domingo, 29 de junho de 2014

AS VERDADES CONTIDAS NA PALAVRA DE DEUS DEVEM SER EXPERIMENTADAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: Mt 3:11; 2 Co 3:6; 1 Pe 1:5-6, 9

Ler com oração: Eu [Jesus] vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10:10b).

AS VERDADES CONTIDAS NA PALAVRA DE DEUS DEVEM SER EXPERIMENTADAS

Ao longo das últimas semanas, temos visto que as verdades registradas no Novo Testamento podem ser separadas em duas linhas, ou duas fontes principais: a linha do apóstolo Paulo, que recebeu as verdades mediante revelações divinas quando foi arrebatado ao paraíso, e a linha dos doze apóstolos.
As catorze epístolas de Paulo apresentam as verdades na forma de letra, as quais nos trazem muita ajuda espiritual. Contudo o próprio apóstolo nos alertou que nós fomos habilitados para ser ministros da nova aliança, não da letra, mas do espírito. Ou seja, devemos tomar no espírito as palavras das Escrituras a fim de ganhar vida. Caso contrário, se as tomarmos na letra, morreremos espiritualmente (2 Co 3:6).
As verdades apresentadas pela linha dos doze apóstolos são representadas principalmente pelos escritos de Pedro e João. Eles estiveram com o Senhor, andaram com Ele, e foram por Ele ensinados e corrigidos. A esta linha chamamos de linha da vida.
Ao ler as Epístolas de Pedro, percebemos que são palavras que vieram de sua experiência pessoal. Durante muito tempo, Pedro lutou contra a sua vida da alma, e a Palavra nos mostra que ele tinha dificuldade em renunciar às suas opiniões e vontade naturais. A solução para o problema da forte vida da alma de Pedro está registrada em Mt 3:11, onde lemos que o Senhor Jesus, quando viesse, batizaria com Espírito Santo e com fogo. Aqui vemos que o Espírito e o fogo são inseparáveis ou, em outras palavras, onde está o Espírito Santo, também há fogo, e é por meio desse fogo que o Espírito queima as impurezas que estão em nossa alma.
Em sua maturidade, Pedro certamente experimentou o queimar do fogo do Espírito e, por essa razão, em sua primeira carta ele nos encoraja a exultar na salvação preparada para revelar-se no último tempo, mesmo sendo contristados por várias provações, pois sabia que o resultado de passarmos por tudo isso seria a salvação da nossa alma (1 Pe 1:5-6, 9). Para ilustrar o processo de purificação da nossa alma, Pedro usa a figura do ouro que é purificado pelo fogo (v. 7). Disso, vimos também que, em nossa experiência, precisamos aprender a exercitar nosso espírito e submeter nossa alma ao fogo do Espírito que habita em nosso interior. Esse é o caminho para confirmar o valor da nossa fé, que é muito mais precioso que o ouro perecível. Louvado seja o Senhor por essas verdades que estão na linha da vida!


Ponto-chave:
O Espírito como fogo queima as impurezas de nossa alma.

Nenhum comentário: