quinta-feira, 10 de outubro de 2013

AS EPÍSTOLAS DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 03: O Senhor levanta o ministério de Paulo (At 9:3-6, 10-16; 22:12-16)

Leitura bíblica: At 28:16-31; 1 Co 16:14; Fp 1:12-13; 3:12-14; 4:12; Fm 10-12

Ler com oração:  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará (1 Co 13:1-3).

AS EPÍSTOLAS DE PAULO

Nos volumes anteriores do Alimento Diário tivemos a oportunidade de estudar as viagens de Paulo. Vimos que as duas primeiras viagens que fez, com Barnabé e Silas, respectivamente, foram bem-sucedidas, pois ele estava no espírito. Em sua terceira viagem, porém, Paulo saiu sozinho e seu foco mudou. Deus não se agradou disso e, por diversas vezes, tentou impedi-lo de ir a Jerusalém (At 21:4, 10-12). Uma vez em Jerusalém, Paulo quase pôs tudo a perder quando aceitou cumprir um voto do Antigo Testamento, contradizendo tudo o que havia ensinado às igrejas (Gl 2:19-21). Soberanamente, seu voto foi interrompido antes que se completassem os sete dias. Alguns judeus, ao reconhecê-lo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram, e, por fim, o arrastaram para fora do templo (At 21:27-31). Na verdade eles queriam matá-lo, mas Deus sabia que o ministério de Paulo ainda não estava concluído, e preservou sua vida, permitindo que fosse preso (vs. 32-33).
Ao todo, Paulo escreveu catorze epístolas, que compõem mais da metade do Novo Testamento. Até então, Paulo havia escrito apenas seis epístolas: Gálatas, Romanos, 1 e 2 Coríntios, e 1 e 2 Tessalonicenses. Depois de ter apelado a César, Paulo foi para Roma, onde permaneceu em uma casa alugada, em regime de prisão domiciliar, aguardando julgamento. Nesse período, Paulo pregava o evangelho e converteu vários soldados romanos (At 28:30-31; Fp 1:12-13; 4:22), além do irmão Onésimo, do qual deu testemunho na carta a Filemom (vs. 10-12). Deus permitiu que ele permanecesse em Roma, para que pudesse terminar de escrever o que faltava, e ali foram escritas mais quatro epístolas: Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom.
Estes quatro livros, somados à Epístola aos Gálatas, apresentam uma visão geral da economia neotestamentária de Deus. Ela pode ser comparada à figura de um avião (vide ilustração na pág. 93), o livro de Gálatas é representado pela sua fuselagem; as asas por Efésios e Colossenses; e o alvo e destino, por Filipenses.
O Senhor nos chama lá do alto: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14). Colossenses fala que o mistério de Deus é Cristo, Efésios revela o mistério de Cristo, que é a igreja.
Ainda que você tenha o melhor avião, ele não decolará se não tiver uma pista. Essa “pista”, representada pelo livro de Filemom, nos fala do amor de Paulo por Onésimo (cujo nome significa útil). Quando este invocou o nome do Senhor e recebeu a vida de Deus, foi aperfeiçoado por Paulo e se tornou útil. Hoje, quando pregamos o evangelho do reino, seja por meio da colportagem, BooKafé, Bookafé caseiro ou por meio das reuniões de casa, precisamos do amor como fundamento, como a base de tudo o que fazemos (1 Co 13:1-3; 16:14).
Após escrever essas quatro epístolas, Paulo esteve livre por um tempo e depois foi aprisionado pela segunda vez. Antes de ser martirizado, escreveu 1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus. As três primeiras Paulo escreveu para Timóteo e Tito a fim de tratar com a degradação presente nas igrejas, especialmente em Éfeso. Por fim, temos o livro de Hebreus, que contém um versículo-chave que mudou nosso enfoque na vida da igreja: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando” (Hb 2:5). Aleluia! Deus deseja aperfeiçoar milhares de pessoas a fim de governar com Ele o mundo que há de vir.


Ponto-chave: A base de tudo o que fazemos deve ser o amor.
Pergunta: Como podemos aplicar a figura do avião da economia neotestamentária de Deus em nosso viver diário?

Nenhum comentário: