segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O MINISTÉRIO DE JOÃO PERMANECERÁ ATÉ A VOLTA DO SENHOR




ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA - Mens.14

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O ministério que permanecerá até que o Senhor venha (Jo 21:18-23)

Leitura bíblica: Jo 17:17; 21:18-23

Ler com oração: Respondeu- lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? (Jo 21:22-23).

O MINISTÉRIO DE JOÃO PERMANECERÁ ATÉ A VOLTA DO SENHOR

O tema desta nova série do Alimento Diário é: Nossa atitude para com as verdades. As verdades são o conteúdo da Palavra de Deus e dizem respeito à Sua economia neotestamentária, isto é, são as palavras da fé que podem mudar nossa vida (Jo 17:17).
Não há nenhum problema com as verdades. A questão é a nossa atitude para com elas. Se a nossa atitude é de apenas conhecer as verdades com o fim de aumentar nosso conhecimento teológico e doutrinário, está incorreto. Pelo contrário, a atitude correta para com as verdades é a de conhecê-las com o fim de praticá-las.
O tema desta semana é: O ministério do apóstolo que permanecerá até que o Senhor venha. Essas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus quando teve comunhão com Pedro no mar de Tiberíades (Jo 21:1). Depois de Pedro ter respondido por três vezes ao Senhor Jesus que o amava, o Senhor lhe pediu: “Apascenta os meus cordeiros” (v. 15), “Pastoreia as minhas ovelhas” (v. 16) e “Apascenta as minhas ovelhas” (v. 17).
Em seguida, o Senhor acrescentou a Pedro: “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres” (v. 18). Então João explicou: “Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me” (v. 19). Essas palavras não foram acolhidas com muita alegria por parte de Pedro. Como ele viu que João os acompanhava, talvez questionando por que somente ele era alvo daquelas palavras, disse: “E quanto a este?” (v. 21).
A partir daí o Senhor disse a Pedro: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22). Então entre os discípulos se tornou corrente que o apóstolo João não morreria (v. 23a). João, contudo, explicou: “Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” (v. 23b).
Por séculos não se entendia com precisão a afirmação do Senhor: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. Se a explicação fosse de que João não morreria, hoje ele teria mais de dois mil anos de idade! Nesses dias, porém, o Senhor nos mostrou que essa porção da Palavra se refere ao ministério de João e não à sua pessoa.
As palavras deixadas por Paulo, Pedro e João estão na Bíblia. O ministério, entretanto, que permanecerá até que o Senhor venha, o qual devemos seguir e aplicar ao ler as Escrituras e viver a vida da igreja, é o ministério do apóstolo João.


Ponto-chave: Conhecer as verdades com o fim de praticá-las.

Pergunta: O que quis dizer Jesus quando afirmou que João permaneceria até que Ele viesse?

Nenhum comentário: