sábado, 1 de setembro de 2012

O QUE É A IGREJA E O QUE ELA SIGNIFICA?


* O QUE É A IGREJA?
Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma
organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.

* IGREJA: O QUE SIGNIFICA?
Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. ?Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”(Efésios 2:19-22).

A palavra Igreja provém do grego ekklesia (assembléia). Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos)“chamado para fora” ,do grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna(Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).

* A IGREJA UNIVERSAL E A IGREJA LOCAL
Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial.

Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).
Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles.” (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.

A VONTADE DE DEUS

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que presenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que nã
o pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.Rm 12:1-8"

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O MINISTÉRIO DE JOÃO

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados (1 Pe 4:8)
Mt 4:21-22; Mc 3:17; 10:35-37; Lc 9:54; Jo 13:23, 25; 20:2; 21:7, 20; At 3:1; 4:19; 8:14
Nesta semana veremos sobre o ministério do apóstolo João. No passado vimos que João foi chamado pelo Senhor em sua juventude. Ele era pescador, assim como Tiago, seu irmão (Mt 4:21). No momento em que o Senhor os chamou, eles estavam consertando as redes de pesca. Porém, ao chamado do Senhor imediatamente deixaram as redes e o barco para segui-Lo (v. 22).
De acordo com os registros bíblicos, podemos perceber que em certos momentos João era um jovem impetuoso (Mc 3:17; 10:35-37; Lc 9:54), contudo o Senhor o amava muito, a ponto de ele mesmo descrever-se como o “discípulo a quem Jesus amava” (Jo13:23; 20:2; 21:7, 20). Ele também manifestou o amor intenso que tinha pelo Senhor, permanecendo ao Seu lado mesmo durante a crucificação, enquanto todos o
s outros discípulos se dispersaram. Em uma das passagens, vemo-lo aconchegado a Jesus, reclinando-se sobre o Seu peito (Jo 13:24-25). A sua proximidade do Senhor, portanto, foi uma das principais características de João.
Entretanto, durante o período relatado no livro de Atos, João não tinha destaque entre os demais apóstolos, aparecendo apenas ao lado de Pedro, acompanhando-o em suas viagens (At 3:1; 4:19; 8:14). Ademais, não há registros de mensagens, viagens ou pregações feitas por João, embora ele fosse descrito por Paulo como uma das “colunas” da igreja (Gl 2:9).
Não sabemos por qual motivo, naquele período, João não participava de forma mais ativa na obra do ministério, tal como os apóstolos Pedro e Paulo. Talvez fosse por pouca capacidade ou por ser muito humilde, deixando Pedro sempre tomar a liderança. Todavia, sabemos que todas essas coisas estavam de acordo com a vontade soberana de Deus, pois muitos anos após a morte de Pedro e Paulo, João foi usado pelo Senhor para dar continuidade ao Seu ministério.
Em sua maturidade, depois de permanecer exilado por vinte anos, João recebeu grandes visões, as quais ele narrou no livro de Apocalipse. Depois de ser libertado da prisão, segundo a história da igreja, dirigiu-se para Éfeso, com a finalidade de ajudar os irmãos da igreja ali. Assim como quando era pescador, em sua juventude, João consertava as redes de seu pai e, mais tarde, tornou-se muito útil a Deus para reparar falhas espirituais existentes na igreja. Seu ministério tinha esse aspecto remendador, cuja base sólida era o amor a Deus e aos irmãos.

O MINISTÉRIO DE JOÃO É PERMANENTE

Durante a perseguição do império romano aos cristãos, no primeiro século, os que estavam à frente das igrejas foram martirizados, assim como Pedro e Paulo. Naquela época, João não se destacava como os demais apóstolos, uma vez que, aparentemente, não exercia algum tipo de liderança. Cremos que por essa razão não foi executado com os demais. Foi apenas aprisionado e depois enviado para o exílio em Patmos.
O tempo de prisão e exílio de João durou cerca de vinte anos. Nesse período ele deve ter renunciado bastante à sua vida da alma e procurado viver no espírito (Ap 1:10; 4:2; 17:3; 21:20). Como resultado, o Senhor pôde trabalhar profundamente nele e dar-lhe grandes revelações.
Após seu exílio, estando já em Éfeso, João certamente teve a oportunidade de ler a epístola que Paulo escrevera àquela igreja. Tendo lido a carta, percebeu que era necessário ajudar os irmãos a praticarem as verdades nela contidas, a fim de restaurar a condição da igreja em Éfeso.
Sua experiência em Éfeso foi muito positiva. Em sua maturidade, ele se tornou mais sensível ao Espírito. Por meio de seu ministério, João ajudou os irmãos a deixarem sua animosidade e a desfrutarem do Espírito e da vida. Desse modo, a igreja em Éfeso foi totalmente restaurada, pois os irmãos aprenderam a viver no espírito, negando a si mesmos. Louvado seja o Senhor!

EXPRESSAR PLENAMENTE O PRÓPRIO DEUS

De acordo com 2 Pedro 1:5-7, o estágio inicial de nosso crescimento de vida é a fé. Depois desenvolvemos nossas virtudes e gradualmente avançamos até alcançar o nível do amor fraternal. Todavia, precisamos progredir cada vez mais, até o nível do amor ágape, que é expressar plenamente o próprio Deus.
A Bíblia nos revela que a vontade de Deus é que sejamos semelhantes a Ele (Gn 1:26; 1 Jo 3:2). Uma vez que temos Sua imagem, a vida de Deus habitando e crescendo interiormente em nós, Sua semelhança se manifestará em nosso viver. Assim, ser semelhante a Ele significa expressá-Lo exteriormente em nossa humanidade, tornando-nos mais parecidos com Ele.
No entanto, mesmo que tenhamos avançado nesse crescimento, nossa vida da alma pode manifestar-se novamente. Quando isso acontecer, devemos nos arrepender e nos voltar para o espírito. Este é um ciclo constante, no qual somos renovados na medida em que as coisas velhas são eliminadas.
Isso também diz respeito ao exercício da piedade. Em 1 Timóteo 3:16 lemos: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”. Paulo também exorta Timóteo, dizendo: “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade” (4:7).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

JÁ EXPERIMENTOU INVOCAR?

Ei você. já experimentou Invocar o nome do Senhor?
A Bíblia diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor sera salvo, não é só salvo da perdição eterna, mas de qualquer situação que esteja passando, experimente, chame-o, agora e Ele vem, faça uma prova.
Na bíblia a muitos relatos de homens que invocaram o nome do senhor e venceram batalhas pelo senhor...
Sabemos que nossas forças são limitadas, mas quando estamos juntos com Ele somos eternos.
SENHOR JESUS! SENHOR JESUS!

PARA NOSSO APERFEIÇOAMENTO

Todos nós precisamos ser aperfeiçoados para a obra do ministério, isto é, cooperar com a pregação do evangelho. Para sermos aperfeiçoados, a primeira condição é estar no espírito.
Em 1 Coríntios 12:3 lemos: “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo”. Quando invocamos o nome do Senhor, nossa mente se inclina para o Espírito (Rm 8:5). Este é o primeiro requisito para nosso aperfeiçoamento.
O segundo é negar a nós mesmos, tomando a cruz. Mesmo que tenhamos progredido em relação a essas condições, sentimos que ainda precisamos avançar mais. Ainda que a vida de Deus tenha crescido em nós e estejamos alcançando a realidade do amor fraternal, não podemos nos contentar somente com isso, pois o Senhor deseja nos encher a ponto de expressarmos Seu amor, o amor ágape (2 Pe 1:7).
O Senhor tem tido misericórdia de nós, conduzindo-nos à prática das verdades que temos recebido. À medida que vivemos no espírito, negando a vida da alma, nos tornamos cada vez mais parecidos com o Senhor.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

OS SOFRIMENTOS


Os sofrimentos são necessários para sermos apurados como o ouro é provado pelo fogo para aumentar seu grau de pureza. Assim é aumentado o valor da nossa fé. Contudo a vontade do altíssimo é que principalmente o fogo do espírito em nosso interior faça esta obra. Precisamos exercitar o nosso espírito nos relacionando com Deus, através da palavra, das orações e do invocar seu nome, ó Senhor Jesus! Assim o fogo nos queimara por dentro e já não será tão necessário provações exteriores. I Pe 1:6-7 não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós....

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

EDIFICANDO A ARCA

Visto que Noé achou graça, andou com Deus pela fé e herdou justiça, Deus estava muito contente com ele, dizendo-lhe que edificasse a arca (Gn 6:13-14). Desse modo, Noé não foi apenas alguém que andou com Deus, mas também alguém que edificou a arca. A arca destinava-se a salvação. Naquela época a arca da salvação foi edificada por Noé.

TORNAR OS CRENTES COMPLETOS

 Os ensinamentos da Bíblia podem dar-nos perseverança, encorajamento e esperança ( Rm 15:4). Muitos cristãos têm caído em tribulação e têm adoecido. Sendo incapazes de suportar essas coisas, sentem-se tristes e desesperançosos; todavia, quando lêem uma passagem ou uma sentença da Bíblia, adquirem a força da perseverança nos seus corações ou recebem conforto indizível, obtendo, desse modo, esperança além de suas espectativa. A Bíblia também registra muitas coisas como advertências a nós, para que sejamos admoestados, estejamos alertas e não repitamos os erros passados (1 Co 10:11). Dessa maneira, após nossa regeneração, a Bíblia é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que nós, os homens de Deus, sejamos completos (2 Tm 3:16-17).    

SER O PÃO DA VIDA DOS CRENTES

  A palavra das Escrituras também  é o nosso pão da vida espiritual ( Mt 4:4). Assim como nossa vida física precisa de nutrição, também a nossa vida espiritual o necessita. A nutrição da nossa vida espiritual só pode ser suprida pela palavra da Bíblia. Para sermos vivos e fortes perante Deus, não podemos depender só de pão, mas de toda palavra, isto é, da palavra da Bíblia, que procede da boca de Deus. Devemos tomar a palavra de Deus como comida e comê-la ( Jr 15:16), até mesmo considerando a palavra da Bíblia como mais importante do que nossa comida (Jó 23:12b). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá crescer . Precisamos praticar o exercitar de nossas faculdades no que diz respeito a compreender  a palavra da Bíblia, a fim de que possamos entender as palavras que são difíceis de interpretar, isto é, ser como pessoa maduras, capazes de comer comida sólida ( Hb 5:13-14). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá ser forte.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SER O LEITE ESPIRITUAL DOS CRENTES

Assim que somos salvos, não temos uma compreensão suficientemente forte a respeito das coisas espirituais. Algumas partes da Escrituras são como leite espiritual que podem nos nutrir e fazer-nos crescer em nossa vida espiritual (1 Pe 2:2). Assim, um crente que acaba de ser regenerado deve almejar a palavra da Bíblia, como crianças recém-nascidas desejando ardentemente o leite sem dolo da palavra. Caso contrário, sua vida espiritual não poderá crescer, e ele continuará a ser uma criança em Cristo (1 Co 3:1-2).

LEVAR OS HOMENS A SER REGENERADOS

A primeira função da Bíblia com respeito a nós é levar-nos a ser regenerados ( 1 Pe 1:23). A Bíblia e´a palavra do Deus vivo e contém a vida do Deus vivo. Quando recebemos a palavra das Escrituras para dentro de nós pela fé, ela entra em nós como a semente da vida, semeando a vida de Deus em nós. Dessa maneira, temos a vida de Deus e somos regenerados.    

TORNAR OS HOMENS SÁBIOS PARA A SALVAÇÃO

As funções da Bíblia possuem dois aspectos: um é o de  servir o Senhor, e o outro é o de nos servir. Por um lado, ela testifica a respeito  do Senhor Jesus, e, por outro lado, leva-nos a receber graça e a ser edificados. A primeira função da Bíblia com respeito a nós é tornar-nos sábios para a salvação (2 Tm 3:15). Ela nos revela como Deus salva os homens em Cristo e como os homens podem ser salvos pela fé, a fim de que possamos conhecer  o caminho da salvação.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

LEITURA DA BÍBLIA

Deus nos deu duas grandes heranças espirituais . Uma é o Espírito Santo, invisível, dentro de nós. A outra é a Bíblia, visível, em nossas mãos. O que Deus  fala hoje aos homens é totalmente baseado na palavra que Ele já falou. Por isso, se uma pessoa quiser conhecer bem a Deus deve estudar a Bíblia. O Senhor Jesus é o tema da Bíblia. A Bíblia é a explicação e a expressão do Senhor Jesus. Com a Bíblia, o Senhor Jesus pode ser compreendido de uma maneira real.
                  2 Timóteo 3:15-16,  João 5:39