sexta-feira, 14 de junho de 2013

UM RESUMO DE APOCALIPSE 12

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 5 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 13: A mulher universal (Ap 12:1-2)
Leitura bíblica: Ap 12
Ler com oração: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus (Ap 12:10).

UM RESUMO DE APOCALIPSE 12

A visão que João teve em Apocalipse 12 retrata o desfecho desta era. Nessa visão vemos a mulher universal, que simboliza todos os filhos de Deus em todas as eras, grávida e a ponto de dar a luz. Vemos também um dragão, que simboliza Satanás, aguardando o nascimento do filho para devorá-lo, e ainda a fuga da mulher para o deserto, depois de receber as duas asas da grande águia.
Apocalipse 13:1 diz: “Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia”. Os dez chifres representam os dez principais países que o anticristo usará para pelejar contra os filhos de Deus, países esses que estarão principalmente na região do mar Mediterrâneo. Essa perseguição se dará depois que o filho varão, isto é, os vencedores, forem arrebatados.
Quando o filho nasceu, não era um bebê, mas um varão, um filho maduro (huios em grego, como em Romanos 8:14) que, ao nascer, foi arrebatado até o trono de Deus (Ap 12:5). O dragão, então, que é Satanás, irá perseguir a mulher, o restante dos filhos de Deus que estiverem vivos. A mulher ganhará as duas asas da grande águia e voará para o deserto, que talvez seja a América do Sul, por ser distante da região do Mediterrâneo, onde acontecerão os piores eventos da grande tribulação.
O arrebatamento do filho varão será o arrebatamento da parte mais forte da mulher, isto é, os vencedores. Esse será o primeiro arrebatamento, e esses vencedores, como as primícias dos vencedores, serão levados diretamente ao trono de Deus (v. 5). O arrebatamento do filho varão desencadeará uma peleja no céu: “Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (v. 7), que hoje vivem nos ares, mas eles não prevalecerão; pelo contrário, serão derrotados e expulsos do céu e lançados à terra (vs. 8-9).
Uma vez que foi derrotado e expulso do céu, Satanás vai ficar irado e perseguirá a mulher, isto é, desencadeará grande perseguição aos cristãos e judeus. Esse será o início da grande tribulação, os últimos três anos e meio desta era. Por um lado, essa será a maior perseguição que os filhos de Deus enfrentarão; por outro, Deus dará à mulher as duas asas da grande águia para ela voar “até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (v. 14). Isso mostra que o Senhor sempre cuida dos Seus. Ainda que não tenham sido vencedores no dia a dia contra a serpente e não sejam arrebatados antes da grande tribulação, Ele não os abandonará, mas terá preparado um lugar para que se refugiem nesse tempo de angústia e perseguição.


Ponto-chave: Ser vencedor hoje para ser arrebatado até a presença de Deus.
Pergunta: Quais são os principais itens revelados na visão de Apocalipse 12?





Nenhum comentário: