sexta-feira, 25 de julho de 2014

APERFEIÇOADOS NO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Alimento diário - Semana 1 - terça-feira

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Gl 1:17; 3:2-3; 2 Co 12:1-4

Ler com oração: Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1:11-12).

APERFEIÇOADOS NO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO

Paulo, antes de partir para Jerusalém e se encontrar com os demais apóstolos, passou um tempo nas regiões do deserto da Arábia (Gl 1:17). Como judeu zeloso da lei, Paulo já era conhecedor de toda a revelação das Escrituras no Antigo Testamento. Desde jovem, ele havia sido instruído aos pés de Gamaliel, um importante mestre entre os fariseus. Mas, para ser um apóstolo entre os gentios, Paulo precisava ser equipado com a revelação da Palavra de Deus no Novo Testamento. Então, em determinado momento após sua conversão, ele foi arrebatado em espírito até o terceiro céu, onde obteve visões e revelações, e ouviu palavras inefáveis da parte de Deus (2 Co 12:1-4).
A intenção de Deus ao lhe revelar essas palavras era que Paulo as registrasse, para que fossem transmitidas a outros ministros. Todavia as palavras que Paulo ouviu eram inefáveis, muito elevadas, difíceis de se exprimir em linguagem humana, ou seja, divinas, totalmente espirituais, pois se originaram diretamente de Deus; não eram palavras aprendidas por homem. Para isso, ele precisou de catorze epístolas, que escreveu ao longo de seu ministério, para revelar o conteúdo dessas visões e revelações, que nós chamamos de a economia neotestamentária de Deus.
As primeiras epístolas escritas por Paulo foram Romanos, Gálatas, 1 e 2 Coríntios, 1 e 2 Tessalonicenses. Ele as escreveu durante suas viagens com Silas pela região da Europa. Nelas Paulo já apresenta algumas importantes revelações, bem como orientações gerais para as igrejas que estavam debaixo de seu cuidado.
Enquanto na Epístola aos Romanos, Paulo fala do evangelho de Deus (incluindo o que Cristo fez por nós e o que o Espírito está fazendo em nós a fim de edificar Seu Corpo), na Epístola aos Gálatas ele dá especial ênfase ao ministério do Espírito, em contraposição ao ministério da lei. Os gálatas tinham sido introduzidos na graça de Cristo, pois haviam recebido o evangelho pela pregação da fé (Gl 3:2-3). Segundo Paulo, eles haviam começado bem, no Espírito, provavelmente invocando o nome do Senhor. Porém, posteriormente, devido à influência dos judaizantes, decaíram dessa graça para se justificar nas obras da lei (2:16). Tornaram-se insensatos, retrocedendo às práticas do Antigo Testamento, tentando se aperfeiçoar na carne (3:3).
A advertência de Paulo aos gálatas serve também para nós. Como iniciamos nossa vida com Deus por meio do Espírito, invocando o nome do Senhor, devemos permanecer no ministério do Espírito, e não da lei nem da letra.

Ponto-chave: Permanecer invocando o nome do Senhor para ser aperfeiçoado no espírito.

Nenhum comentário: