terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ILUMINADO POR DEUS E EQUIPADO COM AS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica: 2 Co 12:1-4; Ef 3:1-5; Cl 1:25

Ler com oração: Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1:11-12).

ILUMINADO POR DEUS E EQUIPADO COM AS VERDADES

As verdades bíblicas no Novo Testamento seguem duas linhas principais: uma é a dos doze apóstolos, representada principalmente por Pedro e João em sua maturidade; e outra é a de Paulo que, dentre os vinte e sete livros que compõem o Novo Testamento, escreveu catorze epístolas. Paulo foi equipado pelo Senhor Jesus para ser um apóstolo enviado aos gentios. Embora ele próprio não tivesse sido um dos doze discípulos do Senhor, obteve revelações diretamente do Espírito e foi utilizado por Deus para registrá-las em suas epístolas (Ef 3:1-5; Cl 1:25).
Em 2 Coríntios 12, Paulo registra a ocasião em que recebeu a revelação diretamente do Espírito: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis ao qual não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei: não, porém de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas” (vs. 1-4). Esse episódio possivelmente ocorreu no início de seu ministério, após o tempo em que ele permaneceu em Damasco.
Sabemos que a conversão de Paulo se deu no caminho de Damasco, quando uma luz do céu brilhou ao seu redor e ele ouviu a voz do Senhor. Pouco tempo depois, um discípulo de Damasco, chamado Ananias, o visitou e lhe disse: “O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (At 22:14-16). Paulo havia sido separado para o evangelho de Deus, porém ainda precisava ser equipado com as revelações para ser útil ao Senhor segundo Sua economia neotestamentária.
Graças a Deus pela luz que recebemos ao nos convertermos ao Senhor Jesus. Contudo, assim como Paulo, ainda precisamos ser equipados com as verdades do Novo Testamento e praticá-las para que possamos ser vasos úteis nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário: