domingo, 20 de outubro de 2013

PROMOVER O DISPENSAR DE DEUS NA FÉ

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES -  A Fé (1 Tm 1:3-4)

Leitura bíblica:  Mt 4:19; 11:28; 28:19; At 1:8

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas (Ef 3:8-9).

PROMOVER O DISPENSAR DE DEUS NA FÉ

Entre seu primeiro e segundo aprisionamentos, Paulo voltou a visitar as igrejas e novamente foi a Éfeso quando seguia para a Macedônia. Ao constatar que alguns dos irmãos se envolviam com coisas que nada tinham a ver com a economia de Deus, Paulo escreveu a Timóteo rogando que permanecesse ainda em Éfeso para admoestar a certas pessoas, a fim de que não ensinassem outra doutrina, nem se ocupassem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promoviam discussões do que o serviço de Deus, na fé (1 Tm 1:3-4).
A palavra serviço no grego é oikonomía, ou seja, economia. Ensinar outra doutrina, ou ensinos diferentes que não produzem a economia de Deus, refere-se a buscar novidades e curiosidades que nos desviam do centro do plano de Deus para o homem, revelados na Bíblia. Era como se Paulo falasse a Timóteo: “Fala para essas pessoas que não ensinem outras coisas, mas permaneçam no que ouviram, nos itens centrais do propósito de Deus. O que eles estão falando são fábulas e genealogias sem fim, que só promovem discussões, mas não promove, em nada, a economia de Deus na fé”.
A palavra grega oikonomía é composta de dois radicais: oikós, que quer dizer casa, e nómos, que significa lei; ou seja, é uma lei da casa, ou, em termos de hoje, uma administração doméstica. Todas as donas de casa têm uma administração familiar: sabem que toda semana têm de abastecer a despensa, anotam o que foi consumido na casa e quanto precisam comprar; administram os recursos financeiros planejando o que devem ou não comprar.
Igualmente em Sua casa, que é a igreja, Deus tem uma economia: Ele sabe o que Seus filhos precisam e o quanto precisam. Desse modo Ele usa os irmãos líderes para ir até a “despensa” obter alimento espiritual para Seus filhos. Essa é a economia divina, Seu dispensar, que temos provado por tanto tempo.
Que possamos nos preocupar mais em alimentar os filhos de Deus com Suas riquezas para que cresçam de maneira saudável. Graças ao Senhor por Seu cuidado conosco!


Ponto-chave: Promover a economia de Deus na fé
.
Pergunta: Que significa promover a economia de Deus na fé?

Nenhum comentário: