quarta-feira, 9 de abril de 2014

ANDAR NA VERDADE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 2: A nossa história – (Sl 78:3-4; 145:4)

Leitura bíblica: Rm 8:11; 16:23; 1 Co 1:14; 12:3; 1 Tm 1:3-4

Ler com oração: Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos. [...] Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade (3 Jo 5, 8).


ANDAR NA VERDADE

Devemos usar nosso espírito humano, no qual habita o Espírito que dá vida, a fim de obter vida da Palavra. Alguns têm buscado estar cheios do Espírito em Seu aspecto exterior, na manifestação de dons miraculosos. Não é a isso que nos referimos quando dizemos que devemos usar o espírito para absorver a Palavra. Precisamos receber a vida contida nas Escrituras, a qual é capaz de mudar nosso ser. Esse é o aspecto subjetivo de nossa experiência com o Espírito.
Quando Paulo estava de viagem, rumo da Macedônia, pediu a Timóteo que permanecesse em Éfeso para admoestar certas pessoas, a fim de que não ensinassem diferentemente nem se ocupassem com fábulas e genealogias sem fim, que promovem discussões, e não o dispensar de Deus na fé (1 Tm 1:3-4). Certamente esses tais não tomavam a Palavra no espírito a fim de obter vida, mas permaneciam na esfera dos conceitos naturais. Nós precisamos entender que, como ministros da nova aliança, temos de usar o espírito para receber a Palavra. Para isso, podemos invocar o nome do Senhor, pois “ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo” (1 Co 12:3). Invocar o nome do Senhor nos faz estar no espírito.
Nossa atitude para com a Palavra, com as verdades, deve ser de tomar o que foi escrito em forma de letra não apenas como objeto de estudo e análise, mas também como alimento e vida. Tomar a Palavra como Espírito e vida nos faz conhecer a verdade de forma objetiva e ainda nos leva a andar na verdade como nossa realidade, nossa prática.
É o caso de Gaio, para o qual o apóstolo João, já idoso, escreveu: “Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3 Jo 3-4). Cremos que esse Gaio é o mesmo que Paulo batizou em Corinto (1 Co 1:14) e que o hospedou quando ele escreveu a Epístola aos Romanos (16:23). Vemos que Gaio tinha o importante ministério de hospedar os santos. Ele recebeu ajuda de Paulo e, anos mais tarde, foi aperfeiçoado nesse ministério. Já não apenas conhecia a verdade, como também andava na verdade. Em 3 João 5-8 o apóstolo afirma que Gaio acolhia os santos e os encaminhava, tornando-se, assim, um cooperador da verdade.
Ao longo das eras, o Senhor levantou muitos mestres para restaurar vários aspectos da verdade, desde a questão da salvação pela fé com Martinho Lutero, no século XVI, os irmãos unidos da Inglaterra no século XIX e outros irmãos no século passado. Entre os itens restaurados, o mais importante, o que é mais prático e causa mais efeito em nosso viver é invocar o nome do Senhor Jesus. Como ministros da nova aliança, ministros do Espírito, não da letra, essa deve ser nossa prática.
Assim como Gaio, devemos ser aperfeiçoados em conhecer a verdade e andar nela. Desse modo, exerceremos nossos dons, que se tornarão nosso ministério, e seremos cooperadores da verdade.

Nenhum comentário: