domingo, 25 de maio de 2014

UMA TRANSFORMAÇÃO MARAVILHOSA!

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 As verdades na forma da letra [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:1-16; 22:6-16

Ler com oração: Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna (1 Tm 1:15-16).


UMA TRANSFORMAÇÃO MARAVILHOSA!

Depois que o Senhor apareceu a Saulo no caminho para Damasco, ele ficou cego, e as pessoas o tomaram pela mão e o introduziram na cidade. A notícia da chegada de Saulo, o principal perseguidor dos que invocavam o nome do Senhor, certamente já havia chegado a Damasco, e os irmãos ali deveriam estar apreensivos. Quando o Senhor em visão disse a Ananias que fosse ver Saulo na casa onde estava hospedado, ele Lhe respondeu: “Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome” (At 9:13-14).
Ananias, sabedor da fama de Saulo, retrucou. Todavia o Senhor lhe disse que fosse assim mesmo, pois Paulo era um instrumento escolhido para levar o Seu nome, não somente aos judeus, mas também aos gentios (vs. 15-16). Ao chegar aonde Saulo estava e expor-lhe a visão que recebera do Senhor, Ananias lhe disse: “Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” (v. 17). Nesse momento, seus olhos se abriram, e Saulo voltou a ver. Depois Ananias afirmou: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (22:16). Logo Paulo se dispôs e, em Damasco, começou a pregar a Jesus como o Cristo.
Desse modo, aquele que prendia os que invocavam o nome do Senhor tornou-se mais um para propagar esse nome maravilhoso. Não tardou para que se iniciasse uma perseguição dos judeus contra ele. Que transformação maravilhosa houve na vida de Paulo!
Aquele que antes perseguia os cristãos, naquele momento dizia que, por ele mesmo, não era capaz de pensar alguma coisa, como se partisse dele; pelo contrário, sua suficiência vinha de Deus. Ele que, antes, era um ministro da letra foi habilitado para ser ministro de uma nova aliança, do espírito. Antes, como ministro da velha aliança, da letra, o resultado era só morte; agora, como ministro do Espírito, seu encargo era suprir a vida de Deus aos outros (2 Co 3:5-6).
Os ministros da nova aliança devem sempre exercitar o espírito, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida. Uma maneira simples de voltar ao espírito e exercitá-lo é invocar o nome do Senhor. Podemos dizer que invocar o nome do Senhor e levar outros a fazê-lo é um ministério. Os doze apóstolos aparentemente foram forçados a parar esse ministério em Jerusalém por causa da perseguição dos judeus. O Senhor, contudo, levantou Paulo para dar prosseguimento e ajudar muitos outros a invocar o Seu nome. Em outras palavras, esse serviço, ou ministério, não podia parar.
Hoje também devemos ser ministros da nova aliança, voltando-nos sempre ao espírito, onde habita o Espírito que dá vida. Quanto mais invocarmos o nome do Senhor, mais salvos seremos e mais da vida divina provaremos. Aleluia!


Ponto-chave:  De perseguidor a perseguido, por causa do nome do Senhor.

Nenhum comentário: