sábado, 19 de outubro de 2013

A ECONOMIA DE DEUS NOS LIVROS DE GÁLATAS, COLOSSENSES E EFÉSIOS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 / SÁBADO


SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 04: O ministério epistolar de Paulo (Gl 3:14; 5:25; Ef 1:3; Cl 1:18; Fp 3:14; Fm 11)

Leitura bíblica: Gl 1:13-16; 2:20; 3:14; Ef 1:22-23

Ler com oração: [Em Cristo] foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste (Cl 1:16-17).

A ECONOMIA DE DEUS NOS LIVROS DE GÁLATAS, COLOSSENSES E EFÉSIOS

Para melhor compreendermos a economia neotestamentária de Deus nas principais epístolas de Paulo, o Senhor nos concedeu a ilustração de um avião (vide ilustração na pág. 93). O corpo desse avião ou sua fuselagem representa o livro de Gálatas, que nos apresenta um panorama geral da economia divina.
Nessa epístola, vemos que Paulo, um fariseu que devastava as igrejas e era zeloso das tradições de seus pais, tornou-se útil para Deus, conforme o testemunho que deu: “Aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim” (Gl 1:15-16). E completou: “Não sou mais eu quem vive mas Cristo vive em mim” (2:20). Isso é possível, pois Cristo não está mais em carne, já se tornou o Espírito; é por meio do Espírito que a bênção de Abraão chegou a nós(3:14). Aleluia! No Espírito temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo como revelado no Evangelho de João (14:16-17, 20). Além disso, o livro de Gálatas nos mostra que não somente devemos começar no Espírito, como também viver e andar Nele, a fim de cumprirmos a vontade de Deus (3:3; 5:16, 25).
Somente a fuselagem, entretanto, não é suficiente para esse “avião” levantar voo. Ele precisa de duas asas que são representadas por Efésios e Colossenses. Colossenses fala do mistério de Deus, que é Cristo (2:2). Ele é a imagem do Deus invisível, e todas as coisas foram criadas por meio Dele e para Ele (1:16). Ele é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste (v. 17). Ele é a Cabeça do Corpo, da igreja e deve ter a primazia sobre todas as coisas. Em poucas palavras: Ele é tudo, sem Ele não temos nada (3:11).
Jesus Cristo é o primogênito dentre os mortos (1:18). O Senhor se tornou um Homem e viveu uma vida totalmente de acordo com a vontade de Deus. Em nenhum momento Ele viveu segundo Sua própria vontade, opinião ou buscando Sua própria glória. Jesus viveu uma vida de negar e esvaziar a Si mesmo. Ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou sobremaneira, e Lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que todo joelho se dobre e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Com o fim de desfrutarmos da realidade de tudo o que Ele é e tem, precisamos praticar a maior das verdades – invocar o nome do Senhor. Esse nome é o único em que há salvação!
O “avião” mencionado acima ainda não está completo porque falta uma asa. Essa asa é o livro de Efésios, que revela o mistério de Cristo, que é igreja (3:4-6). Portanto, a igreja é essa asa, porque ela é o Corpo vivo de Cristo (1:22-23). Nós, como membros desse Corpo, precisamos movimentar-nos, exercitando os dons até se tornarem ministérios, por meio de exercitar o dom da Palavra, dos serviços e das ofertas de riquezas materiais. Para o exercício desses dons, Deus nos concedeu a vida da igreja, e também algumas ferramentas para acelerar a divulgação de Sua Palavra como o BooKafé e a colportagem. O primeiro passo é invocar o nome do Senhor (1 Co 12:1-3). Quando os membros se movimentam, essa “asa” faz com que a economia de Deus atinja seu alvo.


Ponto-chave: Cristo é tudo. Sem Ele não temos nada.

Pergunta: O que é revelado nos livros de Gálatas, Colossenses e Efésios?

Nenhum comentário: