A palavra hebraica para invocar significa gritar para, clamar a, isto é, gritar. A palavra grega para invocar significa invocar uma pessoa pelo nome, chamar uma pessoa pelo nome. Em outras palavras, chamar uma pessoa pelo nome audivelmente. Embora as orações possam ser silenciosas, o invocar deve ser audível.
O invocar o nome do Senhor começou na terceira geração da humanidade com Enos, o filho de Sete (Gn 4:26). Depois foi praticado por Abrão (Gn 12:8; 13:4; 21:33), Isaque (Gn 26:25), Moisés (Dt 4:7) e por muitos outros servos de Deus no Antigo Testamento (Jó 12:4; Sl 91:15; 1 Cr 4:10; Jz 16:28; 1 Sm 12:18; 2 Sm 22:4; Jn 1:6; 1 Rs 18:24; Lm 3:55; Jl 2:32; Sf 3:9; Zc 13:9).
No Novo Testamento, invocar o nome do Senhor foi praticado pelos crentes a partir do dia de Pentecostes (At 2:21; 7:59; 22:16; 1 Co 1:2; 12:3; 2 Tm 2:22). Saulo de Tarso, que tinha recebido autoridade dos principais sacerdotes para prender todo aquele que invocasse o nome do Senhor (At 9:14), ele mesmo foi batizado e teve seus pecados lavados invocando o nome do Senhor (At 22:13-16). Todos esses versículos indicam que os santos primitivos eram invocadores de Jesus. O invocar o nome do Senhor Jesus era um sinal, uma marca, de que eles eram cristãos.
No livro de Romanos, o apóstolo Paulo escreveu: "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Rm 10:12-13).
A palavra hebraica para invocar significa gritar para, clamar a, isto é, gritar. A palavra grega para invocar significa invocar uma pessoa pelo nome, chamar uma pessoa pelo nome. Em outras palavras, chamar uma pessoa pelo nome audivelmente. Embora as orações possam ser silenciosas, o invocar deve ser audível.
O invocar o nome do Senhor começou na terceira geração da humanidade com Enos, o filho de Sete (Gn 4:26). Depois foi praticado por Abrão (Gn 12:8; 13:4; 21:33), Isaque (Gn 26:25), Moisés (Dt 4:7) e por muitos outros servos de Deus no Antigo Testamento (Jó 12:4; Sl 91:15; 1 Cr 4:10; Jz 16:28; 1 Sm 12:18; 2 Sm 22:4; Jn 1:6; 1 Rs 18:24; Lm 3:55; Jl 2:32; Sf 3:9; Zc 13:9).
No Novo Testamento, invocar o nome do Senhor foi praticado pelos crentes a partir do dia de Pentecostes (At 2:21; 7:59; 22:16; 1 Co 1:2; 12:3; 2 Tm 2:22). Saulo de Tarso, que tinha recebido autoridade dos principais sacerdotes para prender todo aquele que invocasse o nome do Senhor (At 9:14), ele mesmo foi batizado e teve seus pecados lavados invocando o nome do Senhor (At 22:13-16). Todos esses versículos indicam que os santos primitivos eram invocadores de Jesus. O invocar o nome do Senhor Jesus era um sinal, uma marca, de que eles eram cristãos.
No livro de Romanos, o apóstolo Paulo escreveu: "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo" (Rm 10:12-13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário