segunda-feira, 16 de junho de 2014

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (1)

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)


Leitura bíblica: Mt 16:21-25; 17:1-8

Ler com oração: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á (Mc 8:35).

AS EXPERIÊNCIAS DE PEDRO (1)

Enquanto acompanhou o Senhor Jesus em Seu ministério terreno, Pedro foi por diversas vezes exposto em relação à sua vida da alma. Pela leitura dos evangelhos, podemos ver que ele tinha um caráter muito forte e também era precipitado no seu falar. Alguns dentre nós ainda podem ser muito parecidos com ele, especialmente quando preservam suas vontades, sua maneira própria, no serviço ao Senhor.
Em Mateus 16:21, o Senhor Jesus mostrou aos discípulos que Ele deveria ir a Jerusalém, onde seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. No ímpeto de preservar Jesus de qualquer sofrimento, Pedro chamou o Senhor à parte e começou a reprová-Lo (v. 22). No entanto Jesus o repreendeu severamente, dizendo que ele não cogitava das coisas de Deus e, sim, das dos homens (v. 23). Em seguida, no versículo 24, o Senhor ensina que, se quisermos segui-Lo, precisamos renunciar a nós mesmos. Naquele momento, aquela palavra foi endereçada principalmente a Pedro, mas podemos dizer que se aplica igualmente a nós hoje. Se quisermos salvar nossa vida (psiquê=alma), precisamos renunciá-la. Mesmo o lado bom da nossa alma, como no caso de Pedro tentando livrar o Senhor do sofrimento, pode ser uma pedra de tropeço para Deus e Sua obra.
Em seguida, no capítulo 17, Jesus levou três dos Seus discípulos – Pedro, João e Tiago – ao monte, onde foi transfigurado diante deles. Ao lado do Senhor, os discípulos viram Moisés e Elias, os quais foram muito usados por Deus no Antigo Testamento para conduzir o povo de Israel. Pedro, tomando a palavra, sugeriu que se fizessem três tendas, uma para Jesus, outra para Moisés, e uma terceira para Elias. Novamente Pedro foi exposto em seu ser natural, dessa vez diretamente pelo Pai celestial que disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (v. 5). Naquele instante, Pedro percebeu que, embora Elias e Moisés tivessem sido importantes no passado, a ordem de Deus para aquele momento era ouvir unicamente ao Seu Filho, Jesus.
Essas experiências que expuseram a Pedro nos mostram que podemos ser facilmente enganados quando confiamos em nós mesmos, usando o lado bom da nossa alma e sendo precipitados no falar. Hoje não temos o Senhor Jesus em carne conosco, mas, pelo Espírito que habita em nosso interior, podemos ser expostos em nossas atitudes. Assim, podemos nos arrepender e voltar ao Senhor. Pedro, com certeza, aprendeu as lições na caminhada com Jesus e pôde escrever epístolas cheias de experiências. Essa foi a maneira de o fogo do Espírito trabalhar nele no passado e de trabalhar em nós hoje.


Ponto-chave:  Não confiar em nós mesmos.

Nenhum comentário: