sábado, 22 de junho de 2013

PRATICAR A VERDADE POR MEIO DO MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 6 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 14: Praticar a verdade (2 Jo 1-6)
Leitura bíblica: Jo 1:4, 14; 5:39-40; 1 Jo 1:1-3; Ef 1:5, 7, 13-14
Ler com oração: Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:5-6). O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63).

PRATICAR A VERDADE POR MEIO DO MINISTÉRIO DE ESPÍRITO E VIDA DE JOÃO

Por meio do Evangelho de João percebemos que seu ministério é de Espírito e vida. Em vários capítulos ele destaca esse aspecto. Em João 3:6 lemos: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Além dessas palavras, ele também registrou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5:39-40). Em João 6:63, então, ele destaca as palavras ditas pelo próprio Senhor: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.
Em sua maturidade o ministério de João estava centrado no Espírito e na vida. Ele não enfatiza as verdades ou o conhecimento doutrinário, mas sim o Espírito e a vida que estão na Palavra, o Verbo da vida (1 Jo 1:1-3). Além de criar todas as coisas, João escreve que a vida estava no Verbo, e essa vida era a luz dos homens (Jo 1:4). Então, o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de realidade (v. 14). João absorveu essa revelação e ajudou os efésios não só a compreendê-la, mas desfrutá-la e aplicá-la.
Através do ministério do Espírito e vida desfrutamos das bênçãos descritas em Efésios 1, a benção do Pai, a benção do Filho e a benção do Espírito. Regozijamo-nos com o fato de termos sido predestinados pelo Pai para sermos Seus filhos (Ef 1:5), louvamos ao Filho por ter-nos redimido segundo a abundância de Sua graça (v. 7), e glorificamos ao Espírito por garantir nossa herança em Deus (vs. 13-14). Tais revelações não foram dadas para nos constituir de conhecimento e doutrinas; antes, são para nosso desfrute e alegria no Espírito Santo. Aleluia!
Por isso para nós é um grande privilégio termos a oportunidade de viver a vida da igreja segundo esse ministério do Espírito e da vida. Damos graças ao Senhor pelas revelações apresentadas por Paulo no livro de Efésios e pela grande contribuição dada por João, que, por meio de seu ministério, nos ajuda a viver a realidade dessas revelações. Assim nos tornamos sensíveis à direção do Espírito, que nos habilita a realizar Sua obra, apressando a vinda do Senhor e a manifestação de Seu reino.


Ponto-chave: A Palavra não é para nos encher de conhecimento, mas de Espírito e vida.
Pergunta: Por que o ministério de João é tão importante para apressarmos a volta do Senhor?

Nenhum comentário: