domingo, 19 de janeiro de 2014

A ATITUDE CORRETA PARA COM A LEITURA DA BÍBLIA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: O ministério da nova aliança [2] – (2 Co 3:12–4:6)

Leitura bíblica: Mt 7:24-27; At 8:26-39; 2 Tm 3:16-17; 2 Pe 1:20-21

Ler com oração:  Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente (1 Co 14:15).

A ATITUDE CORRETA PARA COM A LEITURA DA BÍBLIA

Nesta semana, daremos continuidade ao encargo iniciado na semana passada sobre “O ministério da nova aliança”. Os ministros da nova aliança precisam ser pessoas cheias do Espírito e da vida divina (2 Co 3:7). Além disso, devem conhecer as verdades para praticá-las e experimentá-las, tendo como resultado espontâneo a transformação em seu viver.
O tema desta série do Alimento Diário – Nossa atitude para com as verdades – não se trata de um assunto doutrinário. A Bíblia é a Palavra de Deus, soprada por Ele aos Seus servos (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21). O que nos falta, porém, é uma atitude correta para com as verdades bíblicas. Vemos inúmeras interpretações, divisões, doutrinas, discussões acaloradas e barreiras entre o povo de Deus, porque muitos têm tomado as verdades apenas como doutrinas, como argumentação teológica. A ênfase do Senhor, entretanto, é que pratiquemos Sua Palavra (Mt 7:24-27).
Uma das atitudes que devemos tomar para evitar os conflitos de interpretação é usar corretamente nossa mente para compreender as Escrituras. O apóstolo Paulo, disse aos coríntios: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (1 Co 14:15); ele também disse que a mente posta no espírito é vida e paz (Rm 8:6b). Esses versículos mostram a importância de se usar a mente, porém submetida ao espírito, pois quando assim o fazemos, conseguimos interpretar corretamente a Palavra de Deus. Desse modo, somos supridos de vida e, quando falamos o que lemos, suprimos de vida as pessoas.
Quando usamos a mente, sujeita ao espírito, temos uma compreensão adequada da Palavra de Deus. Precisamos ler com atenção e desenvolver a capacidade de interpretar o que lemos, senão corremos o risco de entendê-la e recebê-la equivocadamente.
As faculdades mentais são imprescindíveis para termos uma correta compreensão e interpretação da Bíblia. A mente foi criada por Deus com capacidade para compreender as coisas. Um exemplo disso é o mercado financeiro onde há muitos especialistas que conseguem ler e compreender diagramas e gráficos, a fim de investir corretamente o dinheiro das empresas. Nós, por outro lado, precisamos do Espírito que está no nosso espírito, para ler, compreender e interpretar a Palavra, a fim de tomarmos a direção correta de Deus para nós.
Outra atitude que devemos tomar ao ler a Bíblia é interpretá-la com a própria Bíblia. Não devemos interpretá-la com nossos conceitos teológicos, ou mesmo nossa cultura e antecedentes; antes precisamos conhecer a Bíblia de maneira que a interpretemos, usando os fatos nela contidos. Um exemplo prático de alguém que sabia interpretar as Escrituras é Felipe. Em obediência ao Espírito, ele correu acompanhando uma carruagem onde estava um eunuco etíope que lia uma passagem do profeta Isaías (At 8:27-30). Como o eunuco afirmou que não compreendia o que lia (vs. 31, 34), Felipe passou a explicar-lhe (v. 35; cf. Is 53:7-8) e, de uma maneira muito simples, lhe falou sobre Jesus e o batismo. O resultado dessa explicação foi que o eunuco creu no Senhor e foi batizado (At 8:37-38).
A correta leitura, compreensão e interpretação das Escrituras, portanto, faz com que muitos “eunucos” sejam ajudados a compreender o propósito de Deus e levados a praticá-lo. Amém!

Nenhum comentário: