quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A ECONOMIA DIVINA – DEUS DISPENSADO AO HOMEM PELA FÉ

ALIMENTO DIÁRIO

EXTRAINDO VIDA DOS ESCRITOS DE PAULO
 Dons, ministérios e operações – (1 Co 12:4-6)

Leitura bíblica:  Rm 10:12-17; 1 Co 6:17; Ef 1:10; 1 Tm 1:4

Ler com oração:  Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10:13-14).

A ECONOMIA DIVINA – DEUS DISPENSADO AO HOMEM PELA FÉ

Deus dá muita importância ao ministério e ao ministro da nova aliança. Um ministro da nova aliança precisa ser uma pessoa bem esclarecida na questão da economia divina. Esses ministros abrem as riquezas da Palavra para os demais filhos de Deus. Os que recebem e experimentam o trabalhar do Deus Triúno fazem parte do Corpo de Cristo e passam a ter o viver da igreja.
Não somente devemos compreender de forma objetiva a economia divina por meio de Efésios. O conteúdo dessa economia, que chamamos de “a Fé”, precisa ser trabalhado de maneira subjetiva em nossa fé, tornando-se nossa capacidade de crer e nossa realidade.
A palavra “economia” vem do termo grego oikonomía, que em Efésios 1:10 é traduzida por “dispensação” e em 1 Timóteo 1:4 é traduzida por “serviço”. Assim “o serviço de Deus na fé” é literalmente o “dispensar de Deus na fé”. Portanto a economia divina é dispensar, ou infundir, o próprio Deus em nós por meio da fé. Desse modo, Deus não será algo objetivo, fora de nós, mas será subjetivo, dentro de nós, e mesclado a nós em um só espírito (1 Co 6:17).
Pelo trabalhar de Deus em nós, essa Fé objetiva é dispensada a nós, isto é, é infundida em nossa fé subjetiva, e torna-se parte de nós. Nós devemos buscar isso no espírito para que se torne nossa realidade. Esse processo ocorre na vida da igreja.
Um ministro da nova aliança precisa muito que a economia divina seja trabalhada nele, isto é, que a Fé objetiva (o conteúdo da Palavra) seja trabalhada em sua fé subjetiva. Romanos 10:17 diz: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. O termo “pregação” no original é “ouvir”. Portanto a fé vem pelo ouvir a Palavra. Quanto mais a ouvimos, mais a fé é gerada em nós, isto é, mais a Fé objetiva é trabalhada em nós e se torna nossa fé subjetiva, nossa constituição e realidade.
Todo dia devemos invocar o Senhor, pois isso acelera esse processo. Que as palavras registradas na forma da letra sejam abertas para nos alimentar e nos fazer crescer! Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Ouvir a Palavra de Deus gera fé.

Nenhum comentário: