segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Orar-ler: ler a Bíblia com oração


Orar-ler: ler a Bíblia com oração

Pergunta: Que significa a expressão "orar-ler a palavra"? Qual é a sua importância?

Resposta:  A expressão "orar-ler" descreve a prática de orar com as palavras da Bíblia. A finalidade dessa prática é desfrutarmos da vida contida na Palavra de Deus cf. Jo 6:63, isto é, é uma maneira de tomarmos a Palavra de Deus como alimento espiritual. A Palavra de Deus é a vida.

Disse Jesus em João 5:39, 40: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida."

A leitura da Bíblia nunca pode ser dissociada de "ir ao Senhor para ter vida". A Bíblia não é um livro como outro qualquer, o qual examinamos com o fim de extrair teorias e definições para discussões teológicas; ela é, antes de tudo, um livro de vida. Os judeus religiosos examinavam as Escrituras, mas não recebiam vida por meio dela, pois não iam ao Senhor. Portanto, quando temos contato com as Escrituras, devemos também contatar o Senhor, o leite espiritual.

Lendo a Palavra com oração

Qual é, então, a melhor maneira de nos alimentarmos da Palavra de Deus? Em Efésios 6:17, 18, o apóstolo Paulo nos diz para tomar "a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, com toda oração súplica". Isso demonstra que devemos tomar a Palavra de Deus por meio de oração. Isso é chamado de orar-ler. Ao lermos a Bíblia devemos voltar nosso coração ao Senhor com oração, para receber alimento espiritual e não meramente conhecimento intelectual. Para isso, a Palavra de Deus deve ser tomada "com toda oração".

Experimente tomar alguns versículos da Bíblia e ler cada palavra com espírito de oração, isto é, você ora usando como base as palavras da Bíblia. Ao orar com essas palavras, você poderá também acrescentar outras que o Senhor lhe inspirar. Assim Deus estará falando com você cada palavra que for lida com espírito de oração, e ao mesmo tempo você estará falando com Deus.

Um exemplo: Tome João 10:10b, onde Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e tenham em abundância" e leia: "Eu vim". Então você pode orar: "'Eu vim'. Aleluia, Jesus disse: 'Eu vim'. Jesus veio, Jesus veio até nós! Jesus veio a mim hoje! Aleluia!". Depois de desfrutar o suficiente, prossiga lendo: "Eu vim para que tenham vida". Então ore: "Louvado seja o Senhor! Jesus veio para que eu tenha vida! Agora mesmo quero receber esta vida", "...e a tenham em abundância". "Ó Senhor, muito obrigado por esta palavra, Tu vieste para que tenhamos vida e ainda a tenhamos em abundância!" Depois de algum tempo você estará cheio de gozo e alegria, pois terá recebido a Palavra de Deus como seu alimento nutritivo e fortificante.

Se praticarmos isso cada manhã, certamente ao longo do dia estaremos nutridos espiritualmente. Devemos praticar individualmente, mas se pudermos praticar com outros cristãos, o ganho espiritual será ainda maior. Muitas pessoas têm provado que esta é a melhor maneira de ter contato com a Palavra de Deus, com o objetivo de alimentar-se dela. Evidentemente que ainda necessitamos estudar a Bíblia, conhecer suas verdades, mas precisamos dela, principalmente, como alimento espiritual. Talvez no início, por falta de prática, você não sinta que o orar-ler tenha funcionado
. Mas se insistir com o coração sincero e sedento, você tocará o Espírito vivo na Palavra e será saciado, desfrutará as riquezas de Cristo, terá luz, benção e o resultado será crescimento espiritual.

Permanecendo nessa prática, você perceberá uma mudança em sua vida, estará caminhando para a maturidade e contribuirá para a edificação do Corpo de Cristo. Experimente!

Nenhum comentário: