segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Os dois caminhos


Os dois caminhos

Escrito por Dong Yu Lan
Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência (Dt 30:19)

Mt 7:13-14; Rm 8:6

Nas semanas anteriores vimos sobre o padrão do viver dos que reinarão com Cristo, descrito em Mateus 5, 6 e 7. Nesta semana iremos destacar alguns pontos do capítulo 7.

Considerando, ainda, todo o contexto desses capítulos, vemos que o desejo do Senhor, ao proferir aquelas palavras, era advertir Seus discípulos a não viverem de qualquer maneira. Ele queria ensiná-los sobre qual deve ser o padrão dos que irão governar o mundo que há de vir.

Outra lição que podemos extrair desses capítulos é a necessidade de crescermos em vida. Ao conferir nossa atual condição diante do padrão exposto nessas palavras, logo percebemos que ainda estamos aquém dessas exigências. Isso, porém, não deve nos desanimar; antes, deve nos encorajar a buscar mais crescimento espiritual, a fim de praticar esses ensinamentos.

Em Mateus 7:13-14 lemos: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. Vemos duas portas e dois caminhos, porém temos uma escolha a fazer. Se andamos com muita liberdade, se temos muito espaço para fazer nossas vontades, é preciso ir diante do Senhor para receber luz sobre o quanto ainda somos independentes.

Em uma situação normal devemos escolher aquilo que nos conduz para a vida. Infelizmente ainda há muitos filhos de Deus que perdem muito tempo com coisas que distraem e conduzem ao caminho espaçoso. Isso acontece porque, por um lado, temos o inimigo de Deus, que está sempre nos tentando com a finalidade de nos causar dano. Por outro lado, nossa própria natureza caída é capaz de nos afastar da comunhão da vida.

Tomemos como exemplo o estudo das verdades espirituais. Se não prestarmos atenção, até mesmo isso pode nos afastar do próprio Senhor (Jo 5:39-40). Embora seja importante ter conhecimento bíblico, nossa ênfase deve ser a prática (13:17). O simples fato de estudarmos as verdades faz com que usemos nossa mente. Se apenas analisarmos as Escrituras, o resultado será morte (2 Co 3:6). Ao estudar a Palavra de Deus, devemos colocar nossa mente no Espírito com o objetivo de praticá-la; e o resultado será vida e paz (Rm 8:6).

O Senhor mesmo disse que são poucos os que acertam com a porta estreita. Sejamos, portanto, diligentes e clamemos a Ele por luz, para discernirmos o caminho por onde andamos. Que o Senhor nos conceda graça para escolhermos sempre o caminho que conduz para a vida.

   *Voltar nossa mente ao espírito nos conduz para o caminho da vida.

Nenhum comentário: