sábado, 24 de novembro de 2012

O ministério do apóstolo Paulo


O ministério do apóstolo Paulo

Escrito por Dong Yu Lan
Alimento Diário
 - O ministério que seguimos e praticamos

Todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus(Mt 10:32)

At 9:1-2, 13-14; 22:16; 26:9; 1 Co 12:3

No início de seu ministério, Paulo conduzia as pessoas ao espírito por meio do invocar o nome do Senhor. Vejamos o que aconteceu com ele que, de um perseguidor implacável dos que invocavam o nome do Senhor, se tornou um dos maiores propagadores desse nome.

Quando Paulo perseguia os cristãos, pediu autorização ao sumo sacerdote para prender aqueles que fossem do Caminho (At 9:1-2). Quando estava se aproximando da cidade de Damasco, uma grande luz do céu brilhou ao redor dele, fazendo-o cegar e cair por terra. O Senhor apareceu a ele e lhe disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (v. 4). Então Saulo identificou que Aquele que lhe falava era o Senhor, embora não O reconhecesse.

Saulo acreditava que estava fazendo a vontade de Deus ao perseguir os que invocavam o nome de Jesus (26:9). Mas, quando o Senhor lhe respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (9:5), certamente Saulo ficou envergonhado de sua atitude. Ele não sabia que Jesus era o Senhor e o Cristo. Então ele se arrependeu, obedeceu ao falar do Senhor e permaneceu em Damasco jejuando e orando até que o Senhor enviou Ananias para batizá-lo.

Ananias temia encontrar-se com Saulo, por causa de sua fama de perseguidor (9:13-14). Mas o Senhor lhe disse: “Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (vs.15-16). Assim que o encontrou, após transmitir-lhe as palavras do Senhor, Ananias o exortou a receber o batismo e lavar seus pecados, invocando o nome do Senhor (22:16).

Em Atos 26:16-18, o próprio Senhor fala a Paulo: “Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.

Aleluia! Vemos que o Senhor chamou a Saulo e lhe transferiu o ministério de ajudar as pessoas a invocar o nome do Senhor; dessa maneira, aonde quer que fosse, ele pregava o evangelho, levando as pessoas ao Espírito, ajudando-as a confessar e invocar o nome do Senhor (1 Co 1:2; 12:3). Mesmo em sua repreensão aos gálatas, vemos mais uma vez que sua preocupação era que os irmãos permanecessem no Espírito: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gl 3:3).

Começamos invocando e precisamos continuar invocando o nome do Senhor para permanecermos no Espírito!

    * Levar as pessoas ao Espírito, ensinando-as a Invocar o Senhor.  Ó SENHOR JESUS!

Nenhum comentário: