sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ao Deus desconhecido


Ao Deus desconhecido


"...porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio." (Atos 17:23

Este versículo relata o discurso do Apóstolo Paulo quando estava em Atenas. Ele começa o discurso falando sobre a religiosidade dos atenienses, pois naquela cidade era possível observar que existia vários Templos e altares que eram dedicados a vários "deuses". Vendo esta situação, Paulo ficou inquieto e começou a anunciar a salvação em Jesus Cristo.
O que me chama a atenção no versículo de hoje, é o fato do apóstolo Paulo usar uma situação que os atenienses já conheciam para que eles pudessem conhecer o Deus que Paulo pregava, o "Deus Verdadeiro".
Para entendermos o versículo é preciso entendermos um pouco da história... vou explicar: Muitos e muitos anos antes do apóstolo Paulo, a cidade de Atenas foi acometida por uma peste que estava matando milhares de pessoas, então nesta ocasião os líderes começaram a invocar os "deuses" e fazer-lhes oferendas e sacrifícios para que a peste parasse de fazer vítimas, pois milhares já haviam morrido. No entanto, após vários dias de sacrifícios aos "deuses", nada da peste acabar, pelo contrário, ela ia aumentando gradualmente. Quando todos já estavam dominados pelo pânico e pelo medo, alguém comenta que existia ainda um Deus que eles não haviam invocado e que talvez poderia aplacar a mortandade da peste. Então perguntaram como poderiam invocar este Deus? E foi dito que deveriam ir até Israel e lá deveriam trazer um sacerdote para que pudesse invocar o Deus daquele povo, e assim o fizeram... Quando o sacerdote chegou em Atenas, ofereceram-lhe um dos templos para que ele usasse o altar daqueles "deuses" para invocar o Deus de Israel, porém ele respondeu que não poderia fazer assim pois o seu Deus é santo. Então o sacerdote erigiu um altar de pedras e apresentou um sacrifício a Deus, e por misericórdia Deus fez com que mortandade, causada pela peste, parasse naquele mesmo momento, de forma que ninguém mais morreu pela peste. Assim os Atenienses ficaram espantados e glorificaram ao Deus que havia sido invocado naquele lugar, embora não o conhecessem. Após este episódio quiseram fazer um templo e um memorial ao Deus que havia livrado Atenas, e perguntaram ao sacerdote qual era a imagem de escultura que eles deveriam colocar sobre aquele altar para que eles pudessem lembrar sempre e adorar aquele Deus, porém o sacerdote respondeu que este era o Deus único e verdadeiro, criador do Céus e da terra, aquele que criou todas as coisas, e que não é representado por nenhuma imagem de escultura. Então, por não haver como representar o Deus verdadeiro através de uma imagem, colocaram uma placa no altar com o seguinte dizer: AO DEUS DESCONHECIDO.



Conclusão:
Paulo conhecia esta história e por isso ele faz menção deste altar, que havia sido erigido ao Deus 'desconhecido', mas que agora ele se revelou através de Jesus Cristo.
Talvez você também já ouviu falar deste Deus, já até viu milagres que Ele operou, mas o que o versículo de hoje nos desafia é conhecermos o Deus desconhecido para muitos. O Deus que se revela ao homem através de Jesus Cristo, Ele é o Senhor.
De desconhecido ele passa a ser amigo íntimo, criador, esposo, Pai.



 Versículos relacionados:
"O Deus que que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, que que necessitando de alguma coisa, porque ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas." (Atos 17:24 e 25)



Nenhum comentário: