quinta-feira, 11 de julho de 2013

ENCORAJADOS COM A EXPERIÊNCIA DE PEDRO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)

Leitura bíblica: Mt 16:21-23; 17:4-5; 26:33-35, 75; Gl 5:16, 25

Ler com oração: Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hb 10:35-36).

ENCORAJADOS COM A EXPERIÊNCIA DE PEDRO

O ministério de João em sua maturidade é o último do Novo Testamento, conforme afirmou o Senhor Jesus (Jo 21:21-23). Uma das características do apóstolo João é que ele sempre observava a experiência dos outros e usava o que tinha aprendido com outros irmãos para desempenhar seu ministério. Durante o tempo em que seguiu o Senhor Jesus com os demais discípulos, João aprendeu muitas lições ao observar as diversas situações pelas quais Pedro passou. Embora fosse Pedro quem passasse diretamente pelas situações de derrota e de vitória, João também tomou aquelas lições para si. De igual modo, nós podemos aprender lições espirituais com a experiência de Pedro, ao nos aprofundar naquilo que a Palavra registra a seu respeito.
A Bíblia registra que o ego, a vida da alma, de Pedro se manifestava frequentemente, na forma de opiniões (Mt 16:21-23; 17:4-5; 26:33-35, 75). Quando isso ocorria, o Senhor procurava lhe mostrar a necessidade de negar a si mesmo, abrindo mão da velha natureza. Nessas ocasiões, Pedro passou tanto por experiências de derrota como de vitória. Nesse aspecto, somos exatamente como ele, por isso podemos nos identificar com suas experiências, pois igualmente manifestamos a vida da alma em diversas circunstâncias, mas, pela misericórdia do Senhor, somos iluminados por Ele e ajudados a nos arrepender.
Antes, pensávamos que a maneira mais eficiente para nos libertar da vida da alma era passar por sofrimentos exteriores, como provações e tribulações. Por exemplo, ao contrair enfermidades, muitos cristãos passam a buscar o Senhor de maneira mais intensa, orando a Ele e se arrependendo de viver de maneira independente, não valorizando as oportunidades dadas por Ele para buscá-Lo. Porém frequentemente ocorre que, após a cura, se esquecem de buscar o Senhor e voltam a dar espaço ao ego e suas opiniões. Quando são acometidos por outro problema, retornam a buscar o Senhor de todo o coração, mas, ao ver a solução da situação, novamente se deixam governar pela velha natureza. Isso mostra que, de fato, a causa principal do nosso sofrimento é a manifestação do ego, da nossa velha natureza. Portanto o sofrimento exterior não é suficiente para produzir em nós, pessoas submissas à vontade de Deus.
Por outro lado, quando seguimos o Espírito e nos submetemos a Ele, somos transformados, e a vontade do Senhor pode ser feita por nosso intermédio (Gl 5:16, 25). Durante o período em que esteve aprisionado, João aprendeu a viver no espírito (Ap 1:9-10) e ser governado por Ele. Dessa maneira, ele foi transformado, por isso Deus pôde usá-lo para desempenhar o ministério de Espírito e vida. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos conduza a negar a vida da alma, a fim de que possamos fazer a Sua vontade.


Ponto-chave: Negar a vida da alma para fazer a vontade de Deus.
Pergunta: Por que podemos nos identificar com a experiência de Pedro?

Nenhum comentário: