sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)
Leitura bíblica:  Mt 24:14; 25:1-30; Ef 1:13; Rm 8:11; 1 Jo 5:12

Ler com oração:  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens (Mt 24:45-47).

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

O ministério de Espírito e vida significa que precisamos de dois itens: primeiro, do Espírito: quem creu no Senhor tem o Espírito em seu espírito humano (Ef 1:13; Rm 8:11). Em segundo lugar, da vida: quem tem o Filho tem a vida (1 Jo 5:12). Logo, não é uma questão de conhecimento, mas de crer e ter o Filho de Deus para obter vida. Todos os que têm a vida de Deus estão aptos para exercer o ministério do Espírito e da vida!
Nosso conceito de ministério é intimamente ligado com letra. Quando ouvimos dizer que está aqui um ministro de Deus, logo pensamos que é uma pessoa com muito conhecimento, que conhece muito da Bíblia. Porém o significado da palavra ministério é serviço. Portanto um ministro de Deus precisa estar cheio de Seu amor para servir as pessoas com o evangelho.
Em 1 Coríntios 8:1b-3 Paulo diz: “O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele”. O mero conhecimento da letra nos torna pessoas orgulhosas, e o orgulho nos impede de amar a Deus e aos homens. Para ser um ministro da nova aliança o mais importante não é saber, mas amar. Por amar o Senhor e as pessoas, um ministro do Espírito prega o evangelho, isto é, serve as pessoas com a Palavra.
Mateus 24:14 traz uma grande comissão do Senhor para nós: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Essa comissão foi dada aos servos do Senhor, e os capítulos 24 e 25 de Mateus nos mostram quais são as características desses servos, desses ministros. Em 24:45 vemos que eles são fiéis e prudentes. Então, no capítulo 25, vemos as virgens prudentes e os servos bons e fiéis. Portanto os termos “bom”, “fiel” e “prudente” mostram a atitude dos que querem ser aprovados pelo Senhor naquilo que Ele lhes entregou. Por outro lado, esses capítulos mostram que há os que não foram aprovados pelo Senhor. Eles são chamados de “néscios”, “maus” e “negligentes”.
Diante disso, precisamos nos perguntar: “Que temos feito com o que Deus nos entregou?”. Isso inclui tudo: as coisas espirituais e físicas. Tudo o que temos, veio Dele. Todos os dias Ele nos dá mais um dia para viver. Estar vivo é a porção diária que Deus nos dá. Porém precisamos nos perguntar: “Que estou fazendo da vida, do tempo, dos recursos que o Senhor me dá cada dia? Que estou fazendo da palavra e do Espírito que Ele me dá?”.
Que sejamos servos bons, fiéis e prudentes que alimentam com Sua Palavra os conservos que Ele nos confiou.

Nenhum comentário: