sexta-feira, 25 de julho de 2014

SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: As verdades no ministério de Paulo [1] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 28:30-31; Gl 1:15-16; Fp 1:3-4; 4:22, Cl 1:3-4, 9; Fm 4

Ler com oração: Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1:1).

SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS

Em Roma, Paulo ficou preso a fim de aguardar julgamento. Ele não foi aprisionado como um criminoso condenado, porque, na condição de cidadão romano, havia feito um apelo a César, de modo que permaneceu em uma casa, uma prisão domiciliar (At 25:11; 28:30). Como Paulo era um evangelista, ele não podia deixar de falar das coisas que havia visto e ouvido da parte de Deus. Dessa forma, embora não pudesse empreender suas viagens missionárias como antes, ele passou grande parte do tempo escrevendo epístolas às igrejas que havia visitado e a alguns de seus cooperadores na obra do ministério.
Mesmo estando preso e sendo vigiado por um guarda romano, Paulo não cessou de dar testemunho de sua fé, pregando o evangelho. A história registra que muitos dos guardas romanos encarregados de vigiar Paulo receberam o evangelho e vieram a se converter (Fp 4:22). Isso porque Paulo havia sido separado para o evangelho de Deus e foi fiel a esse comissionamento. Além disso, ele também recebia naquela casa todos os que o procuravam, aos quais pregava o evangelho do reino e ensinava coisas referentes a Jesus Cristo (At 28:31).
Quando Paulo estava em prisão domiciliar, frequentemente se lembrava das igrejas de que cuidara no início de seu ministério e intercedia por elas. Nessa ocasião, ele escreveu suas mais importantes epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom, nas quais registrou de maneira mais detalhada a revelação que recebera do plano de Deus, de Sua economia neotestamentária (Cl 1:3-4, 9; Fp 1:3-4; Fm 4). Esses escritos são extremamente importantes, não somente para as pessoas a quem as cartas foram destinadas, mas também a nós, os ministros da nova aliança, para que pratiquemos essas palavras a fim de nos preparar para reinar com Cristo no mundo que há de vir (Hb 2:5-8).


Ponto-chave: Não deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

Nenhum comentário: