao Senhor” (Atos 11:21). Pregar o evangelho de Jesus resulta na conversão de pessoas a ele, o Senhor! Ninguém na Bíblia jamais foi convertido à igreja. Porém, muitos hoje são. Basta ouvir uma conversa entre dois crentes, e logo alguém dirá algo assim: “Você sabia que fulano-de-tal saiu da igreja?” ou “Graças a Deus que depois de tanto tempo desviado eu voltei para a igreja!” Expressões assim mostram pessoas CONVERTIDAS À IGREJA E NÃO AO SENHOR. O problema é que muitos que se chamam “evangelistas”saem pelas ruas anunciando muitas coisas – a igreja, o pastor, teologia, promessas de curas ou de bênçãos materiais, expulsão de demônios, etc. – mas pouca gente parece ter interesse pela pregação da palavra.
O resultado disso é pessoas convertidas a estas coisas, e não ao Senhor. Para fazer parte da igreja que pertence ao Senhor, é necessário ouvir o evangelho, a palavra que fala do Senhor, para que sejamos convertidos a ele.

*  FIRMEZA NO SENHOR:

Boas notícias correm rapidamente, e logo a igreja em Jerusalém ficou sabendo da conversão das pessoas em Antioquia (Atos 11:22). A linguagem que descreve a igreja em Jerusalém deve chamar nossa cuidadosa atenção. Por exemplo, ela tem “ouvidos”. Também, ao mesmo tempo ela é singular – “a igreja” – e plural – “enviaram Barnabé”. O que aprendemos com isto? A palavra “igreja” na Bíblia não descreve um prédio ou uma organização (denominação), e sim PESSOAS. A igreja em Jerusalém simplesmente era pessoas convertidas ao Senhor que ouviram da conversão de outros e mandaram ajuda na pessoa de Barnabé.
Quando Barnabé chegou em Antioquia, ele ficou alegre ao ver a graça de Deus entre estes novos convertidos (Atos 11:23). Como é possível ver a graça de Deus? O apóstolo Paulo escreveu: “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus...” (Tito 2:11-13).

O que Barnabé viu em Antioquia eram pessoas que manifestavam vidas transformadas pela graça de Deus. Sua resposta era de exortar “a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor” (Atos 11:23).
MUITOS TÊM ORGULHO EM DIZER QUE PERMANECERÃO SEMPRE FIRMES NA iGREJA. Vamos lembrar, porém, que a igreja é pessoas, e pessoas, mesmo boas, podem errar. Seria tolice permanecer firme em pessoas se estas não estão firmes no Senhor! Porém, quem permanece FIRME NO SENHOR, NA ROCHA, não cairá mesmo se toda a igreja e os pastores caírem, pois seguirá aquele que é o verdadeiro “bom pastor” (veja João 10:27-28).

*  UNIÃO AO SENHOR:

Por causa da pregação do evangelho por Barnabé e outros em Antioquia, “muita gente se uniu ao Senhor” (Atos 11:24). De fato, o resultado de pessoas ouvindo o evangelho do Senhor, se convertendo ao Senhor, e permanecendo no Senhor sempre será pessoas unidas ao Senhor.
Este é o ponto da conversão – Deus nos oferece paz e reconciliação em Cristo para que possamos SER UNIDOS A ELE para eternidade !(veja 2 Coríntios 5:18-21; João 14:1-3)

Infelizmente, o padrão que vemos no mundo religioso hoje é bem diferente do que vimos em Antioquia. Hoje, PESSOAS PREGAM IGREJA, SE CONVERTEM À IGREJA, permanecem e se unem à igreja. Mas foco de Barnabé e dos outros discípulos que espalhavam a palavra nunca era a igreja e sim era sempre o Senhor! E o que acontece quando pessoas respondem à pregação do Senhor? “Por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão” (Atos 11:26). Ninguém pregou a igreja, mas mesmo assim o resultado da pregação foi uma igreja em Antioquia que estava ativamente ensinando a outros!

Permanece, portanto, a nossa pergunta – “de qual igreja eram estas pessoas?” Era Católica? Batista? Presbiteriana? Mórmon? Não! Para ser uma dessas igrejas, teria sido necessário pregar e converter pessoas à doutrina de uma delas. Era uma filiada da igreja de Jerusalém? Também não! Ninguém pregou a igreja de Jerusalém, embora todos tivessem saído de lá! A doutrina não era de Jerusalém, e sim do Senhor! Então, qual igreja era? Basta dizer que era a igreja do Senhor (pois, pertence a ele!) que se reunia na cidade de Antioquia(veja Romanos 16:1; 1 Coríntios 1:2; 1 Tessalonicenses 1:1; etc.).

* E COMO FORAM CHAMADOS OS MEMBROS DESTA IGREJA?

Católicos? Batistas? Presbiterianos? Mórmons? Também não! “Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, CHAMADOS CRISTÃOS” (Atos 11:26). Sendo pessoas que ouviram a palavra do Senhor Jesus Cristo, se converteram ao Senhor Jesus Cristo, permaneceram no Senhor Jesus Cristo, e se uniram ao Senhor Jesus Cristo, faz perfeito sentido eles terem sido chamados pelo título dele – “cristãos”. Estes não conheceram nenhuma doutrina humana para que fossem chamados por nomes e métodos humanos. ESTES SEGUIRAM E SERVIRAM A CRISTO

* É POSSÍVEL TER UMA IGREJA IGUAL A DE ANTIOQUIA HOJE?

O problema não se resolve em ter uma igreja igual à de Antioquia, mas em ser uma igual. Afirmamos que isto não é somente possível, mas é essencial, pois sendo qualquer outra coisa traz a condenação de Deus (veja 2 João 9-11)! Como conseguiremos isto? A resposta é simples – faremos da mesma forma que os irmãos no primeiro século o fizeram. Deixemos de procurar igrejas e filiações com denominações e doutrinas humanas, procurando em vez disso o Senhor através da palavra dele! Ao ouvir o simples evangelho, pessoas honestas se converterão, permanecerão firmes, e se unirão ao Senhor. Quando se reunirem em um só lugar para adorar o Senhor juntas, mesmo se forem só duas ou três pessoas, já serão uma igreja (veja Mateus 18:20). Qual igreja serão? A igreja edificada pelo Senhor, ele mesmo sendo a cabeça. De qual igreja você é?

O QUE É A IGREJA E O QUE ELA SIGNIFICA?


* O QUE É A IGREJA?
Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma
organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.

* IGREJA: O QUE SIGNIFICA?
Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. ?Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”(Efésios 2:19-22).

A palavra Igreja provém do grego ekklesia (assembléia). Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos)“chamado para fora” ,do grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna(Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).

* A IGREJA UNIVERSAL E A IGREJA LOCAL
Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial.

Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).
Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles.” (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.

A VONTADE DE DEUS

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que presenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que nã
o pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.Rm 12:1-8"

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O MINISTÉRIO DE JOÃO

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados (1 Pe 4:8)
Mt 4:21-22; Mc 3:17; 10:35-37; Lc 9:54; Jo 13:23, 25; 20:2; 21:7, 20; At 3:1; 4:19; 8:14
Nesta semana veremos sobre o ministério do apóstolo João. No passado vimos que João foi chamado pelo Senhor em sua juventude. Ele era pescador, assim como Tiago, seu irmão (Mt 4:21). No momento em que o Senhor os chamou, eles estavam consertando as redes de pesca. Porém, ao chamado do Senhor imediatamente deixaram as redes e o barco para segui-Lo (v. 22).
De acordo com os registros bíblicos, podemos perceber que em certos momentos João era um jovem impetuoso (Mc 3:17; 10:35-37; Lc 9:54), contudo o Senhor o amava muito, a ponto de ele mesmo descrever-se como o “discípulo a quem Jesus amava” (Jo13:23; 20:2; 21:7, 20). Ele também manifestou o amor intenso que tinha pelo Senhor, permanecendo ao Seu lado mesmo durante a crucificação, enquanto todos o
s outros discípulos se dispersaram. Em uma das passagens, vemo-lo aconchegado a Jesus, reclinando-se sobre o Seu peito (Jo 13:24-25). A sua proximidade do Senhor, portanto, foi uma das principais características de João.
Entretanto, durante o período relatado no livro de Atos, João não tinha destaque entre os demais apóstolos, aparecendo apenas ao lado de Pedro, acompanhando-o em suas viagens (At 3:1; 4:19; 8:14). Ademais, não há registros de mensagens, viagens ou pregações feitas por João, embora ele fosse descrito por Paulo como uma das “colunas” da igreja (Gl 2:9).
Não sabemos por qual motivo, naquele período, João não participava de forma mais ativa na obra do ministério, tal como os apóstolos Pedro e Paulo. Talvez fosse por pouca capacidade ou por ser muito humilde, deixando Pedro sempre tomar a liderança. Todavia, sabemos que todas essas coisas estavam de acordo com a vontade soberana de Deus, pois muitos anos após a morte de Pedro e Paulo, João foi usado pelo Senhor para dar continuidade ao Seu ministério.
Em sua maturidade, depois de permanecer exilado por vinte anos, João recebeu grandes visões, as quais ele narrou no livro de Apocalipse. Depois de ser libertado da prisão, segundo a história da igreja, dirigiu-se para Éfeso, com a finalidade de ajudar os irmãos da igreja ali. Assim como quando era pescador, em sua juventude, João consertava as redes de seu pai e, mais tarde, tornou-se muito útil a Deus para reparar falhas espirituais existentes na igreja. Seu ministério tinha esse aspecto remendador, cuja base sólida era o amor a Deus e aos irmãos.

O MINISTÉRIO DE JOÃO É PERMANENTE

Durante a perseguição do império romano aos cristãos, no primeiro século, os que estavam à frente das igrejas foram martirizados, assim como Pedro e Paulo. Naquela época, João não se destacava como os demais apóstolos, uma vez que, aparentemente, não exercia algum tipo de liderança. Cremos que por essa razão não foi executado com os demais. Foi apenas aprisionado e depois enviado para o exílio em Patmos.
O tempo de prisão e exílio de João durou cerca de vinte anos. Nesse período ele deve ter renunciado bastante à sua vida da alma e procurado viver no espírito (Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:20). Como resultado, o Senhor pôde trabalhar profundamente nele e dar-lhe grandes revelações.
Após seu exílio, estando já em Éfeso, João certamente teve a oportunidade de ler a epístola que Paulo escrevera àquela igreja. Tendo lido a carta, percebeu que era necessário ajudar os irmãos a praticarem as verdades nela contidas, a fim de restaurar a condição da igreja em Éfeso.
Sua experiência em Éfeso foi muito positiva. Em sua maturidade, ele se tornou mais sensível ao Espírito. Por meio de seu ministério, João ajudou os irmãos a deixarem sua animosidade e a desfrutarem do Espírito e da vida. Desse modo, a igreja em Éfeso foi totalmente restaurada, pois os irmãos aprenderam a viver no espírito, negando a si mesmos. Louvado seja o Senhor!

EXPRESSAR PLENAMENTE O PRÓPRIO DEUS

De acordo com 2 Pedro 1:5-7, o estágio inicial de nosso crescimento de vida é a fé. Depois desenvolvemos nossas virtudes e gradualmente avançamos até alcançar o nível do amor fraternal. Todavia, precisamos progredir cada vez mais, até o nível do amor ágape, que é expressar plenamente o próprio Deus.
A Bíblia nos revela que a vontade de Deus é que sejamos semelhantes a Ele (Gn 1:26; 1 Jo 3:2). Uma vez que temos Sua imagem, a vida de Deus habitando e crescendo interiormente em nós, Sua semelhança se manifestará em nosso viver. Assim, ser semelhante a Ele significa expressá-Lo exteriormente em nossa humanidade, tornando-nos mais parecidos com Ele.
No entanto, mesmo que tenhamos avançado nesse crescimento, nossa vida da alma pode manifestar-se novamente. Quando isso acontecer, devemos nos arrepender e nos voltar para o espírito. Este é um ciclo constante, no qual somos renovados na medida em que as coisas velhas são eliminadas.
Isso também diz respeito ao exercício da piedade. Em 1 Timóteo 3:16 lemos: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”. Paulo também exorta Timóteo, dizendo: “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade” (4:7).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JÁ EXPERIMENTOU INVOCAR?

Ei você. já experimentou Invocar o nome do Senhor?
A Bíblia diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor sera salvo, não é só salvo da perdição eterna, mas de qualquer situação que esteja passando, experimente, chame-o, agora e Ele vem, faça uma prova.
Na bíblia a muitos relatos de homens que invocaram o nome do senhor e venceram batalhas pelo senhor...
Sabemos que nossas forças são limitadas, mas quando estamos juntos com Ele somos eternos.
SENHOR JESUS! SENHOR JESUS!

PARA NOSSO APERFEIÇOAMENTO

Todos nós precisamos ser aperfeiçoados para a obra do ministério, isto é, cooperar com a pregação do evangelho. Para sermos aperfeiçoados, a primeira condição é estar no espírito.
Em 1 Coríntios 12:3 lemos: “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”. Quando invocamos o nome do Senhor, nossa mente se inclina para o Espírito (Rm 8:5). Este é o primeiro requisito para nosso aperfeiçoamento.
O segundo é negar a nós mesmos, tomando a cruz. Mesmo que tenhamos progredido em relação a essas condições, sentimos que ainda precisamos avançar mais. Ainda que a vida de Deus tenha crescido em nós e estejamos alcançando a realidade do amor fraternal, não podemos nos contentar somente com isso, pois o Senhor deseja nos encher a ponto de expressarmos Seu amor, o amor ágape (2 Pe 1:7).
O Senhor tem tido misericórdia de nós, conduzindo-nos à prática das verdades que temos recebido. À medida que vivemos no espírito, negando a vida da alma, nos tornamos cada vez mais parecidos com o Senhor.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OS SOFRIMENTOS


Os sofrimentos são necessários para sermos apurados como o ouro é provado pelo fogo para aumentar seu grau de pureza. Assim é aumentado o valor da nossa fé. Contudo a vontade do altíssimo é que principalmente o fogo do espírito em nosso interior faça esta obra. Precisamos exercitar o nosso espírito nos relacionando com Deus, através da palavra, das orações e do invocar seu nome, ó Senhor Jesus! Assim o fogo nos queimara por dentro e já não será tão necessário provações exteriores. I Pe 1:6-7 não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós....

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

EDIFICANDO A ARCA

Visto que Noé achou graça, andou com Deus pela fé e herdou justiça, Deus estava muito contente com ele, dizendo-lhe que edificasse a arca (Gn 6:13-14). Desse modo, Noé não foi apenas alguém que andou com Deus, mas também alguém que edificou a arca. A arca destinava-se a salvação. Naquela época a arca da salvação foi edificada por Noé.

TORNAR OS CRENTES COMPLETOS

 Os ensinamentos da Bíblia podem dar-nos perseverança, encorajamento e esperança ( Rm 15:4). Muitos cristãos têm caído em tribulação e têm adoecido. Sendo incapazes de suportar essas coisas, sentem-se tristes e desesperançosos; todavia, quando lêem uma passagem ou uma sentença da Bíblia, adquirem a força da perseverança nos seus corações ou recebem conforto indizível, obtendo, desse modo, esperança além de suas espectativa. A Bíblia também registra muitas coisas como advertências a nós, para que sejamos admoestados, estejamos alertas e não repitamos os erros passados (1 Co 10:11). Dessa maneira, após nossa regeneração, a Bíblia é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que nós, os homens de Deus, sejamos completos (2 Tm 3:16-17).    

SER O PÃO DA VIDA DOS CRENTES

  A palavra das Escrituras também  é o nosso pão da vida espiritual ( Mt 4:4). Assim como nossa vida física precisa de nutrição, também a nossa vida espiritual o necessita. A nutrição da nossa vida espiritual só pode ser suprida pela palavra da Bíblia. Para sermos vivos e fortes perante Deus, não podemos depender só de pão, mas de toda palavra, isto é, da palavra da Bíblia, que procede da boca de Deus. Devemos tomar a palavra de Deus como comida e comê-la ( Jr 15:16), até mesmo considerando a palavra da Bíblia como mais importante do que nossa comida (Jó 23:12b). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá crescer . Precisamos praticar o exercitar de nossas faculdades no que diz respeito a compreender  a palavra da Bíblia, a fim de que possamos entender as palavras que são difíceis de interpretar, isto é, ser como pessoa maduras, capazes de comer comida sólida ( Hb 5:13-14). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá ser forte.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SER O LEITE ESPIRITUAL DOS CRENTES

Assim que somos salvos, não temos uma compreensão suficientemente forte a respeito das coisas espirituais. Algumas partes da Escrituras são como leite espiritual que podem nos nutrir e fazer-nos crescer em nossa vida espiritual (1 Pe 2:2). Assim, um crente que acaba de ser regenerado deve almejar a palavra da Bíblia, como crianças recém-nascidas desejando ardentemente o leite sem dolo da palavra. Caso contrário, sua vida espiritual não poderá crescer, e ele continuará a ser uma criança em Cristo (1 Co 3:1-2).

LEVAR OS HOMENS A SER REGENERADOS

A primeira função da Bíblia com respeito a nós é levar-nos a ser regenerados ( 1 Pe 1:23). A Bíblia e´a palavra do Deus vivo e contém a vida do Deus vivo. Quando recebemos a palavra das Escrituras para dentro de nós pela fé, ela entra em nós como a semente da vida, semeando a vida de Deus em nós. Dessa maneira, temos a vida de Deus e somos regenerados.    

TORNAR OS HOMENS SÁBIOS PARA A SALVAÇÃO

As funções da Bíblia possuem dois aspectos: um é o de  servir o Senhor, e o outro é o de nos servir. Por um lado, ela testifica a respeito  do Senhor Jesus, e, por outro lado, leva-nos a receber graça e a ser edificados. A primeira função da Bíblia com respeito a nós é tornar-nos sábios para a salvação (2 Tm 3:15). Ela nos revela como Deus salva os homens em Cristo e como os homens podem ser salvos pela fé, a fim de que possamos conhecer  o caminho da salvação.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

LEITURA DA BÍBLIA

Deus nos deu duas grandes heranças espirituais . Uma é o Espírito Santo, invisível, dentro de nós. A outra é a Bíblia, visível, em nossas mãos. O que Deus  fala hoje aos homens é totalmente baseado na palavra que Ele já falou. Por isso, se uma pessoa quiser conhecer bem a Deus deve estudar a Bíblia. O Senhor Jesus é o tema da Bíblia. A Bíblia é a explicação e a expressão do Senhor Jesus. Com a Bíblia, o Senhor Jesus pode ser compreendido de uma maneira real.
                  2 Timóteo 3:15-16,  João 5:39

Provérbios  4:23

Salmo 106:1-2

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SALMO 133:1-3


ORAÇÃO


ORAÇÃO


TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ


TE AMO!


Ó SENHOR JESUS: EU TE AMO...


TU ÉS TUDO QUE EU PRECISO


Ó SENHOR JESUS!

DEUS É FIEL: DEUS É FIEL: SALVAÇÃO DE DEUS.

DEUS É FIEL: DEUS É FIEL: SALVAÇÃO DE DEUS.: DEUS É FIEL: SALVAÇÃO DE DEUS. : *A CERTEZA DA SALVAÇÃO Não apenas podemos saber que somos salvos, como também ter a prova e a certeza diss...

DEUS É FIEL: SALVAÇÃO DE DEUS.

DEUS É FIEL: SALVAÇÃO DE DEUS.: *A CERTEZA DA SALVAÇÃO Não apenas podemos saber que somos salvos, como também ter a prova e a certeza disso. * UMA VEZ CRENDO, VOCE JÁ É S...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Invoque Mais: Casamento

Invoque Mais: Casamento: I.    O Casamento Foi Instituído Por Deus "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os doi...

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Invoque Mais: As Fases Do Casamento

Invoque Mais: As Fases Do Casamento: Como é pobre o conceito que a maioria das pessoas tem a respeito do casamento — uma instituição desacreditada e falida. Essa opinião está di...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

DEUS É FIEL: NASCER DE NOVO

DEUS É FIEL: NASCER DE NOVO: É comum ouvirmos uma pessoa mais velha dizer:" Se eu pudesse começar tudo novamente, eu terminaria a faculdade; esperaria mais para casar ...

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EDIFICANDO COM CRISTO: A obra completa da cruz: Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito...

terça-feira, 29 de maio de 2012

sábado, 19 de maio de 2012

terça-feira, 15 de maio de 2012

NASCER DE NOVO

É comum ouvirmos uma pessoa mais velha dizer:" Se eu pudesse começar tudo novamente, eu terminaria a faculdade; esperaria mais para casar etc." E voce? Se lhe fosse dada uma opção  de recomeçar a sua vida, por onde voce começaria? Jesus, uma vez convidou alguém para ter um novo começo. Este convite tão precioso foi feito a um homem chamado Nicodemos. Ele tinha tudo , porém, não tinha paz. Era até mesmo um líder religioso, porém, sentia-se vazio. Esta história está registrada no capítulo 3 do Evangelho de João. Nicodemos era um mestre com a mais alta educação, um líder dos judeus, admirado por todos e com uma vasta experiencia humana. Poucos de nós possuímos um currículo como o dele. Provavelmente, se fossemos como Nicodemos, com tantas qualificações e realizações , estaríamos satisfeitos e jamais procuraríamos Jesus, um homem bem mais jovem do que ele. No entanto, ele procurou Jesus. Poque? O que um homem com Jesus poderia oferecer-lhe? Nicodemos, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse:"Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele." Nicodemos era uma pessoa moral, de alta classe, muito religioso, que temia e, sinceramente buscava a Deus. Devido a sua elevada cultura e religião, Nicodemos pensava que o homem precisava comportar-se bem para merecer o reino de Deus. Uma vez que o homem deve ter boa conduta e adorar a Deus de maneira correta, ele precisa de muito ensinamento e conhecimento. Ele acreditava que Cristo era um mestre vindo da parte de Deus . Isso indica que ele deveria ter pensado que Cristo teria melhores ensinamentos para ele e, assim poderia-se aperfeiçoar de modo mais eficaz. Mas, em sua conversa com Nicodemos, Jesus respondeu-lhe: " Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Quando este início de conversa, podemos nos perguntar: que relação pode haver das palavras de Nicodemos  com a afirmação de Jesus? Nicodemos não fora falar com Jesus a respeito de nascimento, mas podemos ver, por trás de suas palavras, um visível desejo de conhecer algo novo ,de saber o que qualificava Jesus a fazer tantos sinais miraculosos. Nicodemos não entendeu oque Jesus queria dizer-lhe. Ele estava limitado aos seus conceitos no caso, ao conceito do nascimento segundo a concepção natural. Por isso, ele perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?." Ao que Jesus respondeu: " Em verdade, em verdade vos digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".Nesse diálogo, podemos ver a chave para o maravilhoso  convite feito por Jesus ao homem para começar uma nova vida. Eu não sei por onde voce gostaria de começar a sua vida , mas Deus tem uma solução perfeita e de sucesso absoluto para que voce recomece a sua vida: nascer de novo. Nascer de novo é receber a vida divina ,uma vida além da vida humana recebida  pelo nascimento natural. Esse novo nascimento não depende mais de nossos pais , mas exclusivamente de nós aceitarmos a única maneira de Deus  deu ao homem para começar uma nova vida cheia de satisfação e totalmente livre da sobrecarga  indesejada da vida anterior. Jesus mostrou para Nicodemos que, a despeito de quão´bom o homem seja , se ainda não possui a vida de Deus, ele é incompleto. Voce gostaria de recomeçar a sua vida? Voce é alguém como Nicodemos, que já obteve muitas conquistas , porém , está sempre desejoso de se aperfeiçoar? Quais são suas conquistas? Um título de mestrado ou doutorado, uma boa  família , um bom emprego ou até mesmo aspirações mais modestas de uma vida  índole, religiosa , que busque a Deus? Pelo que Jesus nos mostra nesse diálogo, o problema não e´se nossa vida é boa ou má. A despeito do tipo de vida humana que temos, uma vez que não possuímos a vida divina em nosso interior, precisamos nascer de novo. Nessa conversa de Jesus com Nicodemos , podemos ver a vontade de Deus para o homem e a sua infinita misericórdia, Jesus não apenas diz que é necessário nascer de novo . Veja que palavras doces Nicodemos pode ouvir: " Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigenito , para que todo o que nele cre não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem nele cre não é julgado; oque não cre já está julgado, porquanto não cre no nome do unigenito Filho de Deus". JESUS TE AMA ! Ele quer te dar um novo começo. A salvação de Deus para que o homem não pereça, mas tenha a vida eterna  é experimentar um novo nascimento. Nascer de novo é simplesmente ter uma outra vida além da nossa vida. Significa receber a vida de Deus, a vida eterna, assim como nascer de nossos pais significa herdar a vida dos mesmos. Recebemos essa vida quando cremos em Jesus. Quando voce cre no Senhor Jesus como seu Salvador e sua vida, voce O recebe. Voce pode receber essa vida agora. Abra o seu interior e, profunda e sinceramente invoque o nome do Senhor Jesus: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! A salvação acontecerá instantaneamente . Jesus entrará em voce e voce terá uma nova vida, Faça está pequena oração: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Quero nascer de novo agora mesmo . Quero ter um novo começo . Não importa o padrão da minha vida humana, ela ainda é insuficiente. Venha preencher meu vazio e conceder-me o verdadeiro prazer, gozo e satisfação. Senhor Jesus, eu creio em Ti. Limpa-me dos meus pecados. Eu Te recebo em meu interior, recebo a vida  eterna que o Senhor veio me dar. Ó Senhor Jesus!". Amém...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O GALARDÃO DOS QUE SEGUEM O SENHOR. Mt 19:28-29

A PRINCIPAL EFICÁCIA DA CRUZ:  A eficácia da morte do Senhor na cruz não foi apenas nos perdoar os pecados, mas eliminar a vida da alma, também chamada de velho homem (Rm 6:6). Essa é a principal função da cruz: eliminar o nosso ego. Como temos visto, por um lado o ego é o nosso eu; por outro, são nossas próprias opiniões . Nenhum desses aspectos serve para fazer a vontade de Deus.
     Após a morte do Senhor Jesus, o sangue foi derramado para propiciar o perdão dos pecados, e a água foi vertida, dispensando a vida de Deus para nos gerar. João percebeu esses dois aspectos da crucificação porque estava bem próximo da cruz  (Jo 19:25-26). Ele também notou a ordem dos acontecimentos: no primeiro momento, o Senhor Jesus morreu; depois, o seu lado foi aberto, de onde fluiu sangue e água (Vs. 33-34).
     No passado tínhamos um conceito tradicional sobre isso: pensávamos que o Senhor Jesus derramara todo o Seu sangue antes de morrer. Porém, pela descrição atenta de João, que presenciou os fatos de perto, notamos que primeiro houve a morte do Senhor; depois, o derramamento de sangue e água. Na morte do Senhor, nosso velho homem foi crucificado, ou seja, a fonte dos nossos problemas, que é a vida da alma, foi crucificada para dar lugar ao novo homem (Rm 6:6). O problema dos pecados foi resolvido somente depois, pelo derramamento do sangue. O mesmo ocorreu com a geração da igreja, que veio do fluir da vida, ou seja da água vertida do lado do Senhor.
      Assim, vemos que, na crucificação e na morte do Senhor, a prioridade foi eliminar a vida da alma. Conforme o Evangelho de João, a primeira eficácia da crucificação é eliminar o nosso ego. Também é importante a solução dos problemas dos pecados, mas isso aconteceu depois. Pelos escritos de João, registrados muitos anos após os acontecimentos, o Espírito fez lembrar a intenção de Deus, os problemas causados pela vida da alma são mais graves que os problemas oriundos dos pecados.
      O apóstolo João foi útil a obra de Deus no final de sua vida, porque na juventude acompanhou o Senhor Jesus de perto, e, na maturidade, o Espírito lhe revelou muitas coisas acerca do plano de Deus. Durante os vinte anos de exílio de João, ele recebeu revelação por parte do Espírito Santo, sendo lembrado de todas as palavras que o Senhor Jesus havia dito. Depois de sua libertação, João foi enviado para a igreja em Éfeso, a quem prestou grande ajuda por ministrar aos irmãos Espírito e vida.
       O Espírito Santo utilizou João de uma maneira nova, não só em seu serviço a igreja em Éfeso, mas também por meio de seu evangelho e epístolas. Devemos dar especial atenção as palavras registradas por João, pois por meio delas, o Espírito também deseja nos falar...
*** Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos (Rm 6:6).        
 

terça-feira, 24 de abril de 2012

VOCE ESTÁ PREPARADO?

Para entrar em jerusalém, o Senhor Jesus disse que precisava de um jumento e mandou buscar um que já estava preparado (Mt 21;2-3) O jumento mencionado em Genesis 49 foi transformado ao comer o fruto da vide . Sua dieta proporcionou transformação em seus dentes, que se tornaram brancos como leite, e seus olhos ficaram cintilantes. A exemplo do jumento, que foi transformado pelo fato de comer somente uva, se quisermos ser transformados, precisamos nos alimentar do fruto da arvore da vida, que é o próprio Senhor Jesus (Jo15;1). Hoje estamos num processo de transformação. A medida  que buscamos o Senhor e ruminamos a Sua Palavra, "somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito"(2 Co3;18). Precisamos nos alimentar constantemente do Senhor, para que quando Ele precisar de nós, estejamos preparados. Voce está preparado? Se estiver, o Senhor e vai dizer: " Eu preciso de voce." Alguns talvez ainda não estejam preparados, mas estão no processo de transformação. Louvado seja o Senhor! Em Mateus 21 , vemos que o fato de Jesus mandar buscar aquele jumento preparado "aconteceu para se cumprir o  que foi dito por intermédio do profeta: Dizei a filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga "(vs.4-5). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. Quando Jesus entrou em Jerusalém, Ele não montou numa mula ou cavalo, animais imponentes,  como fizeram Davi e Salomão quando se tornaram reis (1 Rs1:33). Quando entrou em Jerusalém, Jesus foi aclamado pela multidão. Por ser humilde e manso, escolheu um jumento, um animal desprezado pelos homens, mas que fora transformado para servi-lo.