ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 / SEGUNDA-FEIRA
NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)
Leitura bíblica: Ef 5:1-17
Ler com oração: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará (Ef 5:14).
ANDAR NO AMOR E NA LUZ
Em Efésios 5:1-2, Paulo fala que, se queremos levar a cabo o plano de Deus para trazer Seu reino à terra, precisamos andar em amor. Andar em amor significa ter uma vida de sacrifício em favor de outros. Cristo nos amou, por isso Se entregou por nós como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave. Se tivermos o amor infundido em nós pelo dispensar do Deus Triúno, mostrado em Efésios 1, também teremos o mesmo amor para dispensar às pessoas, ou seja, nós nos sacrificaríamos em favor delas. Somente com esse amor somos capazes de deixar o sossego do lar e sair em busca de outros, pregando o evangelho e servindo ao Senhor sempre em favor deles. Com esse tipo de andar no amor é que vamos cumprir nossa comissão.
Efésios 5:8 também nos mostra que não podemos andar como andávamos antes, nas trevas, cheios de coisas vergonhosas que fazem os que não vivem na luz. Que deixemos esse tipo de viver e andemos na luz!
Vivemos numa época em que o mundo está muito ousado, dita regras e tendências, afetando cada vez mais a moralidade e a ética. O mundo todo segue essa corrente. Mas não precisamos lutar meramente pela ética e moral; precisamos andar na luz. É a luz que reprova as trevas. Quando andamos na luz, sentiremos repulsa das obras das trevas. Portanto, precisamos andar no amor e na luz, para que o plano de Deus se cumpra na terra.
Efésios 5:3-4 diz: “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças”. O termo impudicícia quer dizer fornicação, prostituição e o termo chocarrice significa piada, zombaria. Não estamos dizendo que, às vezes, não devamos nos descontrair, mas precisamos evitar chocarrices, palavras vãs, conversação torpe e palavras de baixo calão, que o mundo constantemente usa, porque somos filhos da luz. De nossa boca devem sair palavras de graça e de vida para suprir as pessoas (v. 5). Isso nos fará ter herança no reino.
Nos versículos 6-13, Paulo continua a mencionar itens das trevas: não dizer palavras vãs, pelas quais vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência, não ser cúmplice nas obras infrutíferas das trevas e sim reprová-las; nem mesmo nos referir ao que eles fazem em oculto, pois é vergonha. Mas a luz manifesta todas as coisas e os frutos da luz, que são bondade, justiça e verdade, são opostos às obras das trevas.
O versículo 14 diz: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”. Se queremos andar no amor e na luz, está na hora de nos levantarmos, não podemos ser cristãos acomodados, que permanecem sentados ou até deitados. Devemos nos levantar! Que nosso viver cumpra o propósito de Deus (vs. 15-16). É preciso remir o tempo, ganhar cada minuto, cada segundo, vivendo na luz e no amor, para sermos úteis ao Senhor (v. 17). Não queremos perder tempo. Que o Senhor nos revele de fato qual é Sua vontade!
Ponto-chave: Despertar, levantar e andar.
Pergunta: Que tipo de palavras deve sair da boca dos que são filhos da luz?
Nenhum comentário:
Postar um comentário