quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DE PEDRO

LIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O Espírito da realidade (Jo 14:16-18; 16:13)

Leitura bíblica: At 2:42-47; 8:1; 9:15; 1 Co 1:2; 1 Pe 1:6-9; 4:11-13; 2 Pe 1:3-11

Ler com oração: Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7).


A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DE PEDRO

Em Atos 2:42-47, podemos ver que o início da igreja em Jerusalém foi totalmente guiado pelo Espírito, sem qualquer sombra de religião ou tradição. Os versículos 46 e 47 nos relatam: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. Segundo esses versículos, podemos inferir que, aos poucos, Jerusalém estava sendo tomada pelos que invocavam o nome do Senhor.
Por essa razão, os judaizantes ficaram insatisfeitos e iniciaram grande perseguição contra a igreja naquela cidade. A Bíblia registra que todos, exceto os apóstolos, saíram de Jerusalém (8:1), uma vez que não podiam invocar publicamente o nome do Senhor, pois seriam presos. Para mudar essa situação, o Senhor apareceu no caminho para Damasco ao maior perseguidor da igreja, Saulo, com o propósito de fazê-lo levar esse nome para os gentios (9:15; Rm 10:12-13; 1 Co 1:2; 2 Tm 2:2).
Depois das epístolas de Paulo, temos duas epístolas do apóstolo Pedro, que já não era o mesmo dos evangelhos, mas havia se tornado maduro na vida de Deus. Em sua primeira carta ele nos mostra que o segredo para negarmos a nossa vida da alma não está nos sofrimentos provenientes de situações exteriores, como acidentes, perda de emprego, ou erros involuntários que geram problemas, mas no fogo que vem do Espírito em nosso interior (1 Pe 1:6-7; 4:12; Mt 3:11). Aleluia! O próprio Pedro passou por muitas experiências com o fogo interior e, por isso, pôde nos transmitir essa importante lição.
Em sua segunda epístola, Pedro nos mostra que no Deus Triúno estão a vida e a piedade, que se referem ao Pai; a glória e a virtude, relacionadas ao Filho, e as preciosas e grandes promessas, que apontam para o Espírito prometido (cf. Gl 3:14). Vemos aqui que Deus se tornou homem para que o homem se tornasse semelhante a Deus, em vida e natureza (2 Pe 1:3-4). Quanto mais a vida divina cresce em nós, mais nos tornamos coparticipantes da Sua natureza. Com o ministério de Pedro, depois de transformado, Deus pôde novamente usar a experiência adquirida por um dos apóstolos que andara com Ele.


Ponto-chave: Coparticipantes da natureza divina.


Pergunta: De acordo com a experiência de Pedro, qual o segredo para negarmos a vida da alma?

Nenhum comentário: