domingo, 8 de dezembro de 2013

ANDAR NA LUZ E PRATICAR A PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - DOMINGO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Em espírito e em verdade (Jo 4:23-24; 3 Jo 3-4)

Leitura bíblica:  Is 58:4-12; Mt 7:24-27; Lc 6:46; Jo 11:9-10; 1 Jo 1:7

Ler com oração:     O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam (Is 58:11).

ANDAR NA LUZ E PRATICAR A PALAVRA

Outro aspecto de nossa experiência com o Senhor é que Deus é luz e, se andamos na luz, temos comunhão uns com os outros (1 Jo 1:7).
Em João 11:9-10 o Senhor afirma: “Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz”. Assim como precisamos da luz para fazer nossas atividades diárias, também precisamos ser iluminados para fazer a vontade de Deus. Ele é luz, e a luz sempre traz ação, conforme 1 Tessalonicenses 5:4-8: se somos do dia, não dormimos; pelo contrário precisamos vigiar e ser sóbrios, pois se dormimos, é sinal que ainda estamos na noite.
Não basta chamar Cristo de Senhor; temos de fazer o que Ele nos manda (Lc 6:46). Quem ouve e não pratica, edifica a casa sobre a areia; quem ouve e pratica, edifica a casa sobre a rocha (Mt 7:24-27). Quem só ouve também edifica, mas sobre a areia; essa é uma sensação falsa de segurança. Na primeira tempestade, no primeiro vento, tudo cai.
Em Isaías 58:4-7 o Senhor fala do verdadeiro jejum: soltar as amarras da impiedade, desfazer as ataduras da servidão, deixar livres os oprimidos, despedaçar todo jugo, repartir o pão com o faminto, recolher em casa os desabrigados, cobrir o nu e não se esconder dos seus semelhantes. Hoje vemos tanta gente presa e oprimida ao nosso lado, e ainda dizemos: “Coitado de mim, coitado de mim; estou jejuando”. Deus não quer uma vida de aparência. No passado vivíamos escondidos dos que estavam “nus”, isto é, dos que não estavam “vestidos” com a justiça divina. Hoje o Senhor nos deu ferramentas para fazermos tudo o que Ele almeja que façamos.
Nos versículos 8-10 lemos: “Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda; então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia”. Almejamos que essas palavras sejam nosso testemunho: que não apenas as falemos, mas que elas sejam práticas em nosso viver. Que esse trecho da Palavra seja a descrição de nossa vida, dos momentos mais felizes de nossa vida cristã, sendo um com o Senhor em realidade.
Por fim os versículos 11-12 afirmam: “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável”. Chegou a hora de praticar essas verdades, para que esse trecho da Palavra se torne realidade para cada um de nós!
Vivemos os tempos finais, em que o Corpo será edificado, a Noiva preparada, e os reinos desse mundo se tornarão de nosso Senhor e do seu Cristo. Haverá um grupo que terá a atitude correta, adequada, para com as verdades, e, então, com essas pessoas Deus trará o fim. Queremos estar incluídos nesse grupo ou não?


Ponto-chave:  Nossa luz romperá como a alva.
Pergunta:  Que relação há entre andar na luz de 1 João 1:5-7 e Isaías 58:4-12?

Nenhum comentário: