sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EXPRESSAR PLENAMENTE O PRÓPRIO DEUS

De acordo com 2 Pedro 1:5-7, o estágio inicial de nosso crescimento de vida é a fé. Depois desenvolvemos nossas virtudes e gradualmente avançamos até alcançar o nível do amor fraternal. Todavia, precisamos progredir cada vez mais, até o nível do amor ágape, que é expressar plenamente o próprio Deus.
A Bíblia nos revela que a vontade de Deus é que sejamos semelhantes a Ele (Gn 1:26; 1 Jo 3:2). Uma vez que temos Sua imagem, a vida de Deus habitando e crescendo interiormente em nós, Sua semelhança se manifestará em nosso viver. Assim, ser semelhante a Ele significa expressá-Lo exteriormente em nossa humanidade, tornando-nos mais parecidos com Ele.
No entanto, mesmo que tenhamos avançado nesse crescimento, nossa vida da alma pode manifestar-se novamente. Quando isso acontecer, devemos nos arrepender e nos voltar para o espírito. Este é um ciclo constante, no qual somos renovados na medida em que as coisas velhas são eliminadas.
Isso também diz respeito ao exercício da piedade. Em 1 Timóteo 3:16 lemos: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”. Paulo também exorta Timóteo, dizendo: “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade” (4:7).

Nenhum comentário: