terça-feira, 29 de outubro de 2013

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO -SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério (1 Co 12:4-6; Ef 4:11-12)

Leitura bíblica: Ef 1:3-14; 2:1-10; 3:2, 17; 4:7-12 

Ler com oração: Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho de seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:11-12).

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO

Efésios 1 nos traz um resumo da economia neotestamentária de Deus. A essência do Seu plano é resgatar o homem, por meio do perdão dos pecados, e infundir-lhe Sua vida, de modo a transformar pessoas outrora inúteis em úteis para governar com Ele no mundo que há de vir.
No capítulo 2, vemos os elementos constituintes da igreja e o modo como a misericórdia de Deus nos alcançou (vs. 1-10). O capítulo 3, por sua vez, fala dos mordomos, que cooperam com Deus no cuidado com os membros do Corpo de Cristo. São os oikônomos, verdadeiros “garçons” espirituais, que alimentam as pessoas com o evangelho completo, especialmente com o evangelho do reino, por meio dos livros espirituais. Ao falar do mordomado, Paulo ora para que estejamos arraigados e alicerçados no amor que vem do Senhor (v. 17).
Nos capítulos 4 a 6, Paulo nos mostra os cinco tipos de andar cristão: andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito. Nossa ênfase nesta semana, contudo, será no aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério.
Em Efésios 4, lemos que “ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (v. 11). Aqui vemos alguns mordomos que foram especialmente preparados pelo Senhor para o aperfeiçoamento dos santos. Portanto, esses homens que Deus deu à igreja não são para substituir o funcionamento normal dos membros do Corpo de Cristo. O avião, que representa a economia neotestamentária de Deus, não irá decolar se a asa correspondente à igreja tiver apenas um pequeno grupo que funcione e a grande maioria dos membros permanecer inativa. O objetivo do aperfeiçoamento é fazer com que todos desempenhem o seu serviço, ou seja, funcionem dando sua justa cooperação, para a edificação do Corpo de Cristo (v. 12). Assim, essa “asa” poderá funcionar e o “avião, levantar voo” e cumprir toda a economia neotestamentária de Deus.


Ponto-chave: Todos precisamos ser aperfeiçoados.
Pergunta: Qual a função dos homens-dons que Deus concedeu ao Corpo de Cristo?

Nenhum comentário: