domingo, 24 de novembro de 2013

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica:  Mt 3:11; 17:24-27; 24:14; 28:19-20; 1 Pe 4:12-13; Ef 5:17-18

Ler com oração:  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12).

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

Mesmo após ter tido a revelação de que deveria ouvir somente ao Senhor Jesus, Pedro ainda cedia à influência de sua vida da alma (Mt 16:5c; 17:24-27). Pedro aprendeu que a vida da alma não pode ser eliminada pelos sofrimentos exteriores, pois essas circunstâncias nos levam a buscar a Deus apenas temporariamente. Uma vez cessada a dificuldade, temos uma forte tendência de voltar a estar sob o ego e suas inclinações. Para negarmos a vida da alma efetivamente, precisamos de algo muito mais poderoso do que o sofrimento; necessitamos nos arrepender cabalmente todas as vezes que o fogo do Espírito nos queimar interiormente a fim de eliminar nossas impurezas (Mt 3:11; 1 Pe 4:12-13). Como Pedro experimentou o queimar do fogo do Espírito, ele pôde atestar que o batismo com Espírito Santo e com fogo é eficaz para nos libertar da influência da vida da alma.
Conforme a parábola do semeador em Mateus 13, o coração do homem muitas vezes se assemelha a um terreno cheio de espinhos (v. 7). É muito difícil exterminá-los, pois, ainda que sejam arrancados, se os deixarmos ali, voltam a crescer. Assim é a nossa vida da alma. Quando somos contristados pelo sofrimento, podemos lidar com ela temporariamente, tornando-nos humildes e mansos, mas logo depois ela volta a se manifestar. Para eliminar gradativamente a vida da alma, precisamos do Espírito Santo, pois com Ele há fogo. Quando invocamos o Senhor e somos fervorosos de espírito, o fogo que está no Espírito queima nossas impurezas. Não somente isso, mas o fogo do Espírito também extingue todas as coisas negativas, como os pecados, a carne e o mundo. Quando permitimos que o fogo do Espírito queime essas coisas, podemos desfrutar da harmonia em nosso lar, em nosso viver da igreja, em nossa vida social e profissional.
Também precisamos ser fervorosos de espírito quando nos dedicamos a propagar o evangelho do reino (Mt 24:14; 28:19-20; Ef 5:17-18). Essa é a comissão que o Senhor nos confiou, essa é a nossa causa, por isso devemos lhe dar especial importância. Quando deixamos de pregar o evangelho do reino, passamos a dar espaço à vida da alma, discutindo questões que não têm importância. Quando, porém, o evangelho do reino é nossa meta, não nos preocupamos com outra coisa, senão fazer a vontade do Senhor para trazer o Seu reino. Aleluia!


Ponto-chave: Queima Senhor, minhas impurezas!

Pergunta: Como a vida da alma de Pedro foi sendo eliminada gradualmente?

Nenhum comentário: