quarta-feira, 4 de junho de 2014

A ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS NAS EPÍSTOLAS DE PAULO (2)

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 10: As verdades na forma da letra [4] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Gl 1:1-7, 15; Ef 3:4-10; Fp 2:12; Cl 1:15-19; 2:2

Ler com oração: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus (Fp 3:12).

A ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS NAS EPÍSTOLAS DE PAULO (2)

Ao estudarmos as epístolas de Paulo, percebemos que existe uma perfeita conexão entre elas, pois foram escritas com base na visão celestial da economia neotestamentária que ele recebeu. Podemos ilustrar essa conexão utilizando a figura de um avião, considerando suas principais partes integrantes, bem como os meios necessários para seu voo. Faremos isso destacando o conteúdo de algumas de suas epístolas.
Iniciamos com a Epístola aos Gálatas, que, ao discorrer basicamente sobre a economia neotestamentária de Deus, é comparada à fuselagem do avião. Nessa carta Paulo descreve a base do plano de Deus ao nos predestinar, resgatando-nos do mundo (1:4, 15), nutrindo-nos com Sua vida e fazendo-nos crescer e amadurecer (4:1-5), a fim de nos tornar herdeiros de Sua promessa (vs. 6-7).
Efésios e Colossenses podem ser comparados respectivamente às asas deste avião. Aos efésios, Paulo escreveu acerca do mistério de Cristo, a igreja (Ef 3:4-10). Nessa carta, a igreja é descrita de várias formas, como: o Corpo de Cristo (1:22-23); Sua obra-prima (2:10); o novo homem (v. 15); a família de Deus (v. 19); o edifício e habitação de Deus (vs. 20-22); e a noiva de Cristo (5:25-32). Nessa epístola Paulo também apresentou princípios do viver cristão (4:17-32), abrangendo o viver da igreja tanto na esfera da comunhão entre os santos, como no viver familiar, social e na batalha espiritual. Essas verdades descrevem como deve ser a prática de nosso viver cristão, apontando todas as áreas que estão abrangidas.
Colossenses, por sua vez, expõe o mistério de Deus, Cristo (Cl 2:2). O enfoque nessa epístola é apresentar Cristo como a plenitude de Deus, o princípio e o primogênito de todas as coisas (1:15-19), o cabeça da igreja (v. 18). Logo, da mesma forma como um avião necessita de duas asas para alçar voo, essas duas epístolas, Efésios e Colossenses, são indispensáveis para compreendermos a economia neotestamentária de Deus, ou seja, a execução do plano divino no Novo Testamento.
Assim como a fuselagem e as asas são indispensáveis, um avião também necessita de uma pista de decolagem adequada. Nesse caso, essa pista pode ser ilustrada pela carta escrita a Filemom, na qual fica evidente a prática do amor entre os irmãos. O amor é a base para que possamos avançar, “levantando voo”. Essa base precisa ser nivelada, sólida e iluminada.
Por fim, temos o livro de Filipenses, que revela Cristo como sendo nossa meta, nosso destino final. Devemos rejeitar todas as coisas que nos desviem de nossa meta, deixando para trás nosso passado, temores, experiências boas e ruins, e avançar para nossa pátria celestial (3:20-21). Essa é a nossa meta e destino, e hoje nos esforçamos para desenvolver nossa salvação (2:12), para ganhar a Cristo (3:8). Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: A visão da economia neotestamentária nos conduz para o reino.

Nenhum comentário: