sexta-feira, 31 de maio de 2013

A REAL NECESSIDADE DE NEGAR A VIDA DA ALMA

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica: Jo 1:12-13; Ef 4:14; Fp 2:14; Cl 3:17; 1 Tm 1:3-7

Ler com oração:  Despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tg 1:21).

A REAL NECESSIDADE DE NEGAR A VIDA DA ALMA

Quando o Senhor nos regenerou, recebemos uma nova vida, a vida de Deus (Jo 1:12-13). Essa vida não nos foi concedida para ficar estagnada, mas para crescer e cumprir o propósito de Deus. Para que esse crescimento ocorra, é necessário negarmos a vida da alma, isto é, a vida que herdamos de Adão (Tg 1:21; 1 Pe 2:1-2).
Na teoria, muitos de nós já sabem o que precisam fazer para negar a vida da alma. É como um copo cheio que precisa ser esvaziado para que outro conteúdo lhe seja acrescentado. Noutras palavras, devemos abrir mão de nossa vida da alma para que a vida divina possa nos preencher. Na prática, porém, todos nós precisamos vivenciar essa palavra de maneira mais eficiente. Em nosso dia a dia, devemos viver mais pela vida de Deus do que pela nossa vida natural.
Mesmo quando somos bons cristãos, podemos estar deixando de negar a vida da alma. Não sejamos enganados. Quando pregamos o evangelho, não devemos pregar a nós mesmos para as pessoas com quem falamos. Ainda que sejamos eloquentes ou agradáveis com as pessoas a quem transmitimos a Palavra de Deus, devemos ter o cuidado de não manifestar nosso ego. Por isso precisamos andar no espírito, invocando constantemente o nome do Senhor. Ao invocar Seu nome, nosso ego é restringido, e o Senhor pode nos governar.
Podemos ser avaliados sobre o quanto estamos negando a vida da alma verificando se servimos a Deus no espírito ou em nós mesmos (Cl 3:17; Fp 2:14). Por exemplo, se os irmãos da igreja necessitam que os sirvamos mas nós não nos apresentamos, é porque ainda vivemos pela vida natural. Quando nosso serviço é inconstante, isso também é inadequado, pois mostra que não tem origem no espírito, mas em nossa “disposição natural”, pois, quando é segundo minha opinião, eu sirvo, quando não é, não faço nada.
Outra característica de quem anda segundo a vida da alma é gostar de ouvir o que dá coceira nos ouvidos (2 Tm 4:3). Cuidado! Não sejamos enganados pela loquacidade frívola, por discursos inúteis com que muitos tentam induzir ao erro (Ef 4:14; 1 Tm 1:5-7), mas permaneçamos com a mente sóbria, colocada sob o controle do espírito, a fim de nos alimentar das palavras de vida que podem nos dar crescimento e promover a Fé.
A vida da igreja é, essencialmente, a prática de Mateus 16:24, porque nela temos um ambiente para tomar a cruz dia a dia e seguir o Senhor. Isso significa que, todas as vezes em que a vida da alma quiser se manifestar, devemos mortificá-la com a eficácia da cruz por meio do Espírito (Rm 8:13). Dessa maneira, podemos fazer a vontade do Senhor e trazer o Seu reino.


Ponto-chave: Viver pela vida de Deus em nosso dia a dia.

Pergunta: Como podemos avaliar se estamos servindo a Deus no espírito ou em nós mesmos?


Nenhum comentário: