quarta-feira, 21 de maio de 2014

GALILEUS CHEIOS DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 8: As verdades na forma da letra [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 1:2-3, 14; 2:1-4, 14-21

Ler com oração: Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra (At 1:8).


GALILEUS CHEIOS DO ESPÍRITO

Antes de Sua ascensão, o Senhor apareceu aos Seus discípulos durante quarenta dias, falando-lhes das coisas relativas ao reino (At 1:3). Ele também lhes disse que permanecessem em Jerusalém até que o Pai cumprisse Sua promessa e lhes enviasse o Espírito (v. 4). Eles obedeceram à palavra do Senhor e perseveraram unânimes em oração por dez dias (v. 14). Não era fácil para esses cento e vinte galileus ficarem juntos e orarem por tanto tempo – poucos dias antes, alguns estavam discutindo quem seria o maior (Mc 9:34). Quando se cumpriu o dia de Pentecostes, porém, eles, que já haviam recebido o Espírito Santo dentro deles (Jo 20:22) e, por meio da oração, se esvaziado de si mesmos, estavam prontos para receber o derramento do Espírito exteriormente.
Naquele dia, a promessa do Pai foi cumprida, e todos ficaram cheios do Espírito Santo, passando a falar em outras línguas (At 2:1-4). Esse foi o derramamento exterior do Espírito para revesti-los de poder. Foi por isso que esses galileus tiveram tanta coragem para falar do Senhor Jesus diante das pessoas em Jerusalém. A Galileia era uma região desprezada, e Jerusalém era a capital e a maior cidade de Israel. Eles precisavam ser revestidos de poder para falar num ambiente onde o público tinha uma cultura tão elevada.
Ao pregar para aqueles judeus vindos de várias partes do mundo, Pedro e os onze estavam cheios do Espírito por dentro e por fora, a ponto de terem a ousadia de dizer: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (v. 36). O Espírito Santo, derramado sobre eles, deu-lhes o poder para falar o evangelho aos moradores de Jerusalém, os mesmos que quarenta dias antes estavam diante de Pilatos, gritando: “Crucifica-o! crucifica-o!” (Lc 23:21).
O que atraiu a atenção desses judeus vindos de diversas nações e os deixou admirados foi que eles ouviam, cada um em sua língua, o que os discípulos falavam (At 2:9-11). Alguns, porém, zombando, falavam que os discípulos deviam estar embriagados (v. 13). Foi nesse momento que Pedro se levantou com os onze e começou a pregar-lhes o evangelho.
Pedro lhes afirmou que eles não estavam embriagados, e sim cheios do Espírito (vs. 14-18), e que ali estava se cumprindo a profecia dita por Joel, segundo a qual nos últimos dias o Espírito de Deus seria derramado e haveria várias manifestações. Porém a profecia também mostrava que, para ser salvo e ganhar a vida divina, aquelas manifestações não eram suficientes. Se alguém quisesse ser salvo, precisava tão somente fazer uma coisa: invocar o nome do Senhor (v. 21).
A partir daquele momento, bem no início da vida da igreja em Jerusalém, muitos começaram a invocar o nome do Senhor. No mesmo dia, quase três mil pessoas foram batizadas. Mais tarde o número dos homens que creram, chegou a quase cinco mil (4:4). Com esse acontecimento, os líderes do judaísmo não estavam nada contentes. Em seu zelo e, não sabendo o que fazer com os que criam no nome de Jesus, começaram a persegui-los. O Senhor, no entanto, já havia predito que eles seriam perseguidos, e, baseados nisso, os discípulos permaneceram firmes. Além disso, essa perseguição demonstrou a providência do Senhor para ganhar um vaso que seria muito útil em Suas mãos: o apóstolo Paulo.
Podemos ver a partir desses fatos que, ao nos esvaziar, somos cheios do Espírito e ganhamos intrepidez para testemunhar a palavra do Senhor em qualquer circunstância. Também vemos que, quando invocamos o nome do Senhor, até mesmo as perseguições serão usadas para o Senhor cumprir Seu propósito.


Ponto-chave:
Esvaziar-nos de nós mesmos para ser enchidos pelo Espírito.

Nenhum comentário: