sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Espírito e fogo (1 Pe 1:3-7; 4:12-13; Mt 3:11)

Leitura bíblica: 1 Pe 1:6-9

Ler com oração: Todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito (2 Co 3:18).

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

Em 1 Pedro 1:5 lemos: “Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. Isso se refere à plena salvação de Deus. Nosso espírito foi salvo e regenerado mediante a obra redentora de Cristo. Nosso corpo mortal será salvo e transfigurado no dia em que o Senhor retornar (1 Co 15:52; Fp 3:20-21). Hoje, entretanto, somos responsáveis pela salvação de nossa alma.
A salvação da alma depende de cada um de nós (Mt 16:25-26). Para que isso ocorra, é necessário que neguemos a nós mesmos para que sejamos transformados por meio do Espírito e da vida que está em nós. O problema é que na alma está o ego, que quer ser independente de Deus e deseja buscar seus próprios interesses. Por essa razão a experiência de Pedro é tão significativa para nós, pois ele aprendeu a lidar com sua vida da alma e por fim foi transformado.
Em Mateus 16:24-25 lemos: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á”. Esse é o caminho para salvarmos nossa alma.
Pedro, então, nos diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1 Pe 1:6-9). Logo, a salvação da alma ocorre na medida em que o valor de nossa fé cresce por meio de várias provações.
Pedro compara esse processo ao método de purificação do ouro pelo fogo (v. 7). Esse fogo é o fogo santificador do Espírito, descrito em Mateus 3:11. Uma vez que nos voltemos ao espírito, nossa alma pode ser purificada pelo fogo do Espírito que está nele. Assim como o ouro fica mais puro quando submetido a maiores temperaturas, nossa alma é purificada quando a submetemos ao fogo santificador do Espírito. Por meio dessa ilustração podemos entender qual é a melhor maneira de remover as impurezas da alma. Quanto menos impureza, maior o valor da nossa fé, e esse valor é mais precioso que o ouro. Desse modo, quando o Senhor retornar, receberemos louvor, glória e honra.


Ponto-chave: Exultar nas provações.

Pergunta: De que modo nossa alma pode ser purificada de suas impurezas?

Nenhum comentário: