terça-feira, 5 de novembro de 2013

OS HOMENS-DONS E O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Andar na graça e na verdade (Ef 4:1, 7, 17, 21)

Leitura bíblica:  Sl 135:13; 146:10; 1 Co 14:3-4; Ef 4:13-16; 2 Tm 4:5

Ler com oração: Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:11-12).

OS HOMENS-DONS E O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS

Ontem vimos a graça relacionada ao ministério e seus três aspectos; hoje, veremos a graça relacionada ao aperfeiçoamento dos santos. O mesmo que nos concede graça para vivermos a vida da igreja, também nos concede apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para nos aperfeiçoar, a fim de desempenharmos o nosso serviço, isto é, realizarmos a obra do ministério, que é a edificação do Corpo de Cristo (Ef 4:11-12).
Esses cinco homens-dons que foram dados ao Corpo de Cristo, estão dotados do ministério da Palavra. Os apóstolos são aqueles que são enviados. Alguns destes são enviados para longe – América do Norte, América Central, Europa e África –; outros para bem perto – aos seus vizinhos, a um bairro próximo etc. Como enviados, precisam falar a Palavra do Senhor, como fazem os colportores que são enviados para apresentar os livros às pessoas para que, assim como as palavras neles contidas mudaram sua vida, podem mudar a vida de outros também.
Os profetas são aqueles que falam pelo Senhor (1 Co 14:3-4). Há aqueles que ministram a Palavra e, há também, aqueles que depois da mensagem, compartilham em pequenos grupos o que aprenderam. Essa prática de falar se estende aos grupos familiares nas casas, no BooKafé caseiro e nos grupos de leitura no BooKafé.
Os evangelistas são aqueles que pregam o evangelho e levam as pessoas a invocar o nome do Senhor (2 Tm 4:5). Já os pastores e mestres são aqueles que apascentam os irmãos e lhes ensinam a praticar as verdades contidas na Bíblia; diferentemente dos apóstolos, profetas e evangelistas, que saem de suas cidades para abrir novas frentes, atuando numa esfera menor, numa cidade.
Especialmente os profetas, precisam se entregar ao ministério da Palavra, para encorajar os santos. Eles não só recebem a Palavra e sua comissão, como praticam o que receberam. Eles devem dedicar um bom tempo à oração, à leitura da Bíblia e à visitação, para que, quando forem ministrar a Palavra, saibam suprir as diversas necessidades da igreja. Uma igreja encorajada e feliz, também serve, oferta e pratica a Palavra.
Prosseguindo, Paulo diz: “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4:13-14). Como pessoas que estão sendo preparadas para reinar, precisamos tomar cuidado com os “ventos” desencorajadores. Se, de alguma forma, esses ventos se aproximarem de nós, precisamos estar firmes e convictos da visão e comissão que recebemos do Senhor. Se ainda não estamos fundamentados na Palavra e na visão que recebemos, devemos além de orar, talvez até jejuar e pedir ao Senhor que nos dê clareza de Sua vontade.
Nos versículos 15 e 16 lemos: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”. Cada parte precisa dar sua contribuição. Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres não foram dados para substituir os santos, mas para aperfeiçoá-los.
Geração após geração, o Senhor tem aperfeiçoado Seus filhos. Como numa corrida de revezamento, Ele levanta os mais jovens para prosseguir com a comissão que tem confiado ao Seu povo (Sl 135:13; 146:10). Aleluia!



Ponto-chave: Dedicar tempo à oração, à leitura da Palavra e à visitação.

Pergunta: Em que você tem contribuído para que o Corpo de Cristo seja edificado?

Nenhum comentário: