quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A CARACTERÍSTICA ESPECIAL DO SER HUMANO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA - MENS 15


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Ele amarrará o seu jumentinho à videira (Gn 49:8-12)

Leitura bíblica: Gn 2:7; Jo 4:24; Hb 2:5

Ler com oração:  Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:6-7). Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio (Jó 32:8).

A CARACTERÍSTICA ESPECIAL DO SER HUMANO

Hebreus 2:5-8 revela que não foi a anjos que Deus sujeitou o mundo que há de vir, porque aos anjos Ele já dera oportunidade no primeiro mundo. Apesar de eles serem seres espirituais, não foram criados com espírito que pudesse receber a vida de Deus. Então tinham de administrar o mundo conforme a capacidade que Deus lhes concedera. Quando um arcanjo, com sua muita capacidade, administrou bem o primeiro mundo, o orgulho apareceu e o danificou. Assim ele se tornou o adversário de Deus, Satanás.
Deus formou o homem do pó da terra, e o passo seguinte foi o ato mais importante do universo até então: Deus soprou nas suas narinas o fôlego de vida, algo que procedeu do próprio Deus. Se tivesse simplesmente dito: “Haja homem”, como fez com os demais itens da criação, o homem não seria nada diferente das demais coisas. Contudo, com a união de algo já existente, um corpo feito do pó da terra, com o sopro que saiu do próprio Deus, o fôlego de vida, o homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7).
Por ter em si esse fôlego de vida soprado por Deus, o homem é o único ser que foi criado com algo que saiu do próprio Deus. Esse fôlego de vida se tornou o espírito do homem. Os anjos são espirituais, mas não têm esse sopro de Deus. Nós temos um espírito que veio a existir pelo sopro de Deus. Por isso qualquer ser humano tem alguma coisa divina dentro de seu ser, que é o sopro de Deus, o espírito humano.
O que falta ao ser humano agora é receber o próprio Deus, que é Espírito (Jo 4:24), dentro de seu espírito humano. Somente o homem tem essa capacidade. Pode-se pregar o evangelho para um cachorro, porém nada vai acontecer; mas, ao pregar para o homem, Deus tem a possibilidade de entrar em seu espírito. Basta invocar: “Ó Senhor Jesus!”, e algo muito maravilhoso, muito miraculoso, acontece dentro dele: ele é salvo, porque tem um espírito criado pelo sopro de Deus.
O ser humano foi criado para reinar, por isso Deus lhe entregou o mundo que há de vir (Hb 2:5). O versículo 6 diz: “Antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?”. Ao olhar para a imensidão do universo, vemos que a terra não é nada, e o homem sobre a terra, muito menos. Não somos nada no universo. Por isso o texto diz: “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?”.
O início do versículo 7 diz que Deus fez o homem por um pouco, por pouco tempo, menor do que os anjos, isto é, em capacidade, habilidade. Podemos ser menos capazes, menos poderosos do que os anjos, mas temos algo que eles não têm, que foi criado para recebermos o próprio Deus. Por isso o versículo 7 continua: “De glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”. Em Sua presciência Deus já anteviu que vamos, um dia, ser coroados de glória e de honra. A glória é entrar no reino de Deus e a honra é governar, reinar, juntamente com Cristo.


Ponto-chave: Todo homem tem algo divino dentro dele.

Pergunta: Qual a importância do espírito humano?

Nenhum comentário: