domingo, 5 de maio de 2013

A PRIMEIRA CHAVE A CRIAÇÃO DE DEUS - 2 Parte


A PRIMEIRA CHAVE A CRIAÇÃO DE DEUS - 2 Parte

REVELANDO O MISTÉRIO D VIDA HUMANA

1- O HOMEM TEM A IMAGEM DE DEUS.

Por favor leia o versículo seguinte;  "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." Gênesis 1: 26 a

Deus criou o homem de modo diferente de toda criação. Ele criou o homem a Sua pro´pria imagem.
 Uma luva é criada conforme a semelhança da mão.
Igualmente, o homem foi criado a imagem de Deus, com o propósito de conter Deus.

2- O HOMEM É UM VASO

Agora leia o próximo versículo:
" para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia...  os quais somos nós". Romanos 9: 23 - 24
Nós somos vasos de Deus.
Deus quer ser o nosso conteúdo.
Assim como as garrafas foram feitas para conter água, nós fomos feitos para conter Deus.
Não é de admirar que nem conhecimentos, nem riquezas, nem prazeres e nem realizações podem satisfazê-lo, porque você foi criado para conte Deus!

3- AS PARTES DO HOMEM

Por favor, continue lendo o próximo versículo
 " ...E o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis..." 1 Tessalonicenses 5:23
O homem é o vaso de Deus. A Bíblia divide este vaso em três partes: o espírito, a alma e o corpo.



O CORPO é simplesmente o corpo físico, pertencendo ao nível fisiológico, para contatar as coisas da esfera material, e é a parte mais superficial.
A ALMA é a psiquê, a parte psicológica, para contatar as coisas do mundo psíquico e é uma parte mais profunda.
O ESPÍRITO é a parte mais profunda do homem, pertencendo ao nível espiritual, para contatar as coisas do espírito de Deus.
Para os problemas do corpo se procura um médico.
Para os problemas da mente se consulta um psiquiatra.
Mas só Deus pode resolver os problemas do espírito.

4-A ECONOMIA DE DEUS
Deus quer entrar no espírito do homem, para vir a ser o seu conteúdo e a sua satisfação.
Este é o propósito da existência humana!
Você não foi criado meramente para conter comida no seu estômago, ou para conter conhecimento em sua mente, mas você foi criado para Conter Deus em seu espírito.
                                                           DEUS


O MISTÉRIO DA VIDA HUMANA - 1 Parte


O MISTÉRIO DA VIDA HUMANA - 1 Parte

1- O PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA DO HOMEM

Você alguma vez já se perguntou por que está vivendo neste mundo e qual é o propósito da vida humana? Não importa que tipo de pessoa você seja ou qual seja sua profissão, há algumas coisas com as quais você, tal como a maioria das pessoas, estará de acordo, isto é:

O dinheiro não pode satisfazer o homem,
Nem a educação pode satisfazer o homem,
Nem o prazer pode satisfazer o homem,
Nem o sucesso pode satisfazer o homem.

POR QUÊ?

Porque você ainda não conhece:

2- O PLANO DE DEUS

 Deus tem um plano. Esse plano tem muitíssimo a ver com o homem. A esse plano, a Bíblia chama de Economia de Deus.
A economia de Deus é precisamente o plano completo de Deus para o homem. Explica a origem e o destino do homem, assim como o significado da existência humana.


COMO CONHECER A ECONOMIA DE DEUS?

3- QUATROS CHAVES

Deus lhe preparou quatro chaves para desvendar a economia de Deus. Essas quatro chaves estão registradas na Bíblia. Elas são igualmente importantes, sendo todas indispensáveis.
Por favor, abra seu coração agora mesmo.
Assim poderá se apossar dessas quatro chaves, compreender a economia de Deus, conhecer o propósito do homem e entrar numa vida cheia de satisfação.

sábado, 4 de maio de 2013

Evidência da veracidade de nosso Cristianismo - Jonathan Edwards (1703-1758)


Evidência da veracidade de nosso Cristianismo - Jonathan Edwards (1703-1758)


Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus" (I Jo. 2:4-5).


A prática cristã aperfeiçoa fé e amor. São como uma semente. A semente não chega à perfeição por ser plantada na terra. Nem por desenvolver raízes e brotos, ou por sair do chão, nem por desenvolver folhas e botões. Entretanto, quando produz frutos bons e maduros, chegou à perfeição - completou sua natureza. O mesmo ocorre com fé e amor e todos os outros dons. Chegam à perfeição em frutos bons e maduros da prática cristã. A prática, então, deve ser a melhor evidência de que esses dons existem.


As Escrituras dão mais ênfase à pratica do que a qualquer outra evidência de salvação. Espero que isso esteja claro agora. Temos que nos manter nessa ênfase. É perigoso dar importância a coisas que a Bíblia não endossa. Teremos perdido nosso equilíbrio bíblico se dermos maior importância aos sentimentos e experiências que não se expressem em obediência prática. Deus sabe o que é melhor para nós, e tem salientado certas coisas porque precisam ser salientadas. Se ignorarmos a ênfase clara, de Deus, na prática cristã, e insistirmos em outras coisas como testes de sinceridade, estamos no caminho da ilusão e hipocrisia.


As Escrituras falam muito claramente sobre a prática cristã como o verdadeiro teste de sinceridade. Não é como se isso fosse alguma doutrina obscura, somente mencionada algumas vezes em passagens difíceis. Suponhamos que Deus desse uma revelação nova hoje, e declarasse: "Conhecereis meus discípulos por isso, sabereis que são da verdade por isso, sabereis que são Meus por isso" - e então desse uma marca ou sinal especial. Não veríamos nisso um teste claro e enfático de sinceridade e salvação? Bem, isto é o que tem ocorrido! Deus tem falado dos céus - na Bíblia! Ele nos disse muitas e muitas vezes que a prática cristã é a prova mais alta e melhor da fé verdadeira. Vejam como Cristo repete isso no texto do capítulo 14 do Evangelho de João: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (v. 15). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama" (v. 21). "Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (v. 23). "Quem não me ama, não guarda as minhas palavras" (v. 24). E no capítulo 15: "Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos" (v. 8). "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando" (v. 14). E encontramos a mesma coisa em I João: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos" (2:3). "Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele" (2:5). "Não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade" (3:18-9). Acaso não está claro?


Deus nos julgará por nossa prática no Dia do Juízo. Ele não pedirá que demos nosso testemunho pessoal. Não examinará nossas experiências religiosas. A evidência pela qual o Juiz nos aceitará ou rejeitará será a nossa prática. Essa evidência, é claro, não será para o benefício de Deus. Ele conhece nossos corações. Mesmo assim, Ele exporá a evidência de nossa prática por causa da natureza aberta e pública do julgamento final. "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo" (II Cor. 5:10). Se a nossa prática é a evidência decisiva que Deus usará no Dia do Juízo, é o teste que deveríamos aplicar a nós mesmos aqui e agora.


Conforme esses argumentos, penso que está claro que a prática cristã (como a defini) é a melhor evidência, para nós mesmos e para os outros, que somos verdadeiros cristãos.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Você já orou de verdade?


Você já orou de verdade?


Há uma idéia popular de que a oração é uma coisa muito fácil, uma espécie de atividade comum que pode ser feita de qualquer forma, sem nenhum cuidado ou esforço. Alguns pensam que somente é necessário pegar um livro, utilizar certo número de palavras atraen­tes, e assim terá orado, podendo então guardá-lo novamente. Outros supõem que usar um livro é coisa supersticiosa, e aquilo que se deveria fazer é repetir uma série de frases improvisadas, frases essas que viriam à mente de súbito como uma manada de porcos ou uma matilha de cães, e uma vez tendo-as pronunciado com certa atenção, pronto, a oração foi feita.


Ora, nenhum desses modos de orar foi adotado pelos santos do passado. Parece que eles pensaram muito mais seriamente sobre oração do que muitos pensam em nossos dias. Parece ter sido algo impor­tantíssimo para eles - um exercício constantemente praticado, no qual alguns deles atingiram grande eminência e foram, dessa forma, singularmente abençoados. Ceifaram grandes colheitas no campo da oração e descobriram que o propiciatório é uma mina de tesouros inimagináveis.


Os santos do passado tiveram o costume de colocarem em ordem, como Jó, sua causa diante de Deus. Assim como um peticionário não vai a uma corte impulsivamente, sem antes pensar no que vai dizer, mas entra na sala de audiências com seu processo bem preparado, tendo também aprendido como deve se comportar diante da grande autoridade a quem vai apelar, da mesma forma é bom que nos aproximemos do trono do Rei dos reis, tanto quanto possível, com premeditação e preparação, sabendo o que fazemos, qual a nossa posição e o que desejamos obter. Em tempos de perigo e aflição podemos correr para Deus da forma como estamos, assim como a pomba voa para uma fenda na rocha, mesmo que suas penas estejam arrepiadas; mas em tempos normais não deveríamos nos aproximar dEle com espírito despreparado, assim como uma criança não se aproxima do seu pai pela manhã sem antes ter lavado o rosto.


Veja ali o sacerdote; ele tem um sacrifício para oferecer, porém não se apressa para o pátio dos sacerdotes a fim de picar o novilho com o primeiro machado em que puder pôr a mão. Pelo contrário quando se levanta lava seus pés na bacia de bronze, coloca suas vestimentas e se enfeita com seus trajes sacerdotais. Então ele se achega ao altar com sua vítima adequadamente dividida de acordo com a lei. Sendo cuidadoso em fazer de conformidade com o manda­mento, mesmo em coisas simples tais como onde colocar a gordura, o fígado e os rins. Ele põe o sangue numa bacia, derrama-o num lugar apropriado aos pés do altar, não o jogando de forma que mais lhe agrade, e acende o fogo, não com chama comum, e sim com o fogo sagrado retirado do altar. Atualmente todo este ritual foi superado, mas a verdade que ele ensinava permanece a mesma; nossos sacrifícios espirituais devem ser ofe­recidos com santo cuidado. Deus nos livre de que nossa oração seja somente saltar da cama, ajoelhar-nos e dizer qualquer coisa que venha à mente. Pelo contrário, que possamos esperar no Senhor com santo temor e reverência.


Veja como Davi orou quando Deus o abençoou - ele entrou na presença do Senhor. Compreenda isso. Ele não ficou de fora a uma certa distância, porém entrou na presença do Senhor e sentou-se (pois sentar-se não é posição errada para orar, ainda que critiquem contra isso) e uma vez sentado, calma e tranqüilamente diante do Senhor, começou a orar. Todavia, ele não fez isso sem antes pensar na bondade divina. Dessa maneira chegou ao espírito de oração. Daí, pela assistência do Espírito Santo, abriu sua boca. Oxalá buscássemos mais freqüentemente o Senhor desse modo!
Davi se expressa da seguinte forma: "Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã me apre­sentarei a ti, e vigiarei" (Salmo 5:3). Sempre lhes tenho explicado isso como significando pôr em ordem de batalha seus pensamentos tais quais homens de guerra, ou apontar suas orações como se fossem flechas. Davi não apanhava uma flecha para colocá-la na corda do arco e atirá-la em qualquer direção, mas tendo apanhado a flecha escolhida e a colocado na corda, ele se fixava no alvo. Olhava - olhava bem - para o círculo branco do alvo; mantinha seu olho fixo no mesmo, dirigia sua oração, então puxava o arco com toda sua força e deixava a flecha voar. Uma vez em pleno vôo, tendo ela deixado suas mãos, o que diz ele? "Olharei para cima." Olhava para cima a fim de ver aonde a flecha foi e saber que efeito havia causado, pois esperava resposta as suas orações e não era como muitos que raramente pensam em suas orações depois de as haverem profe­rido. Davi sabia que tinha diante de si uma obrigação que requeria toda a sua capacidade mental; ele punha em ordem de batalha suas faculdades e partia para a obra de maneira esmerada, como alguém que cria na mesma e desejava obter sucesso. Deveríamos tanto arar cuida­dosamente como orar cuidadosamente. Quanto melhoro trabalho mais atenção ele merece. Ser diligente na sua loja e negligente no lugar de oração, é nada menos do que blasfêmia, pois é uma insinuação de que qualquer coisa servirá para Deus, enquanto que o mundo deve ter o melhor de nós.


Se alguém me perguntar qual a ordem a ser observada em oração, eu não darei um esquema como muitos têm feito, no qual a adoração, confissão, petição, intercessão e louvor estão arranjados numa sucessão. Não estou convencido de que uma ordem desse tipo tenha autoridade divina. Não é à ordem mecânica que estou me referindo, pois nossas orações serão igual­mente aceitáveis, e talvez igualmente apropriadas, em quaisquer formas, posto que existem, exemplos de orações, de todos os tipos, tanto no Velho como no Novo Testamento.


A verdadeira ordem espiritual da oração parece-me consistir em algo mais do que um mero arranjo. É muito apropriado para nós sentirmos que agora estamos fazendo algo real; sentirmos que estamos nos dirigindo a Deus, a Quem não podemos ver, porém que está realmente presente; a Quem não podemos tocar ou ouvir, nem por meio de nossos sentidos perceber, a Quem, entretanto, está conosco tão realmente como se estivéssemos falando com um amigo de carne e osso. Sentindo a realidade da presença de Deus, nossa mente será conduzida pela graça divina a um estado de humildade; sentir-nos-emos como Abraão quando disse: "Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza". Assim sendo, não faremos nossas orações como garotos que repetem suas lições de forma roti­neira, muito menos falaremos como se fôssemos rabinos instruindo nossos alunos, ou como alguns fazem, com a aspereza de um assaltante parando alguém na estrada e obrigando-o a entregar-lhe sua bolsa; mas seremos humildes suplicantes, embora ousados, humildemente importunando a misericórdia mediante o sangue do Salvador. Não teremos a reserva de um escravo, mas a cândida reverência de uma criança, contudo não uma criança impudente, impertinente, e sim uma criança obediente e dócil, honrando seu Pai, e portanto rogando sinceramente, com respeitosa submissão à vontade de seu Pai. Quando sinto que estou na presença de Deus e tomo o meu devido lugar ali, a próxima coisa que faço é reconhecer que não tenho direito algum àquilo que estou buscando e não posso recebê-lo, exceto como um dom da graça. Devo reconhecer também que Deus limita o canal através do qual me concede misericórdia - Ele o fará por meio do Seu amado Filho. Portanto, quero me colocar sob a proteção do grande Redentor. Quero sentir que agora não sou mais eu que falo, mas Cristo fala comigo e que, enquanto suplico, faço-o através de Suas chagas, Sua vida, Sua morte, Seu sangue e Seu ser. É dessa maneira que realmente alcançamos uma ordem na oração.
O que devo pedir? É muito apropriado que, na oração, objetivemos uma grande clareza nas súplicas. Há muitos motivos para deplorar sobre certas orações feitas em público, pois aqueles que as fazem realmente não pedem nada a Deus. Preciso admitir que eu mesmo tenho orado assim, e certamente tenho escutado muitas orações desse tipo, nas quais tive a impressão que nada foi pedido a Deus. Muito de excelentes assuntos dou­trinários e experimentais foi enunciado, mas bem poucas súplicas e esse pouco de um modo nebuloso, caótico e disforme. Todavia, parece-me que a oração deve ser clara, o pedir por alguma coisa definida e claramente, pois a mente percebe sua necessidade premente de tal coisa, e portanto deve suplicar por ela. Não é bom usar de rodeios na oração, mas ir direto ao assunto. Eu gosto daquela oração de Abraão: "Oxalá viva Ismael diante de ti!" Ele menciona o nome e a pessoa pela qual está orando e a bênção desejada, tudo isso em poucas palavras - "Ismael viva diante de ti!" Muitas pessoas teriam usado uma expressão cheia de rodeios, tal como esta: "Oh que nossa prole possa ser agraciada com o favor que Tu dispensas para aqueles que..." etc. Diga "Ismael", se você quiser dizer "Ismael"; coloque isso em palavras simples diante do Senhor. Algumas pessoas não podem sequer orar pelo pastor sem usar certos adjetivos de tal forma que pensaríamos ser o bedel da paróquia ou alguém que não poderia ser mencionado tão particularmente.


Porque não sermos claros e dizermos o que pen­samos, e pensarmos o que queremos dizer? Ordenar nossa causa nos levaria a uma maior clareza de pensamento. Quando em particular, não é necessário pedir todos os bens possíveis e imagináveis; não é necessário recitar o catálogo de todos os desejos que você tem, teve, pode ter ou terá. Peça o que precisa no momento e, como regra, atenha-se à tua necessidade da hora; peça pelo pão de cada dia - o que deseja no momento - peça isso. Peça-o sem rodeios, diante de Deus, que não repara em tuas expressões rebuscadas, para Quem tua eloqüência e oratória não serão mais do que puro vaidade. Você está diante do Senhor; sejam poucas as tuas palavras, mas seja cheio de fervor teu coração.


Você ainda não terá posto as coisas em ordem quando ti ver pedido o que deseja através de Jesus Cristo. É preciso examinar a bênção que deseja para saber se ela é algo apropriado a ser pedido, pois algumas orações jamais seriam feitas se os homens apenas refletissem. Uma pequena reflexão nos faria ver que seria melhor se certas coisas que desejamos fossem postas de lado. Além disso, podemos terem nosso íntimo um motivo que não vem de Cristo - motivo egoísta - que esquece da glória de Deus e só se preocupa com nosso próprio alívio e conforto. Ora, embora possamos pedir coisas que sejam para nosso proveito, não devemos permitir que nosso proveito interfira, de maneira alguma, com a glória de Deus. Deve haver junto com a oração aceitável o santo sal da submissão à vontade divina. Gosto destas palavras de Lutero: "Senhor, terei aquilo que quero de Ti". "Como você gosta de uma expressão como essa"? -você me pergunta. Gosto por causa do que se segue: "Terei o que desejo, pois sei que a minha vontade é a Tua vontade". Lutero se expressou muito bem, mas sem as últimas palavras teria sido uma ímpia presunção. Quando estamos certos de que aquilo que pedimos é para a glória de Deus, então, se tivermos poder na oração, podemos dizer: "Não te deixarei ir se não me abençoares". É possível chegar a um tal relacionamento íntimo com Deus, e como Jacó com o anjo, podemos lutar e tentar vencer o anjo para não sermos mandados embora vazios, sem recebermos a bênção desejada. Mas antes de chegarmos a essa intimidade, devemos ter a certeza de que aquilo que estamos buscando é realmente para a honra do Mestre.


Ponha estas três coisas juntas: 1) profunda espi­ritualidade que reconhece a oração como sendo conversa real com o Deus invisível - clareza que evidencia realidade na oração, pedindo por aquilo que sabemos necessitar; 2) muito fervor, crendo que é realmente necessário aquilo que desejamos, estando dispostos a obtê-lo pela oração, desde que seja possível tê-lo por meio da mesma; 3) acima de tudo isso, completa submissão, deixando-o ainda com a vontade do Mestre. Tudo isso deve ser amalgamado e então terá uma idéia clara do que é ordenar sua causa diante de Deus.


Ainda mais, a oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações. Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode orar, é que realmente está fazendo as melhores orações. As vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em suas súplicas e seu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.

O SENHOR é Deus zeloso. Naum 1.2


O SENHOR é Deus zeloso. Naum 1.2


Ó crente, o seu Senhor é bastante zeloso em relação ao seu amor para com Ele. O Senhor o escolheu? Por isso, não pode suportar que você escolha outrem. O Senhor o comprou com o seu próprio sangue? Ele não pode suportar você que pense que pertence a si mesmo ou a este mundo. O Senhor o amou com um amor tão profundo que não ficaria no céu sem você. O Senhor não pode suportar que algo permaneça entre o amor de seu coração e Ele mesmo. Ele é muito zeloso de sua confiança nEle; não permitirá que você confie num braço de carne. Ele não suporta que você cave cisternas rotas, quando a fonte transbordante está sempre à sua disposição. E, quando transferimos nossa dependência para outro, quando contamos com nossa própria sabedoria ou com a sabedoria de um amigo — pior que tudo: quando confiamos nas coisas que fazemos — desagradamos o Senhor, que, por sua vez, nos disciplina, a fim de trazer-nos de volta a Si mesmo.

O Senhor é também bastante zeloso em relação à nossa companhia. Não deve haver qualquer outra pessoa com quem conversamos mais do que com Jesus. Permanecer somente nEle — isto é verdadeiro amor. Mas ter comunhão com o mundo, encontrar consolo suficiente em nossas consolações carnais, preferir o convívio de nossos irmãos em Cristo à comunhão com Jesus — tudo isto equivale a entristecer nosso zeloso Senhor. O Senhor Jesus fica feliz quando permanecemos nEle e desfrutamos de constante comunhão com Ele. Muitas das provações que experimentamos removem o apego de nosso coração às pessoas e o fixa mais intimamente no Senhor.

Este zelo, que trabalha para nos manter perto de Cristo, deve ser uma consolação para nós. Se Ele nos ama sobremaneira, a ponto de se preocupar deste modo com o nosso amor, podemos ter certeza de que Ele não permitirá que coisa alguma nos prejudique e nos protegerá do mal de nossos inimigos. Oh! que tenhamos graça, neste dia, para manter nosso coração em sagrada castidade tão-somente para o nosso Amado, fechando os nossos olhos, com zelo santo, para as fascinações do mundo!

E os seus céus destilarão orvalho



E os seus céus destilarão orvalho.


Deuteronômio 33.28


Aquilo que o orvalho representa para o reino da natureza, isso mesmo é o que representa a influência do Espírito Santo no reino da graça divina. Quão imensamente eu necessito de sua influência! Sem o Espírito de Deus, sou uma planta ressecada e árida. Eu enfraqueço, desfaleço e morro.


Quão estimulantemente esse orvalho me refresca! Quando sou favorecido por recebê-lo, sinto-me feliz, animado, forte, elevado. Não preciso de mais nada. O Espírito Santo me outorga vida e tudo que essa vida exige. Todas as demais coisas, sem o orvalho do Espírito, são menos do que nada. Eu ouço, leio, oro, canto, participo da mesa de comunhão, mas não encontro nessas realizações qualquer bênção, enquanto o Espírito Santo não me visita. Todavia, quando Ele derrama seu orvalho sobre mim, todos os meios da graça se tornam agradáveis e proveitosos.


Que maravilhosa promessa é esta para mim! "Seus céus destilarão orvalho." Serei visitado pela graça. Não serei deixado a passar por minha estiagem natural, ou pelo calor intenso do mundo, ou pelos ventos ardentes das tentações de Satanás. Oh! que neste exato momento eu sinta o amável, tranqüilo e suficiente orvalho do Senhor! E por que não deveria senti-lo? Aquele que me fez de maneira semelhante à grama da campina, há de tratar-me como o faz à erva verde dos campos! Ele me refrescará dos céus. A erva verde não pode clamar por orvalho, assim como eu posso fazê-lo. Certamente, o Senhor que visita as plantas, que não oram, atenderá seu filho que clama.

O EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 7: Os elementos constituintes da igreja (Ef 2:1, 4-7)
Leitura bíblica: Rm 6:23; 8:16-18; Cl 2:14; Hb 2:14; 9:22
Ler com oração: Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16).
O EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO
Em razão do problema dos pecados, houve a necessidade de salvação. Deus, sendo cheio de misericórdia, providenciou que o Senhor Jesus nascesse de Maria, como descendente de Davi. Como tal, Ele participou de carne e sangue para resolver o problema dos pecados e livrar a humanidade do poder da morte (Hb 2:14). Quando o Senhor foi crucificado, Ele tomou nossos pecados sobre Si. Seu sangue foi derramado para nos purificar de todo pecado, pois sem derramamento de sangue não há remissão (9:22).
Quando cremos no Senhor Jesus, recebemos todos os benefícios da redenção, pois Sua morte substituiu a nossa. Nós é que deveríamos morrer, porque o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Mas, ao aceitarmos o Senhor como Salvador, a dívida pelo pecado foi cancelada diante de Deus por causa da morte de Cristo na cruz (Cl 2:14). O Filho de Davi derramou o sangue em nosso favor. Aleluia! Esse é o primeiro aspecto do evangelho de Deus – o evangelho da graça.
Além disso, quando foi crucificado, o Senhor eliminou o velho homem com suas concupiscências. Então, pela ressurreição, Ele foi designado Filho de Deus com poder e liberou a vida divina para sermos regenerados. A velha natureza que herdamos de nossos pais, em Adão, foi crucificada e ganhamos uma nova vida, a vida de Deus. Essa foi a regeneração, a primeira etapa de nosso relacionamento com Deus, pois a partir dela nos tornamos Seus filhos. Agora, como Filho de Deus, Sua vida pode nos salvar (Rm 5:10b). Quanto mais da vida divina nos é dispensada, mais nossa salvação é desenvolvida. O ponto máximo dessa salvação é nos fazer filhos maduros, conformados à imagem de Cristo, estando aptos para herdar a plena filiação e reinar com Ele (8:16-17). Esse é o segundo aspecto do evangelho de Deus – o evangelho do reino.
Por meio desses dois aspectos, ou passos, do evangelho, Deus salva o pecador e o torna Seu filho. Depois Ele continua salvando esse filho por meio de Sua vida até que se torne um herdeiro, um filho maduro, pronto para reinar com Ele. Que poder tem o evangelho completo!


Ponto-chave: Salvos pela morte de Cristo e regenerados pela vida de Deus.
Pergunta: Quais são os benefícios da redenção e da regeneração?


quinta-feira, 2 de maio de 2013

O MARAVILHOSO EVANGELHO DA GRAÇA


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 7: Os elementos constituintes da igreja (Ef 2:1, 4-7)

Leitura Bíblica: Rm 1:3; 5:8-10; 2 Co 5:21; Hb 4:15; 1 Pe 2:22

Ler com oração: Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos (Rm 3:23-24).

O MARAVILHOSO EVANGELHO DA GRAÇA

Nós fomos salvos pela graça. Para vermos mais sobre essa salvação, vamos dar uma olhada na Epístola aos Romanos, pois nela temos a revelação do evangelho completo, que nos mostra em detalhes a salvação de Deus.
A compreensão da maioria dos filhos de Deus acerca do evangelho se resume à obra redentora de Cristo que, por meio de Sua morte e ressurreição, nos purificou de nossos pecados e nos deu a vida eterna. A esse aspecto do evangelho chamamos de evangelho da graça, o qual está relacionado ao fato de sermos justificados pelo Seu sangue e salvos da ira de Deus (Rm 5:8-9). Contudo o evangelho possui outro aspecto: o evangelho do reino, que mostra a salvação de Deus por meio de Sua vida (5:10b). O primeiro aspecto do evangelho se refere ao Senhor Jesus como descendente de Davi (1:3). Jesus nasceu de Maria, tendo sido concebido pelo Espírito Santo. Da parte de Maria, o Senhor descendia da linhagem de Davi.
Quando lemos a história de Davi, vemos que ele cometeu muitos pecados graves como a cobiça, a fornicação e o homicídio. Nesse sentido, Davi representa toda a humanidade. Isso mostra que em nossa carne não habita bem nenhum, porque temos a mesma natureza pecaminosa que levou Davi a cometer aqueles pecados (Rm 7:15, 17). Na verdade, essa natureza foi inserida na humanidade desde quando Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Naquela ocasião, o pecado e a morte entraram no homem, e, desde então, existe a necessidade de salvação.
Ao encarnar como descendente de Davi, o Senhor Jesus se revestiu da natureza humana, mas Nele não havia pecado algum (2 Co 5:21; Hb 4:15; 1 Pe 2:22). Como Filho do Homem, Ele nasceu, cresceu, desempenhou Seu ministério e, por fim, foi crucificado e morto. Em Sua obra redentora, Ele providenciou a salvação de todo homem que Nele crê. Como Filho de Davi, o Senhor morreu na cruz em nosso lugar e se tornou o nosso Salvador. Não fizemos nada por merecer; foi Sua graça. Por isso Paulo afirma que fomos “justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo” (Rm 3:24). Somos gratos ao Senhor pela obra realizada por Ele na cruz. Esse é o maravilhoso evangelho da graça.


Ponto-chave: Justificados pelo sangue de Cristo e salvos da ira de Deus.
Pergunta: Que relação há entre o Senhor Jesus como descendente de Davi e nossa salvação?


quarta-feira, 1 de maio de 2013

A OBRA-PRIMA DE DEUS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 7:  Os elementos constituintes da igreja (Ef 2:1, 4-7)

Leitura bíblica: 1 Co 3:10; Ef 1:4-10, 13-14

Ler com oração:  Somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Ef 2:10).

A OBRA-PRIMA DE DEUS

Após nos salvar, o Senhor nos colocou na igreja, um ambiente de vida onde recebemos a palavra de Deus e também desfrutamos de Sua graça e amor. Efésios 1 nos revela que o Senhor nos concedeu toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais, em Cristo. Na igreja temos o dispensar do Deus Triúno, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo são dispensados a nós como vida.
Conforme Efésios 1:4-5, vemos a obra de Deus Pai, que nos escolheu antes da fundação do mundo e nos predestinou para a plena filiação. Em razão dessa predestinação, materiais que estavam indo para o lago de fogo foram resgatados para se tornar elementos constituintes da igreja. Nos versículos 6 a 12 vemos a obra do Filho, providenciando-nos, pela riqueza da Sua graça e pelo Seu sangue, a redenção, a remissão dos pecados. Então, nos versículos 13 e 14, vemos a obra do Espírito Santo, selando-nos com o penhor da nossa herança.
Quem poderia imaginar que pessoas inúteis para Deus, como nós, um dia estariam recebendo o dispensar do Deus Triúno? Por causa da morte de Cristo na cruz, isso se tornou possível. O que nos separava de Deus foi removido, e a vida divina pôde ser dispensada a todo aquele que Nele crê. Só podemos louvar e agradecer ao Senhor por tão grande graça.
Efésios 2:8-10 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. A palavra “feitura” em grego é a mesma que poiema, que quer dizer obra-prima.
Éramos indignos e não fomos salvos por qualquer obra própria, mas unicamente pela graça do Senhor. Agora devemos permitir que Deus trabalhe em nós e faça de nós Sua obra-prima. É como se fôssemos um pedaço de madeira destinado a se tornar carvão, mas que foi aproveitado por um escultor para com ele fazer sua melhor obra. Deus nos deu vida para nos transformar em materiais adequados para a edificação do Corpo de Cristo (1 Co 3:10). Louvamos ao Senhor por tão grande obra!


Ponto-chave: Permitir que o Senhor trabalhe em nós.
Pergunta: Em que ambiente recebemos o dispensar de Deus?