quarta-feira, 4 de junho de 2014

A ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS NAS EPÍSTOLAS DE PAULO (1)

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 10: As verdades na forma da letra [4] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Ef 1:1-4; 3:4-10; Fp 1:2; 3:14; Cl 2:2, 9; 4:9; Fm 12

Ler com oração: E preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja (Cl 1:24b).

A ECONOMIA NEOTESTAMENTÁRIA DE DEUS NAS EPÍSTOLAS DE PAULO (1)

Na prisão em Roma, Paulo conheceu Onésimo, um escravo que havia fugido da cidade de Colossos após furtar Filemom, que era seu senhor (Cl 4:9; Fm 9-10).
Paulo, então, escreveu uma carta para Filemom em favor de Onésimo, filho este que havia gerado entre algemas: “Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. [...] Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor. Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta” (vs. 10-18).
Paulo não somente possuía o conhecimento das verdades, mas também amava verdadeiramente as pessoas. Desse modo, ele pôde ajudar Onésimo, uma pessoa inútil, que, depois de ter crido no Senhor, foi transformado pela vida de Deus em uma pessoa útil. Esse fato mostra o cuidado amoroso de Paulo para com as pessoas.
Além da carta a Filemom, enquanto esteve preso em Roma, Paulo escreveu outras epístolas para as igrejas em Éfeso, Colossos e Filipos. Essas quatro epístolas, Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom, são essenciais para a compreensão das verdades neotestamentárias.
A Epístola aos Efésios revela a economia de Deus, ou seja, Seu plano de salvação para o homem. No capítulo 1 vemos a obra do Pai em sua predestinação, nos escolhendo para a filiação (vs. 4-5); a obra do Filho nos redimindo (vs. 6-7) e a obra do Espírito nos selando (vs. 13-14). Mais adiante, destaca o mistério de Cristo, a igreja (Ef 3:4-10) e o viver prático da vida cristã (caps. 4-5).
A carta aos Colossenses nos fala acerca do mistério de Deus, Cristo (Cl 2:2), em quem habita corporalmente toda a plenitude divina (v. 9).
Ao escrever para os Filipenses, o apóstolo destaca a importância de perseverarmos em nossa carreira, lutando pela fé evangélica (1:27), avançando para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (3:14). A ordem é avançar! O Senhor está à nossa espera, sempre nos chamando e nos encorajando a perseverar. Ele jamais desistirá de nós. Glória a Deus!
Passados alguns anos após sua prisão em Roma, Paulo recebeu autorização para visitar algumas igrejas. Nesse período, enquanto viajava, escreveu mais quatro cartas, que foram: 1ª e 2ª Timóteo; Tito; e, provavelmente, Hebreus. Essas são suas últimas epístolas, nas quais ele busca corrigir a situação anormal das igrejas naqueles tempos, pois haviam se desviado das verdades por darem atenção à filosofia e tradições religiosas.


Ponto-chave: Manifestar o amor de Deus cuidando dos irmãos.

Nenhum comentário: