domingo, 26 de janeiro de 2014

NOSSA ATITUDE PARA COM DEUS E PARA COM TUDO QUE ELE NOS DEU

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 19: O ministério de Espírito e vida [1] – (Jo 14:16, 21, 23-24, 26; Ap 1:1-3)

Leitura bíblica:  2 Co 3:1-6; Hb 11:37-40

Ler com oração:  Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente [...]. Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus (2 Co 3:2-5).

NOSSA ATITUDE PARA COM DEUS E PARA COM TUDO QUE ELE NOS DEU

Gostaríamos de começar essa semana com algumas perguntas: “Qual tem sido sua atitude para com Deus? Qual tem sido sua atitude para com Suas palavras? Qual tem sido sua atitude para com tudo que Ele deu a você?”. Não podemos negar que Deus nos tem amado e Se dado a nós, entretanto, tudo o que Deus nos tem dado tem produzido o resultado que Ele espera? Por certo todos diremos que não. O Senhor nos deu tanto, e ainda vemos tão pouco produzido em nós.
Olhando a história da igreja, vemos homens que se consagraram, que deram a vida pelo Senhor. Muitas dessas histórias foram registradas; outras, não, pelo menos não diante dos homens, mas certamente estão registradas diante de Deus. Talvez perguntemos: “Que fez tais irmãos terem uma consagração assim? Será que o Senhor os amou mais do que a nós?”. Certamente não. É porque eles tiveram atitude adequada para com o Senhor e para com tudo que Deus fez por eles e neles (Hb 11:37-40).
Nesta semana veremos que há uma ligação total entre o ministério da nova aliança e o ministério de Espírito e vida. Na Segunda Epístola aos Coríntios, Paulo nos apresenta uma carta, não escrita em papel, mas no coração dos irmãos. Esse relato é extraordinário porque nos mostra que existe uma carta viva escrita no coração das pessoas. É uma carta de Cristo produzida pelo ministério da nova aliança, que é do Espírito e que dá vida (3:3, 6).
O termo ministério também significa serviço. Existe um serviço aos santos que produz uma carta de Cristo escrita neles. Essa carta não é escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Além disso, os que as escrevem têm confiança em Deus, e não em si mesmos, pois sabem que foi Ele que os habilitou a ser tais ministros. Isso é um grande encorajamento para todos os filhos de Deus, pois podemos ser capacitados, habilitados por Deus, como ministros dessa nova aliança, para cooperar com Ele e suprir vida a todos. Tudo depende da nossa atitude para com Deus, para com Sua Palavra e para com as pessoas.

Nenhum comentário: