domingo, 7 de setembro de 2014

“ELE AMARRARÁ O SEU JUMENTINHO À VIDE”


ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - SÁBADO

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 23: O Leão de Judá – (Ap 5:5)

Leitura bíblica: Gn 49:11-12; Ez 17:6; Jo 15:1-5

Ler com oração: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10:10b). E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5:18).

“ELE AMARRARÁ O SEU JUMENTINHO À VIDE”

Vimos ontem acerca do processo de transformação do jumentinho em leão. O jumento é um animal bastante rude e grosseiro que, diferentemente do cavalo que se alimenta do pasto, costuma comer qualquer coisa que encontre pelo caminho. No entanto, para passar pela transformação e se tornar um leão, o jumento de Gênesis 49 foi amarrado à videira mais excelente. Conforme lemos em Ezequiel 17:6, a videira é uma planta que cresce horizontalmente e, assim, seus frutos estão sempre acessíveis a quem deseje se alimentar deles.
Podemos dizer que, segundo nossa experiência, essa videira representa não apenas Cristo, a videira, mas também a igreja, que são os ramos da videira (Jo 15:1-5). Aquele jumentinho, que antes se alimentava de tantas coisas vis, agora está amarrado à videira e come da melhor uva! Louvamos ao Senhor por haver nos colocado na vida da igreja! Hoje estamos “atados” a esse Cristo excelente, e nosso único alimento é a vida que Ele nos supre por meio de Sua Palavra e pelo viver da igreja.
Como “jumentos” em transformação, eventualmente podemos desejar outros tipos de “alimento”, mas, para nossa salvação, Ele nos “atou” a essa “vide”. Dessa maneira, conforme lemos em Gênesis 49:11-12, nossa natureza é transformada por meio de restringir nossa dieta a apenas “uva” e mais “uva”. Assim podemos experimentar o que Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10:10b).
Continuando em Gênesis 49, a parte final do versículo 11 diz: “Lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas”. A expressão “sangue de uvas” nos mostra a abundância de vida. É essa vida abundante que, pouco a pouco, transforma esse jumento, a ponto de seus olhos ficarem cintilantes de vinho e os dentes brancos de leite. Sabemos que, quando alguém bebe muito vinho, logo seus olhos ficam avermelhados, mas, aqui, eles se tornaram cintilantes. Em Efésios 5:18, Paulo nos adverte para não nos embriagarmos com o vinho, mas nos enchermos do Espírito. De maneira prática, podemos falar e cantar os hinos, ler-orar a Palavra e também invocar o nome do Senhor. Aleluia! O resultado de permanecermos atados a essa videira é nos tornarmos pessoas cheias do Espírito, de modo que isso se manifeste a todos à nossa volta.


Ponto-chave: Vida e mais vida!

Nenhum comentário: