segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O MINISTÉRIO DE JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ

MENSAGEM CAPITULO 4 - A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO
Leitura bíblica: Jo 21:15-22

Ler com oração: Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me. Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me (Jo 21: 15-22)

O MINISTÉRIO DE JOÃO (PÁG 62-64)

No último capítulo do Evangelho de João, vemos que, depois que o Senhor Jesus ressuscitou, Pedro levou os discípulos para pescar. Então o Senhor lhes apareceu e, depois de tê-los alimentado, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que todas essas coisas?” (Jo 21:15a - lit.) “Essas coisas” se referiam às coisas que davam sustento a Pedro, o qual respondeu três vezes: “Senhor, eu te amo” (vs. 15b, 16 b, 17b).
O Senhor, diante da resposta confirmada, disse-lhe: “Quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias” (v. 18). Em outras palavras: “Pedro, você podia andar conforme sua vida da alma desejasse. Agora, porém, Eu já morri na cruz por você, para resolver o problema de seu pecado; também morri na cruz com você para crucificar seu velho homem. Pedro, você já foi crucificado e virá o dia em que não mais andará conforme seu querer, sua preferência. Outro o cingirá e o levará por onde você não quer”.
Ali o Senhor mostrava a Pedro que o crescimento da vida divina nele ia restringi-lo, mas ele ia aprender a se coordenar com os irmãos. Pedro, porém, ao ouvir isso e vendo que João também seguia a Jesus, perguntou-Lhe: “E quanto a este?” (v. 21). Percebe-se aqui a vida natural de Pedro se manifestando novamente. É como se ele perguntasse: “Por que só eu tenho de sofrer? E João?”. O Senhor lhe respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22).
Foi assim que se tornou corrente entre os irmãos que o Senhor Jesus havia dito que João não morreria. Mas o próprio João acrescentou uma nota dizendo: “Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”. João quis deixar claro que lhe era impossível viver até a volta do Senhor com aquele corpo carnal. Seguramente o Senhor se referia ao ministério entregue a João, de ajudar as igrejas e os santos com Espírito e com vida para que pudessem cumprir a economia de Deus e entrar na manifestação de Seu reino.


Ponto-chave: O crescimento da vida divina nos restringe.
Pergunta: O que o Senhor quis dizer quando respondeu a Pedro “Se eu quero que ele permaneça até eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (Jo 21: 22).?

Nenhum comentário: