quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A VERDADE NOS ESCRITOS DOS APÓSTOLOS PEDRO E JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 / SEXTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: Mt 3:11; 1 Pe 4:12; 2 Pe 3:15-16; 1 Jo 1:5; 4:7-8; 3 Jo 12

Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).

A VERDADE NOS ESCRITOS DOS APÓSTOLOS PEDRO E JOÃO

Nos últimos meses, o Senhor tem nos incomodado acerca da nossa atitude em relação às verdades. Sabemos que o problema não está com as verdades da Bíblia, mas na atitude que nós temos para com elas.
A ênfase atual é que o Senhor almeja nos preparar para reinar no mundo que há de vir. A fim de preparar-nos, não podemos mais ter uma atitude passiva, pois o Senhor tem pressa. Nossa preparação abrange dois aspectos: precisamos crescer em vida (Mt 25:1-13) e ser aperfeiçoados por meio das experiências relacionadas com a obra de Deus (vs. 14-30). Em sua vinda, o Senhor espera que estejamos preparados para governar com Ele o mundo que há de vir.
No Novo Testamento encontramos duas linhas de verdades: a dos doze apóstolos e a de Paulo; precisamos de uma atitude correta para com ambas. A dos doze apóstolos, refere-se às palavras recebidas diretamente da boca do Senhor Jesus enquanto esteve na terra; por meio de diversas situações, eles foram aperfeiçoados pessoalmente pelo Senhor. Contudo, quando lemos o livro de Atos, vemos que, embora tenha havido um bom início na igreja em Jerusalém, todos foram fortemente influenciados pela tradição do judaísmo, o que prejudicou temporariamente o avanço do evangelho. Louvado seja o Senhor porque, com a prática de invocar o nome do Senhor e negar a vida da alma, mais tarde eles amadureceram, especialmente Pedro e João. Suas epístolas não trazem novos ensinamentos, mas são baseadas nas experiências que tiveram com o Senhor.
Pedro, por exemplo, teve muitos problemas com sua vida da alma forte. Ele talvez tenha tentado eliminá-la pelos sofrimentos, porém, mais tarde, quando já estava maduro, relata as experiências que teve com o fogo que há no Espírito (1 Pe 4:12). Isso corresponde à palavra do Senhor em Mateus 3:11: “Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. No passado interpretávamos como “Espírito Santo ou com fogo”, ou seja, se você cresse no Senhor, seria batizado com o Espírito Santo, mas se não cresse seria batizado no fogo eterno. Entretanto, a Bíblia diz “Espírito Santo e com fogo”, isto é, o fogo está no Espírito. Portanto, quando nossa vida da alma se manifesta, devemos imediatamente invocar o nome do Senhor para lançá-la no fogo do Espírito para que, pouco a pouco, seja purificada e enchida com a vida de Deus. Essa é a nossa esperança!
Uma evidência da mudança que ocorreu em Pedro está no final de sua segunda epístola, quando recomenda os escritos do “amado irmão Paulo” (2 Pe 3:15-16). Ele não guardou rancor ao ser repreendido publicamente por Paulo quando esteve em Antioquia (Gl 2:11-14), mas tornou-se longânimo e paciente. Isso foi resultado do queimar do Espírito em seu interior.
O mesmo amadurecimento ocorreu com João: ao sair da ilha de Patmos, ele foi servir em Éfeso, uma igreja que havia caído em degradação. Por meio de seu ministério de Espírito e vida, o apóstolo conseguiu restaurar os irmãos. Ele, provavelmente, tomou a Epístola aos Efésios, onde temos cinco tipos de andar: na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito, e levou a igreja a praticar essas verdades. João nos mostra, em seu evangelho, que a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (Jo 1:17); em suas epístolas, mostra que Deus é luz (1 Jo 1:5) e amor (4:8). Em seu evangelho, vemos que Deus é Espírito (Jo 4:24). O amor que provém do Espírito transformou Demétrio, que outrora havia incitado um grande tumulto contra Paulo (At 19:23-27), mas agora todos davam bom testemunho a seu respeito (3 Jo 12).


Ponto-chave: Experimentar o fogo do Espírito por meio de invocar o nome do Senhor.

Pergunta: Que relação há entre o fogo em Mateus 3:11 e em 1 Pedro 1:6-7?

Nenhum comentário: