terça-feira, 8 de julho de 2014

CONHECER, TRANSMITIR E PRATICAR AS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - TERÇA-FEIRA

Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes (Jo 13:17). O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9).

Leitura bíblica: At 9:2, 14, 18-20, 22; 22:16

CONHECER, TRANSMITIR E PRATICAR AS VERDADES

As principais verdades da Bíblia foram trazidas pelos apóstolos. O apóstolo Paulo registrou em suas epístolas a revelação que recebeu de Deus quando estava nas regiões da Arábia. Já em idade avançada, os apóstolos Pedro e João também deram valiosas contribuições, segundo a experiência de seu convívio com o Senhor Jesus. Todas essas verdades devem ser aplicadas em nossa vida.

Diferentemente dos doze apóstolos, as experiências de Paulo com o Senhor Jesus começaram a partir de sua viagem a Damasco. Sua intenção, naquela viagem, era prender os que invocavam o nome do Senhor (At 9:2, 14). Contudo, no caminho, ele foi surpreendido por uma luz que brilhou ao seu redor, da qual veio uma voz que lhe dizia “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Paulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?”. Em seguida veio a resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 5). Assim, Paulo concluiu que aqueles cristãos, que invocavam o nome do Senhor, a quem ele perseguia, eram o próprio Senhor Jesus!

Em Damasco, Ananias, um discípulo de Jesus, foi comissionado para encontrar-se com Paulo e batizá-lo. Embora temesse a Paulo, por saber de sua aversão aos que invocavam o nome do Senhor, Ananias obedeceu à ordem do Senhor, foi até Paulo e lhe disse que ele seria designado apóstolo aos gentios (v. 15). Após batizado, invocando o nome do Senhor, Paulo saiu, imediatamente, a pregar afirmando que Jesus era o Filho de Deus (vs. 18-20; cf. 22:16).
Entretanto, no início, Paulo não fazia isso da melhor maneira, pois discutia muito com os judeus de Damasco. Como resultado de sua insistência, decorridos alguns dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida (9:22-23). Assim, no início de sua vida cristã, ele usou algumas vezes a visão que recebera para discutir, e não para suprir os outros com vida.

Podemos perceber o forte encargo do apóstolo Paulo com respeito à verdade a partir da leitura dos seguintes versículos: “Deus, nosso salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:4); e ainda: “O que de minha parte ouvistes através de muitas testemunhas, isto mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2:2). Em outras palavras, o apóstolo Paulo esperava que todos pudessem conhecer as verdades e transmiti-las a homens fiéis. Infelizmente as igrejas não seguiram suas palavras, tampouco as colocaram em prática.
Que possamos hoje receber as verdades escritas por Paulo, transmiti-las com Espírito e, em especial, colocá-las em prática!


Ponto-chave:
Colocar em prática as verdades.


Nenhum comentário: